17/11/2020 06h30
Foto: Divulgação
Incentivo à doação de órgãos
A família do apresentador Gugu Liberato lançará na próxima quinta-feira (19) a campanha ‘Gugu Vive’, uma forma de incentivo à doação de órgãos. A data é próxima ao dia em que completará um ano da morte do apresentador, que faleceu após sofrer um acidente em sua casa.
O evento em homenagem a Gugu contará com a presença dos familiares, entre eles dona Maria do Céu Liberato, mãe de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia Liberato, filhos do apresentador com Rose Miriam, e do Dr. José Huygens Parente Garcia, presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
Após a morte, o comunicador passou por uma cirurgia que durou seis horas na qual foram retirados os órgãos para a doação. Segundo a família de Gugu, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas pela doação dos órgãos.
Lixo após a votação
A empresa municipal Limpurb recolheu 150,62 toneladas de lixo após a votação nas eleições municipais do domingo (15). O volume é 20,5% maior do que o registrado no mesmo pleito, em 2016 – aproximadamente 125 toneladas. Segundo a Limpurb, a retirada deste lixo foi realizada por 2.258 agentes. Além disso, foram disponibilizados 69 equipamentos como caminhões, compactadores e caçambas.
Feira da Fraternidade
A tradicional Feira da Fraternidade, que visa arrecadar fundos para a manutenção dos projetos e obras sociais da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Salvador, ganha formato virtual neste ano.
Em sua 39ª edição, o evento conta com um cardápio online, onde o público tem acesso às opções culinárias disponíveis e pode realizar o seu pedido e agendar o horário de retirada nos balcões instalados na lateral da Igreja da Vitória. Os destaques ficam por conta da Paella, Bacalhau À Bras, o tradicional Bolo da Vitória, Pastel de Belém e mais.
Abstenção no primeiro turno das eleições
O índice de abstenção no primeiro turno das eleições municipais, realizadas no domingo (15), foi de 23,14%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. O resultado supera os registrados nas eleições municipais de 2016 e 2012, que foram de 17,58% e 16,41%, respectivamente.
Já no que diz respeito a votos brancos, foram aproximadamente 3,9 milhões registrados, além de aproximadamente 7 milhões de votos nulos. Lembrando que o eleitor que se absteve e não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo turno, que acontece no dia 29 de novembro.
Cursos técnicos do Senai Bahia
Estão abertas as inscrições do processo seletivo 2021.1 para os cursos técnicos do Senai Bahia. São oferecidas 6.460 vagas para cursos presenciais e semipresenciais. Deste total, 735 vagas são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, conforme regulamento próprio.
São oferecidas 580 bolsas de estudo para os cursos presenciais e outras 155 para os cursos semipresenciais. As bolsas são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 e que declararem baixa renda. Estes candidatos têm até 09 de dezembro para fazer a inscrição.
Há vagas em 14 municípios, incluindo Jacobina e Jequié que iniciam a oferta de cursos técnicos. Os cursos também são oferecidos nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Unidades: CIMATEC e Dendezeiros), Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
O edital com a lista completa de cursos, vagas disponíveis, valores das mensalidades para cada município e descontos, dentre outras informações, estão disponíveis no site www.tecnicosenai.com.br.
Aposentados e pensionistas da Bahia
O recadastramento para aposentados e pensionistas do Estado da Bahia foi prorrogado até dezembro. A medida temporária tem o objetivo de evitar a transmissão da Covid-19 na Bahia.
A Superintendência de Previdência (Suprev)/Secretaria da Administração (Saeb), que realiza a revisão dos benefícios, ressaltou que não deixarão de ser pagos valores a quem esteja com o recadastramento 2020 pendente.
Mais informações podem ser obtidas pelo call center da Suprev, por meio dos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo) ou (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular) ou ainda no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).
Semana de Inovação 2020
Começou a Semana de Inovação 2020, evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério da Economia, que visa promover debates e trocas de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias para melhorar o serviço público.
A maratona de atividades vai até o dia 19. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento. Os debates e oficinas serão realizados de forma virtual em função da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a organização, as atividades terão mais de 400 palestrantes. A expectativa é que 20 mil pessoas de 100 instituições participem em um total esperado de mais de 200 horas de programação nas diferentes formas de atividade.
Na lista de temas estão governo aberto, medidas para o mundo pós-covid-19, estratégia digital, imaginações conectadas, inteligência artificial, design thinking, portais do governo federal, blockchain, robótica, futuro do trabalho.
Também estão na programação oficinas e debates sobre educação a distância, educação 4.0, experiência em serviços públicos digitais, cidades criativas, diversidade no serviço público, dados pessoais, startups e políticas públicas, serviços em nuvem no serviço público, realidade virtual e experiência do usuário.
Os testes do Brace Trial Brasil
A Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, começou os testes do Brace Trial Brasil, um estudo com o uso da vacina BCG que tem como objetivo reduzir o impacto da covid-19 em profissionais de saúde.
O projeto é liderado mundialmente pelo pesquisador australiano Nigel Curtis, do Murdoch Children’s Research Institute, e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates. Com o início dos testes, o Brasil se junta à Austrália, Espanha, Reino Unido e Holanda.
Antes de começarem a fazer parte do estudo, os voluntários fazem testes de PCR para verificar se não têm covid no momento da aplicação. Os participantes terão amostras de sangue colhidas para estudos de marcadores imunológicos e serão acompanhados durante um ano. As inscrições para ser voluntário podem ser realizadas através da página da Fiocruz.