13/12/2020 06h33
Foto: Divulgação
Dia Nacional do Forró
Para festejar o Dia Nacional do Forró, comemorado neste domingo (13), a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária traz a live do forrozeiro Adelmario Coelho, que poderá ser conferida no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br, com transmissão ao vivo no canal SDRBahia, no Youtube, às 19h. O evento já contou com a participação de artistas baianos como Del Feliz, Margareth Menezes e Daniel Vieira.
A live encerra com chave de ouro o último dia da maior feira da agricultura familiar do país, que esse ano é 100% online e gratuita.
Toque de recolher na França
Com o objetivo de conter o avanço da covid-19 no país, um toque de recolher será aplicado na França a partir do dia 15 de dezembro. A medida restringe a circulação das pessoas no horário de 20h às 6h, exceto na véspera de Natal. Além disso, bares, restaurantes, museus e teatros permanecem fechados. A França registra, atualmente, mais de 2.300.000 casos confirmados e 59.940 óbitos em decorrência da doença.
Monumentos públicos de Salvador
A prefeitura de Salvador vai recuperar sete monumentos públicos da cidade. Contratado por meio de ilegibilidade de licitação, o restaurador José Dirson Argolo será o responsável pela realização dos serviços. Serão restaurados monumentos como as hermas (bustos) à João de Deus do Nascimento, à Manoel Faustino dos Santos Lira, à Lucas Dantas do Amorim Torres à Luís Gonzaga das Virgens e Veiga (todas elas na Praça da Piedade); e a herma à Luidwik Lejzer Zamenhof (São Bento).
Além disto, também sofrerão intervenções de restauro da estátua de Gregório de Mattos (em frente ao Teatro Gregório de Mattos) e a tela, em tecido de linho e pintado a óleo, retratando a cidade do Salvador (para figurar na sede da Fundação Gregório de Mattos). O investimento total do conjunto de restaurações é de cerca de R$ 39 mil.
Eventos astronômicos
O céu ainda guarda surpresas para 2020. Pelo menos três eventos astronômicos vão marcar, com chave de ouro, o final deste ano. A começar, neste dia 13, com o ápice da chuva de meteoros chamada de Geminídeas. O fenômeno ocorre quando fragmentos de rochas entram na atmosfera do planeta Terra em alta velocidade e são incinerados.
O rastro de luz é também chamado popularmente de ''estrelas cadentes'' e segundo Schappo, esta chuva de meteoros de dezembro é uma das mais esperadas pelo espetáculo visual.
No dia 14 é a vez de um eclipse solar, alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra. Em países como Argentina e Chile o eclipse será total, mas aqui no Brasil ele será observado de forma parcial. No Sul do país, o encobrimento ficará entre 40% e 60%. Enquanto, no Distrito Federal será de menos de 10%.
E por fim, e tão aguardado, um encontro de gigantes do nosso sistema solar com auge no dia 21 de dezembro. É a chamada grande conjunção de Júpiter e Saturno. O alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno com a Terra é considerado relativamente raro por que ocorre a cada 20 anos, mas desta vez, é ainda mais. Isso porque tamanha proximidade entre os planetas não era vista há séculos.
Salão Imobiliário foi prorrogado
O Salão Imobiliário foi prorrogado pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA) até o dia 9 de janeiro. Este ano, pela primeira vez, o evento tem edição completamente digital. Os produtos e as ofertas podem ser encontrados através do endereço: www.salaoimobiliariodabahia.com.br.
Segundo a Ademi-BA, o desempenho do mercado motivou o prolongamento da campanha promocional. De acordo com a pesquisa imobiliária da entidade, Salvador registrou um aumento de vendas de 16% entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Na região metropolitana, o aumento foi de 52%.
No Salão Imobiliário, estão postas à venda mais de 4.000 unidades de 27 empreendimentos, em bairros de Salvador e também em cidades do interior. A expectativa da associação é de movimentar mais de R$95 milhões.
Destinos preferidos de turistas estrangeiros
Apesar da segunda onda de contaminação do novo coronavírus que tem elevado o volume de diagnósticos, a Bahia, Salvador e Porto Seguro estão entre os destinos preferidos de turistas estrangeiros que querem conhecer o Brasil no início de 2021. A capital baiana é a quinta cidade brasileira mais procurada, enquanto Porto Seguro ocupa a oitava posição.
Os dados são da empresa de viagens Decolar, que atua em 20 países da América. O estudo leva em consideração a venda de pacotes de viagem realizada pelas plataformas digitais da empresa com check-in até 21 de janeiro de 2021. Apesar do ranking, o número absoluto de pacotes e viagens previstos não foi divulgado.
De acordo com informações da Secretaria de Turismo do estado, o resultado é melhor do que o observado na pesquisa referente a 2020. Naquele levantamento, Salvador ocupava a oitava posição e Porto Seguro não aparecia.
Entre os estrangeiros que mais querem vir para o Brasil, argentinos ocupam a liderança do ranking pelo segundo ano consecutivo. Em seguida, aparecem chilenos, estadunidenses, peruanos, colombianos, uruguaios e mexicanos. Há ainda turistas do Equador, Costa Rica e Panamá.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020
Termina neste domingo (13) a edição presencial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, que tem como tema Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira.
Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a SNCT conta com estandes das secretarias do ministério, unidades vinculadas e parceiros. Estão sendo realizadas palestras sobre a Inteligência Artificial (IA) em diferentes setores do país.
No espaço do MCTI no pavilhão, os visitantes poderão acompanhar, por exemplo, o trabalho de pesquisadores e instituições que compõem a RedeVírus MCTI e atuam no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A rede reúne especialistas, representantes de governo, agências de fomento do ministério, centros de pesquisa e universidades.