Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/12/2020 06h31

Foto: Divulgação

Prêmio Tabuleiro da Baiana

Para homenagear e reconhecer a baiana de acarajé, patrimônio cultural imaterial da Bahia, o aplicativo Tabuleiro da Baiana criou o Prêmio Tabuleiro da Baiana, em parceria com o Senac e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam). Em sua 1ª edição, que acontece neste sábado (19), o prêmio vai escolher as melhores em três categorias: o Melhor Acarajé, Melhor Abará e o Melhor Tabuleiro.

Cerca de 55 baianas estão participando da disputa. A premiação é uma iniciativa da startup baiana FoodTec, criadora do aplicativo Tabuleiro da Bahia, desenvolvido durante a pandemia da covid-19, como uma forma de fomentar o serviço de delivery e criar um guia online que permite ao usuário localizar as baianas mais próximas dele por geolocalização.

A Foodtec é uma startup que cria soluções de tecnologia para o setor food service e entregou o aplicativo para as baianas para que elas pudessem disponibilizar seus produtos para seus clientes por meio do delivery. O prêmio Tabuleiro da Baiana conta ainda com o apoio do Governo da Bahia através da Secretaria de Turismo e da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Live Especial pela Paz

Estrelas da música brasileira, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown participam neste sábado (19), a partir das 19h30, da Live Especial pela Paz, promovida pelo humanista e líder espírita Divaldo Franco.

A transmissão ocorrerá pelo Youtube, Facebook e Instagram do fundador da Mansão do Caminho, entidade beneficente fundada por Franco, com sede no bairro de Pau da Lima, em Salvador. 

A ação integra o Movimento Você é a Paz, idealizado por Divaldo Franco, que consiste numa iniciativa sem caráter religioso ou político, mobilizada pelo ideal de uma vivência pacífica entre pessoas e nações, buscando levá-las a uma reflexão profunda sobre a necessidade de renovação dos sentimentos e mudança de comportamento. 

Com sua primeira edição realizada em 1998, em Salvador, atualmente o movimento ocorre em mais de 75 cidades de 10 países diferentes. No Brasil, acontece em 58 municípios de 12 estados.

Cuscuz - Patrimônio Imaterial da Humanidade

Desde a última quarta-feira (16), o cuscuz pode ser chamado de iguaria. É que os conhecimentos e práticas relacionadas ao preparo e consumo do cuscuz foram declarados patrimônio Imaterial da Humanidade pela ONU. 

O pedido de reconhecimento foi feito em conjunto pela Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, que têm no prato importante e muito antiga base alimentar, mas o cuscuz também é muito apreciado no Brasil, trazido para cá pelos portugueses. 

Prato de origem bérbere, foi levado à Península Ibérica pelos mouros, que disseminaram o hábito por lá.  Ao trazer o cuscuz para o Brasil,  os colonizadores substituíram o trigo pelo milho e adicionaram leite de coco.

Natal Solidário do Sistema Fecomércio-BA

A campanha Natal Solidário do Sistema Fecomércio-BA realiza neste sábado (19), o Drive Thru Solidário de Natal, na Arena Fonte Nova. Levando diversão para as crianças, sem a necessidade de saírem do carro, a ação social tem o objetivo de arrecadar doações, ao promover o encontro do Papai Noel e personagens caracterizados com as famílias.

Em atenção aos protocolos sanitários, só será permitido o acesso de carro. As crianças poderão levar cartinhas para o Papai Noel, interagir com os personagens e tirar fotos sem sair do veículo. O uso de máscara é obrigatório.

Para participar é necessário a doação de alimentos não perecíveis e/ou materiais de limpeza e higiene. Os donativos serão distribuídos entre as mais de 200 instituições sociais baianas cadastradas. O Drive Thru Solidário do Sistema Fecomércio-BA conta com o apoio de Lícia Fabio Produções e Eventos, Centro de Convenções Salvador e Arena Fonte Nova.

Live de Caetano Veloso

Caetano Veloso vai realizar mais uma live neste 2020. A apresentação promete trazer um clima natalino, com o título “Vai ter Natal”.

A live será transmitida ao vivo neste sábado (19), pelo YouTube do artista e, simultaneamente, pelo Canal Like (530 da Claro) e pelo Canal do Cliente (500 da Claro).

A partir das 21h, a lenda da música brasileira apresenta um repertório surpresa que vai incluir as músicas mais pedidas pelo público em suas redes sociais.

Através da hashtag #LivedoCaetanodeNatal e de enquetes lançadas no perfil do Instagram do artista, o público já pode sugerir hits e clássicos para a apresentação. Estão entre os pedidos músicas como Alegria Alegria, Luz do Sol, Reconvexo, Odara, O Leãozinho, Trem das Cores, entre outras.

As canções mais votadas serão incluídas no repertório. O show online tem realização da N.Ideias, a nova empresa de estratégias do publicitário Nizan Guanaes.

30 anos do Código de Defesa do Consumidor

Foi lançado o selo postal que comemora os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A homenagem é fruto da parceria da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) com a Associação Brasileira de Procons - ProconsBrasil e os Correios.

Criado para resguardar direitos para os clientes brasileiros, o CDC lista responsabilidades e deveres para empresários e prestadores de serviços em relação aos clientes, considerados como “parte frágil” na relação com os fornecedores.

O CDC esclarece as responsabilidades nas relações de consumo e informa as partes envolvidas no comércio de suas atribuições. Para os consumidores, o código também cria proteções contra publicidade falsa, abusiva ou enganosa. O Código de Defesa do Consumidor deve estar disponível e de fácil acesso para os clientes em estabelecimentos comerciais, que devem observar os fundamentos da lei.

A Caipirinha, de Tarsila do Amaral

Em apenas 15 minutos e 19 lances, a tela A Caipirinha, de Tarsila do Amaral (1886-1973), foi vendida por R$ 57,5 milhões, um novo recorde para a arte brasileira. Foi o maior valor já pago por uma obra em venda pública no Brasil.

Segundo a Bolsa de Arte de São Paulo, que realizou o leilão, o recorde anterior pertencia ao pintor Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), cuja tela, Vaso de Flores, foi arrematada por R$ 5,7 milhões, em 2015.

A Caipirinha foi arrematada por um colecionador brasileiro e deve permanecer no país. O quadro, que foi a leilão por decisão judicial, pertencia a um investigado pela Operação Lava Jato, cuja empresa faliu em 2018. Para receber o pagamento de dívidas milionárias dessa empresa, 13 bancos entraram com uma ação na Justiça para sequestro dos bens do empresário.

A tela foi pintada em 1923, um ano após a Semana de Arte Moderna, em uma viagem que Tarsila fez à França.

Animação brasileira Umbrella

Sob a direção de Helena Hilario e Mario Pete, a animação brasileira Umbrella foi qualificada para entrar na corrida pelo Oscar. Inspirado em fatos reais, o curta-metragem conta a história de um menino que vive em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo e conhece uma menina que o faz lembrar do seu passado. Caso vença, a animação será o primeiro curta brasileiro do gênero a chegar ao Oscar.

Instituições privadas de ensino

De acordo com definição anunciada pelo Grupo de Valorização da Educação, que reúne cerca de 60 instituições privadas de ensino de Salvador e Lauro de Freitas, as escolas retomarão suas atividades em fevereiro de 2021. O retorno das aulas presenciais, no entanto, ainda não tem data prevista e está condicionado à aprovação de uma vacina contra a Covid-19.

No atual cenário, a modalidade virtual de ensino será mantida, sem redução das mensalidades dos estudantes. No caso do ensino presencial ser autorizado, as aulas devem funcionar de forma híbrida e facultativa.

Com orientação dos infectologistas Roberto Badaró e Adriano Oliveira, o GVE desenvolveu protocolos sanitários com o objetivo de orientar as instituições de ensino no seu funcionamento. As medidas incluem testagem de profissionais, utilização de Equipamento de Proteção Individual, espaço dedicado a acomodar casos suspeitos da doença, entre outras.