08/12/2020 06h31
Elevador Lacerda completa 147 anos de história
Nesta terça-feira (08), o Elevador Lacerda, primeiro que serviu de transporte público no mundo, completa 147 anos de história. Idealizado pelo engenheiro Antônio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto, a obra começou em 1869 e foi concluída em 8 de dezembro de 1873.
O cartão-postal de Salvador já foi considerado o mais alto elevador urbano do mundo. Seu nome – em homenagem ao idealizador – foi adotado em 1896. De acordo com a Coordenação de Equipamentos Urbanos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), anualmente 5,4 milhões de passageiros utilizam o equipamento que liga as praças Tomé de Souza, na Cidade Alta, e Cairu, na Cidade Baixa.
Atualmente, o equipamento funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados das 8h às 22h. Já aos domingos abre das 8h às 15h. Em 2013, no início da gestão funcionava apenas uma cabine.
Covid-19: Novas medidas restritivas em Salvador
Após o aumento expressivo do número de casos confirmados da doença em Salvador e aumento da demanda por internação, o prefeito ACM Neto novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. A “Live da Virada”, evento que tradicionalmente marca o ano novo na capital baiana, foi suspensa. O evento teria a presença de Ivete Sangalo no forte de São Marcelo. O prefeito também decidiu que a orla da Barra será completamente interditada no dia 31. Porém, o gestor garantiu que haverá queima de fogos, embora não sejam divulgados os locais, “para evitar aglomerações”.
Bares e restaurantes deverão fechar de sexta à domingo a partir das 17 horas nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã durante 15 dias. Cinemas e teatros também terão atividades suspensas por 15 dias.
Na capital baiana 40 leitos de UTI dedicados a pacientes com Covid-19 serão reabertos até o dia 20 de dezembro. O Hospital Municipal contará com 10 leitos reabertos, o Hospital Salvador com 10 e o Hospital Sagrada Família com 20.
Vozes do Silêncio
A campanha ‘Vozes do Silêncio’, protagonizada pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, foi a representante do Brasil no festival El Ojo de IberoAmérica, o maior de criatividade da América Latina.
O clipe, que traz o baiano como maestro de um coral com 32 pessoas que representam o número de pessoas que se suicidam diariamente no Brasil, ganhou os troféus de ouro e bronze nas categorias Mujeres Realizadoras e PR + Influencer, respectivamente.
Desenvolvida pela TracyLocke, a campanha que tem iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida) e apoio da Libs, e incentiva o diálogo em torno do tema, além de mostrar no vídeo que o silêncio pode ser um gatilho para quem está sofrendo.
Programa Petrobras Jovem Aprendiz
A Petrobras está com inscrições abertas, até 12 de dezembro, para 236 vagas de Jovem Aprendiz https://jobs.kenoby.com/ppja, nos municípios de Pilar (AL), São Miguel (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Ipojuca (PE), Mossoró (RN), Natal (RN), Paulínia (SP), Santos (SP), Aracaju (SE), Japaratuba (SE) e Laranjeiras (SE).
Realizado com base na Lei 10.097, o programa tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes são nas áreas de logística, mecânica, eletromecânica, eletrotécnica, tecnologia da informação e comunicação, segurança do trabalho e assistente administrativo.
Os aprovados no processo de recrutamento e seleção receberão aulas de capacitação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e desenvolverão atividades de prática profissional nessa entidade formadora, cumprindo jornada de trabalho de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira. A interação com a Petrobras se dará por meio de visitas técnicas, quando os jovens participantes do programa poderão conhecer as atividades da companhia.
O registro do contrato especial de aprendizagem na Carteira de Trabalho e Previdência Social dos jovens será realizado diretamente pela Petrobras e os aprendizes terão direito a salário-mínimo nacional, 13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional. Este ciclo do programa terá duração de 18 meses.
Afogamento na orla
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou, somente no último fim de semana, 25 ocorrências de afogamento na orla da capital. Com a liberação das praias para o banho de mar, a Prefeitura alerta para as mais perigosas e que têm maior quantidade de ocorrências: Piatã, Jaguaribe, Jardim de Alah, Stella Maris e Flamengo. De acordo com a Coordenadoria, a falta de atenção para a sinalização do mar e a negligência são alguns dos fatores apontados como causadores dos acidentes.
A mudança de estações, saindo da primavera para o verão, é um fator que deve ser levado em consideração pelos banhistas. A troca de estações gera correntes muito fortes na região atlântica da orla e, que não conseguem ser notadas a olho nu pelos frequentadores das praias. A recomendação para famílias com crianças e idosos é a praia de Itapuã, devido à proteção dos arrecifes.
Clarice Lispector
Contista, cronista, jornalista e considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira - com sua escrita introspectiva e reflexiva, variando entre a poesia e a prosa, Clarice Lispector completaria 100 anos no próximo dia 10. Para marcar seu centenário, o Instituto Moreira Salles (IMS) lança um site bilíngue - em português e inglês -, que entra no ar exatamente no dia 10 de dezembro.
O site apresentará fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, muitos deles parte do acervo de Clarice e que o IMS tem sob sua guarda desde 2004.
Entre os itens do acervo, digitalizados e transcritos, que serão apresentados no site, estão cadernos da escritora, pouco conhecidos ou inéditos, que acabam de chegar à coleção do IMS, e dezenas de cartas enviadas por Clarice ao longo de sua vida para suas irmãs ou para personalidades como os escritores Erico Verissimo e Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas. Está disponível também uma série de manuscritos, de obras como A hora da estrela e Um Sopro de Vida.
Pirataria é crime! Todos (as) contra a pirataria
A Loja Planeta Olodum e a rede Cores da Bahia lançaram uma campanha importante de conscientização contra a pirataria. Os produtos oficiais, marca dos Blocos, artistas e de parceiros como Olodum, são confeccionados com qualidade para os clientes a nível nacional e internacional.
Neste mês de dezembro, os produtos que são comercializados nas Lojas Oficiais, na loja virtual planetaolodum.com.br, no mercadoafro.com e Bazar dos Artistas, contarão com novos kits de produtos com preços acessíveis especiais para revendedores autônomos e credenciados com o selo de qualidade e de produto oficial.
O objetivo desta iniciativa, além de impulsionar a venda de produtos oficiais dos artistas e de blocos especialmente os de matriz africana, é fortalecer ainda mais a campanha de combate aos ilegais e contribuir para os projetos sociais e ações solidárias, já que as compras são revertidas para os mesmos. Os idealizadores pretendem ajudar no processo de recuperação da economia criativa do estado.
Vítimas de violência no ambiente de trabalho
Levantamento produzido pelo Instituto Patrícia Galvão revela que 76% das mulheres já foram vítimas de violência no ambiente de trabalho. Quatro em cada dez foram alvo de xingamentos, insinuações sexuais ou receberam convites de colegas homens para sair. A mesma proporção aplica-se a casos em que as trabalhadoras tiveram seu trabalho supervisionado excessivamente. Uma parcela significativa delas também vivencia situações de depreciação das funções que exercem, tendo suas observações desconsideradas (37%), ganhando um salário menor do que colegas homens com o mesmo cargo (34%), recebendo críticas constantes sobre o esforço com que exercem as atividades (29%).
Colegas homens também são responsáveis por constranger as mulheres de outras formas, como elogiar de forma constrangedora (36%). A tentativa de se exercer poder sobre as mulheres se deu através de outras formas, como ameaças verbais (23%) e a discriminação por conta da aparência física ou idade das trabalhadoras (22%).
Um dos comportamentos mais graves que atingem as trabalhadoras é a agressão sexual, categoria do estudo que engloba tanto os casos de assédio sexual como estupro. Esse tipo de episódio, que configura crime, atinge 12% das mulheres entrevistadas pelo instituto. Além disso, 4% foram vítimas de agressões físicas no ambiente de trabalho.
Embora as estatísticas preocupem têm deixado de adotar procedimentos mais rigorosos. Em apenas 34% dos casos denunciados aos gestores, a empresa ouviu o relato da vítima e puniu o agressor. Em 12%, a empresa sequer ouviu a vítima.
O estudo destaca, ainda, que, em apenas 28% dos casos relatados, a vítima soube que o agressor sofreu alguma consequência. Em 39% dos episódios, a vítima ficou sem informações sobre as medidas tomadas para penalizar o agressor e em 36% nenhuma sanção foi aplicada.