Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/01/2021 06h38

Foto: Divulgação

Fiscalização nas praias

A operação Praia Limpa continua neste domingo (17), fiscalizando o litoral de Salvador e orientando banhistas e demais frequentadores quanto à proibição do acesso às praias nesse dia da semana.

A operação contará com uma força-tarefa coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop), além da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) e Polícia Militar.

O objetivo, segundo o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, é fazer com que as normas sanitárias do município para a prevenção da Covid-19 sejam cumpridas, protegendo assim a saúde e a vida das pessoas.

Além da observação do acesso de banhistas, agentes da Semop orientam vendedores ambulantes de que aos domingos e feriados está proibida a comercialização de produtos nas praias. A Transalvador, por sua vez, atua para resolver casos de obstrução de vias e estacionamentos em local proibido.

Enem – 2020 começa neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa a ser aplicado neste domingo (17) para milhões de estudantes em todo o país. Este ano, por causa da pandemia, os estudantes terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Antes de sair de casa, os participantes devem conferir os locais onde farão as provas, no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, a recomendação é que levem o cartão para a necessidade de verificar alguma informação até a hora da aplicação.

Ilha de Toque Toque

Localizado no Litoral Norte de São Paulo, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & SPA foi um dos vencedores do Prêmio Lixo Zero 2020, na categoria “Certificação do Ano”. O destaque vem em reconhecimento às práticas sustentáveis adotadas pelo empreendimento. 

O Ilha de Toque Toque foi o primeiro hotel do país a receber uma certificação oficial Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Após mudanças na estrutura física do hotel, na capacitação dos colaboradores e nos hábitos de todos os envolvidos, 94% dos resíduos produzidos no empreendimento são reaproveitados ou vão para a compostagem.

Museu de Arte Moderna da Bahia

O cineasta Pola Ribeiro, ex-diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e ex-secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, assume a direção do Museu de Arte Moderna da Bahia. A nomeação vem após o espaço ficar 11 meses sem direção. Entre os principais desafios do gestor a frente do espaço está a reforma da antiga construção e a instalação do acervo de Glauber Rocha, anunciada em dezembro do ano passado.

Migração global

A pandemia de Covid-19 desacelerou a migração global em quase 30%, com cerca de 2 milhões de migrantes a menos entre 2019 e 2020, aponta um relatório das Nações Unidas. No total, 281 milhões de pessoas viviam fora de seu país em 2020.

O relatório "Migração Internacional 2020" revela que dois terços dos migrantes registrados vivem em apenas 20 países, com os Estados Unidos liderando a lista, somando 51 milhões de imigrantes em 2020. Em segundo lugar está a Alemanha, com 16 milhões, seguida por Arábia Saudita (13 milhões), Rússia (12 milhões) e Reino Unido (9 milhões).

A Índia ficou no topo da lista de países com as maiores diásporas em 2020, com 18 milhões de indianos vivendo fora de seu país natal. Outros países com grandes comunidades no exterior são México e Rússia, cada um com 11 milhões, seguidos por China (10 milhões) e Síria (8 milhões).

O maior número de migrantes residiu na Europa no ano passado, um total de 87 milhões. A Europa registra o maior número de casos de migração intrarregional. Um total de 70% dos migrantes europeus se instalou em outro país do mesmo continente.

Aumento dos limites de tempo de voo

Diante da situação dramática vivida pelos pacientes da Covid-19 em Manaus, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, em caráter emergencial, o aumento dos limites de tempo de voo e de jornada de trabalho para tripulantes.

Essa concessão será destinada às empresas aéreas comerciais, de táxi-aéreo e aeromédico.

A flexibilização da medida emergencial, em vigor até 25 de janeiro, só será aceita quando a operação estiver relacionada às emergências da Covid-19, como o transporte de pacientes, insumos médicos ou profissionais de saúde com o fim de propiciar atendimento às vítimas da pandemia na capital amazonense.

É responsabilidade dos operadores aéreos administrar os riscos da operação e monitorar de perto as condições de trabalho dos tripulantes, devendo interromper as operações caso acredite que os níveis de fadiga não sejam aceitáveis.

De toda forma, a regra emergencial só deve ser aplicada em caso de real necessidade. Caberá ao operador aéreo cuidar para que as regras normais da jornada e do tempo de voo sejam cumpridas sempre que possível.

Itália proíbe voos provenientes do Brasil

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, assinou uma ordem que proíbe voos do Brasil e a entrada de quem tenha transitado pelo país nos 14 dias anteriores à viagem. Segundo o governo italiano, a medida, válida até o dia 31, é uma resposta à nova cepa de coronavírus, que teria sido detectada no país e dado origem à explosão de casos no Estado do Amazonas.

Além disso, Speranza determinou que as pessoas que tenham passado pelo Brasil nas últimas duas semanas e já estejam em território italiano contatem departamentos de prevenção e se submetam a exames para o novo coronavírus.

Nos últimos dias, o Reino Unido também já havia proibido os voos provenientes do Brasil por conta da variante do coronavírus em Manaus. Até então, a Itália permitia a entrada de viajantes do Brasil apenas por comprovados motivos de trabalho, saúde, absoluta urgência, estudo ou para retorno ao próprio domicílio de residência, como explicou a agência Ansa.