13/01/2021 06h30
Foto: Divulgação
Importância da leitura
O hábito de ler, além de informar e formar o indivíduo em suas capacidades de escrita, vocabulário e capital cultural, transporta o leitor para um alto estado de imersão sem sair do lugar.
Pensando na importância da leitura, no último dia 7 de janeiro, Dia do Leitor, o Porto de Fortaleza convidou seus colaboradores a fazer indicações de livros e contar suas experiências sobre este hábito tão importante.
Além disso, como forma de incentivar a leitura dos colaboradores, a Companhia Docas do Ceará inaugurou no ano passado a Biblioteca CDC. Nela é possível encontrar livros, como: Marley e Eu, de John Grogan; A culpa é das Estrelas, de John Green; e a A Fascinante Construção do Eu, de Augusto Cury.
Suspensão das visitas aos pacientes das Osid
As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) prorrogaram a suspensão das visitas aos pacientes em suas dependências por conta da pandemia de Covid-19. A decisão vale a partir desta quarta-feira (13) e segue por mais 15 dias, a princípio. A suspensão começou no dia 29 de dezembro. A medida visa reduzir a circulação de pessoas na área hospitalar, de modo a garantir a segurança na assistência prestada.
As Osid destacam que os familiares continuarão recebendo regularmente informações sobre o estado de saúde dos parentes internados, através de boletins médicos por telefone ou por meio de videochamadas com os pacientes.
Turismo na Ilha de Itaparica
Profissionais que atuam nos diversos segmentos ligados ao turismo na Ilha de Itaparica, na Bahia, participarão de uma série de cursos oferecidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) no próximo mês de fevereiro. Com 40 horas de aulas, a iniciativa visa qualificar a mão de obra local e proporcionar melhor atendimento aos visitantes.
Turismo Religioso, Qualidade no Atendimento Turístico, Noções Conceituais no Turismo, Produção Associada ao Turismo e Turismo e Cidadania são os temas a serem trabalhados durante os cursos, realizados nos municípios de Vera Cruz e Itaparica, que compõem o território da ilha. A mobilização dos profissionais e a realização das inscrições ficarão a cargo das prefeituras locais.
A Prodetur Nacional Bahia pretende investir na Ilha de Itaparica, com o Marina de Itaparica, cujo projeto tem investimentos em torno de R$ 11 milhões e contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de combustível, além de lojas e espaço para vendas de alimentos e bebidas. O programa, que tem recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo da Bahia, vai beneficiar o turismo nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos nos segmentos náutico e cultural.
Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP
O renomado maestro João Carlos Martins rege os músicos da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP em uma live pra lá de especial que acontece na sexta-feira (15), às 20h, com transmissão através do canal oficial do Teatro Bradesco no Youtube.
A apresentação conta com as participações de Thiaguinho, Paula Fernandes e Tiago Abravanel e os destaques do repertório ficam por conta da 5ª Sinfonia de Beethoven, trechos de Bach ao piano, além de clássicos da carreira dos cantores convidados e surpresas.
Afogamentos nas praias da capital baiana
O número de afogamentos nas praias da capital baiana, em 2021, tem preocupado as autoridades. De acordo com a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), nos 10 primeiros dias deste ano, foram registradas 114 ocorrências e uma morte, a de um jovem, em Itapuã, após sofrer mal súbito. Os acidentes mais comuns entre os banhistas são os afogamentos por imprudência, negligência e falta de atenção para a sinalização. Entre as praias com maior quantidade de ocorrências estão as de Jardim de Alah, Itapuã, Jaguaribe, Stella Maris e Flamengo.
A Salvamar recomenda, assim que chegar na praia, procurar um salva-vidas para ter informações sobre condições da maré e situação da praia, se está favorável ao banho de mar. O órgão também recomenda evitar as profundidades e locais com correntezas ou buracos, observar as sinalizações (a bandeira vermelha indica que é uma área de perigo e a amarela, a presença de salva-vidas). Além de respeitar as placas de risco de afogamento, outro cuidado é para não nadar após ingerir bebidas alcóolicas, principalmente em áreas com profundidade. Os salva-vidas também desaconselham ao banhista tentar salvar, sozinho, uma pessoa em perigo no mar.
Coronavirus no ambiente de trabalho
A Firjan SESI oferece de forma gratuita o curso Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho EAD para Prevenção à Covid-19. O programa tem como objetivo apoiar as empresas na orientação à prevenção e gestão do risco de contágio pelo coronavírus no ambiente de trabalho. Com carga horária de 8 horas, o conteúdo foi elaborado conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Economia. Os alunos receberão um certificado de conclusão da Firjan SESI.
Dividida em quatro módulos, a formação aborda questões como boas práticas de prevenção e proteção aos trabalhadores, utilização de protocolos para controle de acesso, higienização e limpeza de uniformes e EPIs, medidas de distanciamento mínimo em filas e entre postos de trabalho, entre outros assuntos.
Para cursar é necessário ter concluído o ensino fundamental e ter idade mínima de 16 anos. Após efetuar a inscrição, o aluno receberá por e-mail o link que dará acesso para realizar a capacitação.
Teatro Gamboa
O Teatro Gamboa inicia a temporada de 2021 com muita música e literatura. A programação inclui o espetáculo Dois com Textos, com Jackson Costa e Celo Costa, o show "Num Canto de Bar", da cantora Rita Soll, o bate-papo musicado com o músico e gestor cultural Amadeu Alves e o show "Pássaro do Brasil", da cantora Claudia Cunha. A transmissão acontece através do Youtube e os ingressos podem ser adquiridos através do https://www.teatrogamboaonline.com.br.
A programação começa nesta quarta-feira (13), às 19h - Espetáculo Dois com Textos; dia 14, às 19h - Rita Soll apresenta o show "Num Canto de Bar"; dia 15, às 19h - Bate-Papo Musicado - 40 Anos de Música, com o músico, gestor cultural e diretor musical das Ganhadeiras de Itapuã, Amadeu Alves; dia 16, 17h - Claudia Cunha apresenta o show "Pássaro do Brasil".
Caderneta de poupança completa 160 anos
A caderneta de poupança, a aplicação financeira mais utilizada pelos brasileiros, completou 160 anos. Ao longo da história, significou importante papel para muitas pessoas alcançarem liberdades que vão muito além da questão financeira.
Ao aceitar depósitos feitos por escravos, a poupança representou, no passado, uma importante ferramenta para que, ao guardar suas economias, parte da população escravizada conseguisse “comprar” a alforria.
Ao ser criada, na cidade do Rio de Janeiro em 1861, com o propósito de “recolher os depósitos de poupança popular no Brasil”, a Caixa Econômica deu o primeiro passo para se tornar “a opção de investimento mais segura, acessível e adequada a todos os perfis, desde os pequenos poupadores a grandes investidores”, explicou o próprio banco, por meio de sua assessoria. Onze anos depois, com a publicação do Decreto nº 5.153, de 13 de novembro de 1872, a Lei 2.040, publicada um ano antes, foi regulamentada, de forma a possibilitar o recolhimento de depósitos feitos por escravos.
A fim de ampliar cada vez mais o seu público, os serviços de poupança vêm se diversificando ao longo do tempo.