11/12/2020 06h33
11 de dezembro - Dia das Apaes
Em referência a fundação da primeira unidade da entidade no país, nesta sexta-feira (11) é celebrado o Dia das Apaes, que atuam na promoção de assistência social, saúde e educação. Criada há 52 anos, a Apae Salvador é responsável pelo atendimento direto de 340 mil pessoas no estado da Bahia.
Para ajudar na manutenção das atividades da instituição, a população pode contribuir por meio de doação de notas fiscais. Para isso, é necessário se cadastrar no site da Nota Premiada Bahia, onde o contribuinte escolherá a instituição a ser beneficiada e, toda vez que efetuar uma compra, deve exigir a inclusão do CPF na nota fiscal eletrônica. Outra maneira de apoiar é por meio de destinação do imposto de renda via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
É possível realizar doação em dinheiro através de depósito ou transferência bancária: CNPJ: 15.233.505/0001-73
Caixa Econômica - Agência: 1018, Conta Corrente: 807-4; Banco do Brasil - Agência: 2967-X, Conta Corrente: 115.105-3; Bradesco - Agência: 3673, Conta Corrente: 880-0.
A quinta edição do projeto Agro pelo Brasil
Acontece nesta sexta (11) e sábado (12), a 5ª. edição do projeto Agro Brasil. Nesses dois dias, a iniciativa do Sistema CNA/Senar vai abordar temas como a produção de aves e suínos, agricultura de precisão, controle de pragas, cultivo de cacau, além de mostrar experiências de sucesso no campo, atrações culturais e gastronomia.
A transmissão ocorrerá de forma virtual e totalmente gratuita, pelo portal agropelobrasil.com.br. Os participantes terão acesso a certificado mediante cadastro prévio no site. Para receber o certificado basta estar logado no portal e assistir a pelo menos 70% da programação, ao vivo, durante os dois dias do evento.
A programação terá debates, reportagens e links ao vivo diretamente do estúdio em Brasília em conexão com mais quatro cidades: Goiânia (GO), Rio Verde (GO), Salvador (BA) e Gandu (BA). Durante os dois dias, o público poderá participar enviando vídeos, áudios ou textos pelo WhatsApp (61) 99884-1499.
Protocolo do Feminicídio
O governo da Bahia lançou nesta quinta-feira (10) o Protocolo do Feminicídio, documento com quase 200 páginas que traz orientações, diretrizes e linhas de atuação para melhorar todo o processo judicial e de investigação desse tipo de crime. O protocolo foi elaborado ao longo de um ano por um grupo de trabalho interinstitucional (GTI), coordenado pela SPM-BA.
O Protocolo do Feminicídio padroniza os diversos procedimentos entre os vários órgãos responsáveis pela investigação e aplicação da justiça nos casos de mortes violentas de mulheres motivadas por razões de gênero. O documento tem como base o modelo latino-americano para investigação do feminicídio elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUHDH) em colaboração com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).
Instituto de Estudos Avançados do Senai Cimatec
Integrante do sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o Senai Cimatec inaugura nesta sexta-feira (11) o Instituto de Estudos Avançados. A unidade desenvolverá atividades em temas como de Nanociência e Nanotecnologia. Esta área do novo instituto terá à frente o professor Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp, que participará da inauguração de maneira remota.
A inauguração do instituto terá as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Adélia Pinheiro; do presidente da Fieb, Ricardo Alban; e do diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonsk.
Segundo o Senai Cimatec, o instituto é um passo para a criação de uma universidade. Atualmente, o centro tem cursos de Engenharia, além de especializações, mestrados e doutorados. Em 2020, foi lançado o curso de Arquitetura e Urbanismo.
Duas baianas na Escola do Teatro Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil forma sua 13ª turma, em um evento on-line e ao vivo, que acontece desta sexta a domingo (dias 11, 12 e 13). No total, 22 alunos se tornam bailarinos profissionais e iniciam uma nova fase, em busca de oportunidade no mercado de trabalho. Duas formandas vieram da Bahia, Maria Eduarda Queiroz de Valença e Karla Chagas, de Vitória da Conquista. Ainda pequenas, elas deixaram suas cidades em busca deste sonho, e agora estão prestes a celebrar essa grande conquista.
As apresentações acontecem às 19h, com transmissão ao vivo e aberta ao público, pelo canal do YouTube ‘Escola Bolshoi Brasil’. Já a colação de grau acontece no dia 13, às 10h30, em transmissão exclusiva para convidados via plataforma Zoom.
Os formandos são oriundos de 12 estados brasileiros: BA, MS, RJ, PA, PE, PB, PI, RS, RN, SC, SE, SP e da Argentina, e isso realça o compromisso da Escola Bolshoi de formar artistas-cidadãos, fomentar a arte e a dança pelo Brasil e exterior e desenvolver agentes culturais que contribuam com o cenário no país.
Grupo LemosPassos
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), administradora do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro (BA), firmou pareceria com a quarta maior fabricante de refeições coletivas do país, o Grupo LemosPassos, vencedora do procedimento licitatório, para o fornecimento de refeições a pacientes, acompanhantes, corpo clínico e colaboradores. Especializada em alimentação coletiva, a LemosPassos tem larga experiência no atendimento a hospitais na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco.
A estimativa é de que sejam fornecidas aproximadamente 30.000 refeições, por mês, distribuídas em café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia, e o atendimento teve início nesta quinta-feira, dia 10.
Localizado a 720 Km da capital, o HRDLEM está apto para atendimento de média e alta complexidades, com serviços de diagnose e terapia, ambulatório eletivo de especialidades e de urgência, internação e serviço de apoio assistencial.
Feira Baiana da Agricultura Familiar traz cachaça premiada
A Cachaça Abaíra é um dos mais de 600 produtos que estão sendo comercializados na loja virtual da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo (13), pelo site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br.
A bebida ganhou medalha de ouro com a Cachaça Abaíra Prata e medalha de prata, na categoria Madeiras Estrangeiras, com a Cachaça Abaíra envelhecida em Carvalho Francês, no mais importante Concurso Nacional de Cachaça, Bebidas Mistas e Outros Destilados, a Expocachaça, realizada em Belo Horizonte, neste mês de dezembro.
Produzida pela Cooperativa dos Produtores de Cana e seus derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama), a cachaça possui registro de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.
Prêmio Brasil Artesanal 2020 Charcutaria
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou o resultado do prêmio Brasil Artesanal 2020 Charcutaria - edição Salumeria, e premiou os cinco finalistas em cerimônia virtual.
O prêmio é uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, que oferece soluções e alternativas para pequenos e médios produtores rurais agregarem valor aos seus produtos.
Os vencedores são: o 1º. lugar foi a charcutaria gaúcha Zampa Grigia, de Carlos Barbosa (RS), do produtor Bruno Gedoz, que levou o prêmio de R$ 3 mil mais o certificado; 2º. - a Novo Imigrante Charcutaria, do município de Venda Nova do Imigrante (ES), da produtora Maria Aparecida Lopes; 3º. - Embutidos Araldi, do produtor Olivar Araldi, de Sarandi, também do Rio Grande do Sul; 4º. - a Charcutaria da Serra, de Jaboticatubas (MG); e 5º. - a Charcutaria Caravaggio, de Catanduvas, no Paraná.