Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/01/2021 06h31

Foto: Divulgação

Plantas ornamentais e flores

A venda de plantas ornamentais e flores subiu 10% em 2020 em meio à pandemia de coronavírus, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura. Com mais tempo em caso, o hobby acabou como um dos mais procurado no ano passado. Para 2021, com as pessoas ainda em casa, a expectativa também é de crescimento. 

Apesar da alta no segmento como um todo, a venda de flores destinadas a eventos caiu 40% em 2020, algo que acabou compensado pela compra de plantas ornamentais e flores de vasos, que podem ser cultivadas em casa.

Venceremos - use a máscara, você me ajuda e eu ajudo você

Os tenores Jorge Durian e Armando Valsani, que tiveram mais de 40% dos pulmões comprometidos devido a Covid-19, promovem uma ação especial com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras. O vídeo "Venceremos - use a máscara, você me ajuda e eu ajudo você" foi gravado no Museu do Ipiranga, em São Paulo, mediante o cumprimento dos protocolos de segurança necessários. 

Cursos gratuitos no WhatsApp

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou que mais de 50 mil usuários já participaram de seus cursos gratuitos no WhatsApp. Lançadas em julho passado pela entidade em São Paulo, as aulas estão disponíveis para todo o Brasil.

Os cursos foram elaborados com tecnologias de inteligência artificial e contam com o com uso de vídeos, textos, imagens e testes interativos com perguntas e respostas.

De acordo com o Sebrae, os usuários recebem "pílulas de conhecimento" com feedbacks de como está indo sua evolução. Caso a pessoa desista do curso, também há interação motivacional, para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

Paciente reinfectada na Bahia

Pesquisadores do Instituto D´Or diagnosticaram uma paciente reinfectada com o novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. A diferença de outras reinfecções, está no fato de ter sido o primeiro caso do mundo de alguém infectado novamente com a mutação denominada E484K.

A paciente tem 45 anos e foi infectada uma vez em maio e outra em outubro. Nos dois episódios, a paciente não apresentou evolução para quadros mais graves. A reinfecção foi confirmada por meio de teste laboratorial RT-PCR.

Essa variante do novo coronavírus foi encontrada originalmente na África do Sul. Ela já havia sido identificada em um paciente no Rio de Janeiro. Mas foi a primeira vez em que apareceu em uma reinfecção.

Segundo os pesquisadores do Instituto D´Or, essa reinfecção tem sido vista com preocupação, pois traz alterações que podem criar obstáculos à ação dos anticorpos para o tratamento dos pacientes com o vírus.

Documentário "A Casa de Itapuã"

A atriz baiana Gessy Gesse, sétima esposa de Vinicius de Moraes, lança no dia 16 de janeiro o documentário "A Casa de Itapuã".

Com direção de Luisa Proserpio em parceria com a cineasta Lara Belov, Gessy compartilha na obra a vivência do casal no local, onde viveram durante os anos 70, além de contar um pouco também da sua própria história. Atualmente, o espaço abriga o Memorial Casa di Vini, que reúne objetos, fotos e documentos da época.

Pagamento do IPTU

Os contribuintes de Salvador que desejam se antecipar e efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021 já podem emitir o boleto da cota única ou primeira parcela. O documento pode ser obtido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no endereço www.sefaz.salvador.ba.gov.br e ser pago na rede bancária credenciada. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 7% no IPTU e taxa do lixo (TRSD). A cota única já pode ser paga até a data de vencimento.

Os boletos impressos chegarão nas casas dos contribuintes a partir do próximo dia 15 e, no caso dos isentos, até o final do mês. Os vencimentos acontecem entre os dias 1º e 28 de fevereiro, de acordo com cada contribuinte.

Pelo sexto ano consecutivo, o IPTU da capital baiana não teve aumento e foi corrigido apenas pelo IPCA de dezembro/2019 a novembro/2020: 4,31%. O valor da isenção do imposto foi reajustado e contemplará imóveis residenciais de até R$ 107.457,59.

São mais de 253 mil desobrigados de pagar o imposto. Sendo assim, Salvador é, sem dúvida, a capital com maior número de isenções, o que confirma a política social da administração municipal desde 2013.