20/12/2020 06h31
Homenagem a negros vítimas da violência
O Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, abriu a exposição “Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional”, que homenageia pessoas negras assassinadas, vítimas da violência. A mostra terá murais dos artistas Diego Mouro, Énivo, Kika, Melim, Speto, e Zeh Palito.
Entre os homenageados estão João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças em uma unidade da rede Carrefour, em Porto Alegre e os nove jovens mortos no dia 2 de dezembro de 2019 na comunidade de Paraisópolis, zona Sul de São Paulo, em uma ação da Polícia Militar: Bruno Gabriel dos Santos, Dennys Guilherme dos Santos Franco, Denys Henrique Quirino da Silva, Eduardo da Silva, Gabriel Rogerio de Moraes, Gustavo Cruz Xavier, Luara Victoria Oliveira, Marcos Paulo Oliveira dos Santos, Mateus dos Santos Costa.
A mostra também lembrará do artista plástico, rapper e skatista, Wellington Copido Benfati, conhecido como Negovila Madalena, morto por um policial militar quando tentava apartar uma briga na porta de uma distribuidora de bebidas.
Concerto "Natal na Espanha"
Encerrando a temporada de 2020 do Domingo no TCA, o público confere no domingo (20), a partir das 11h, a íntegra do concerto "Natal na Espanha", da Orquestra Sinfônica da Bahia, realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves no ano passado. Com regência do maestro Carlos Prazeres e solos dos violonistas Fábio Zanon e Priscila Rato, o espetáculo conta com a participação especial do cantor Saulo e do Corpo de Baile Sonho de Valsa. A transmissão acontece através do canal oficial do Teatro Castro Alves no Youtube.
FPI na Bacia do São Francisco
Criado na Bahia em 2002, o ‘FPI na Bacia do São Francisco’ faz o diagnóstico dos danos ambientais e adota medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores das degradações. Na sexta-feira, 18, o projeto foi destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no ‘Prêmio CNMP 2020’ na categoria ‘Indução de políticas públicas’.
O Prêmio CNMP escolhe, anualmente, os programas e projetos de membros e servidores de todos os ramos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização do planejamento estratégico nacional do MP.
O ‘FPI na Bacia do São Francisco’, que conta com atuação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) se tornou interestadual em 2018, com apoio do Comitê do São Francisco. Formado por mais de 50 instituições, é um projeto cujos desdobramentos são acompanhados por agentes locais e pela própria equipe, mesmo após sua finalização.
Outro projeto do MP premiado nacionalmente foi o Gepade, criado a partir da necessidade de criação de uma ferramenta que integrasse as informações sobre utilização de recursos em todas as áreas do Ministério Público e auxiliasse a administração superior na tomada de decisões.
Lockdown nacional na Itália durante as festas
A Itália será colocada sob lockdown nacional durante grande parte do feriado de Natal e Ano Novo, disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte nesta sexta-feira (18), em uma tentativa do governo de evitar um novo aumento de casos de coronavírus. De acordo com o jornal “Corriere della Sera”, os italianos poderão sair de casa para visitar parentes e amigos nas vésperas de feriado entre 24 de dezembro e 6 de janeiro. Porém, sob as seguintes condições: Apenas uma visita por dia; A visita deve ser em uma casa na mesma região; com limite de duas pessoas além das pessoas que já moram na casa visitada; apenas entre às 5h e às 22h
Também sob as novas regras, lojas não essenciais serão fechadas entre 24 e 27 de dezembro, 31 de dezembro e 3 de janeiro, além de 5 e 6 de janeiro. Nesses dias, os italianos só poderão viajar por motivos de trabalho, saúde ou emergência. As lojas poderão abrir entre 28 e 30 de dezembro e em 4 de janeiro e as pessoas terão liberdade para deixar suas casas nesse período. No entanto, durante a temporada de festas, todos os bares e restaurantes terão que permanecer fechados.
100 anos de Amilcar de Castro
De forma presencial, mas também com exposição virtual, a Paulo Darzé Galeria está exibindo até 31 de dezembro, 56 trabalhos entre esculturas e desenhos na mostra comemorativa dos 100 anos de Amilcar de Castro.
Artista de múltiplas atividades na arte, tendo sido escultor, gravador, desenhista, pintor, diagramador (destaque para a transformação gráfica efetivada no Jornal do Brasil, entre outros), cenógrafo, professor de composição, escultura, desenho e teoria da forma na Faculdade de Belas Artes da UFMG, um dos expoentes do neoconcretismo, Amilcar de Castro (1920-2002) é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX.
Nos vários períodos da sua criação, ao trabalhar com os mais diversos materiais, o corte e a dobra na matéria, o fazer rigoroso da forma, o equilíbrio da composição, o despojamento do ritmo e da expressividade que o gestual imprime sobre a superfície, e aí tanto faz seja ela bi ou tridimensional, em grandes ou pequenos formatos, apresentava uma linguagem pessoal de quem estava a criar uma obra singular e poética.
Para visitá-la presencialmente é necessário agendar horário no telefone (71) 32670930. Para acessá-la virtualmente pode utilizar o endereço www.paulodarzegaleria.com.br ou o perfil @paulodarzegaleria nas redes sociais.
Máscaras para comunidade LGBTQIA+
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Direitos Humanos (SUDH), realizou novas entregas de máscaras para instituições da sociedade civil da comunidade LGBTQIA+, que desenvolvem trabalhos sociais, culturais e educativos no estado.
No total, 1,2 mil máscaras foram entregues nesta sexta (18), beneficiando a Associação Cultural Caras & Bocas, BUMBÁ – Escola de Formação Cultural de Salvador e o Grupo Humanizar-se de Alagoinhas. Na semana passada, a ação foi destinada ao Grupo Diversidade de Catu e o Coletivo Fênix de Pojuca, com a distribuição de 850 máscaras.
Cerca de 3 mil máscaras serão entregues para diversas instituições, com o intuito de fortalecer o combate ao novo coronavírus, nos municípios de Catu, Alagoinhas, Pojuca, Serrinha e Ilha de Itaparica, além da Suburbana. Os equipamentos de proteção individual são oriundos de uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).