Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

15/01/2021 06h30

Foto: Divulgação

Programa Aldir Blanc Bahia

Os 27 territórios de identidade da Bahia foram contemplados com editais do Programa Aldir Blanc Bahia (PABB), de acordo com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Somente com os editais, foram executados cerca de R$ 92 milhões para cerca de 1.870 projetos pagos até o dia 31 de dezembro de 2020 ou empenhados para pagamento em janeiro de 2021.

Os certames estão sendo coordenados pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), pelo Centro de Culturas Populares e Indenitárias (CCPI) e pelas unidades vinculadas: Fundação Pedro Calmon (FPC), Fundação Cultural do Estado da Bahia e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Todos os recursos são via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultural, do Ministério do Turismo.

O programa Aldir Blanc Bahia foi criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural. As ações consistem na transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e na realização de chamadas públicas e concessão de prêmios.

Funcionalidade ecológica dos oceanos futuros

Os efeitos da mudança climática e da poluição, assim como as consequências futuras para os oceanos, serão algumas das temáticas abordadas durante a live “Funcionalidade ecológica dos oceanos futuros”, com o ecólogo marinho Camilo Moitinho. O bate-papo virtual acontecerá nesta sexta-feira (15), às 15h, no canal da Fundação Aleixo Belov no YouTube.   

Proibidos de entrar no Reino Unido

Viajantes do Brasil e de outros 14 países ficarão proibidos de entrar no Reino Unido. A decisão do país foi tomada por receio da disseminação da nova variante do coronavírus. A proibição passa a valer a partir desta sexta (15).

Além do Brasil a proibição também afeta Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A nova variante, chamada de B.1.1.28, encontrada no Amazonas, segundo resultados de uma pesquisa divulgados Fiocruz Amazônia, é motivo de preocupação para o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Festival Arte como Respiro

Desta sexta (15) a 31 de janeiro, sempre às 20h, o Itaú Cultural exibe em seu site www.itaucultural.org.br a programação de encerramento da edição de música do Festival Arte como Respiro.

Ela reúne os últimos 51 artistas contemplados neste segmento, dentro da série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do Covid-19. 

Três pocket shows diários, trazem artistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Compondo uma diversidade de ritmos como rock, rap, samba, jazz, forró, MPB e a música instrumental, cada performance, previamente gravada, permanece no ar por 24h para ceder lugar à próxima.

Escolas da capital paulista

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, autorizou que as escolas da capital paulista, públicas e particulares, reabram a partir de 1º de fevereiro. Elas poderão receber inicialmente 35% dos alunos.

A autorização para a retomada das aulas presenciais ocorre em um momento de alta no número de casos e mortes na cidade.

A medida segue o plano estabelecido pelo governador João Doria que, em dezembro do ano passado, classificou os estabelecimentos de ensino como serviços essenciais para que possam abrir em qualquer fase da pandemia.

Ao contrário da determinação do governo estadual, as escolas municipais não irão obrigar o retorno presencial de todos os estudantes. As famílias poderão escolher por mandar ou não os filhos para as aulas.

Alunos e professores do grupo de risco não devem voltar para as atividades presenciais.

Aplicativo TrateCOV

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello lançou o aplicativo TrateCOV, que estimula a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada para tratamento da Covid-19.  No aplicativo, o usuário sinaliza quais sintomas está apresentando e após o diagnóstico da doença é definido por uma pontuação com base nas informações passadas. Logo após, o TrateCOV sugere a prescrição de hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina. Segundo o ministério, o tratamento muda de acordo ao quadro do paciente.

Os medicamentos não têm eficácia comprovada contra a Covid-19 e são rejeitados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) para o tratamento do vírus.

Cursos de Aprendizagem Industrial Básica

O Senai Bahia está com inscrições abertas para processo seletivo para 823 vagas gratuitas de Cursos de Aprendizagem Industrial Básica em 15 municípios baianos. As oportunidades são voltadas para jovens entre 14 a 21 anos. Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados na condição de jovem aprendiz de acordo com a demanda das indústrias.

As vagas são para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Auxiliar de Curtimento e Acabamento de Couro, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais e Mecânico de Usinagem Convencional, nas unidades do SENAI de Alagoinhas, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Salvador (unidades Dendezeiros e Cimatec), Serrinha e Vitória da Conquista.

O edital com todas as informações sobre o processo seletivo está disponível no site do Senai (www.aprendizagemsenaiba.com.br), onde os candidatos também devem realizar a inscrição, que será apenas pela internet, até o dia 26 de janeiro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 01 de fevereiro de 2021. A confirmação da matrícula obedecerá à classificação geral, por ordem de inscrição, limitada ao número de vagas por unidade, curso e turno. 

As aulas serão ministradas pela internet, por meio da Plataforma MEU SENAI, de forma síncrona (ao vivo).  Por isso, para que o aluno acompanhe as aulas, é preciso dispor de computador com acesso à internet.