Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

14/02/2020 05h46

Foto: Divulgação

Carnaval para os pets

Neste sábado, 15, a Bem Pet Store, loja especializada em produtos para bichinhos de estimação, realizará o bailinho de Carnaval para os pets e os donos no Shopping Barra, situado no bairro da Barra, em Salvador.

A programação, que acontece no piso L1, das 10h às 15h, contará com desfile de fantasias dos pets, DJ, mesa de petiscos e sorteio de brindes para algumas dinâmicas.

Empreendedorismo Sustentável

Uniformes, boinas e cadarços que não tinham mais condições de serem usados por policiais militares e teriam como destino final o lixo, são transformados em bonecas de pano, almofadas e pesos de porta. Esta iniciativa do soldado Adjaneara Costa conquistou o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, como melhor projeto na categoria ambiental, em Curitiba (PR).

"Antes de pular o Carnaval, dê um pulo na Hemoba”

Realizando uma alusão aos emojis, figurinhas do Whatsapp e memes da internet, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) inicia, nesta quarta-feira (12), uma campanha para mobilizar os doadores de sangue e garantir um estoque seguro de hemocomponentes para o Carnaval.

Os voluntários interessados poderão visitar as unidades em um horário diferenciado, oportunizando mais possibilidades para a doação de sangue. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado, funcionará na quinta (20) e sexta-feira (21), das 7h30 às 18h30; no sábado (22), a coleta ocorre das 7h30 às 12h30. Na segunda (24) e terça-feira (25) de Carnaval, os doadores podem comparecer das 7h30 às 18h30 e, na quarta-feira de cinzas, a unidade vai abrir das 13h às 18h30. As doações também poderão ser, em outros horários, na unidade do SAC Cajazeiras, no Hospital do Subúrbio, no Hospital Santo Antônio.

Para doar sangue, os voluntários precisam estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido pelo menos seis horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos duas horas. 

Ranking de think tanks governamentais

Pesquisa divulgada pela universidade americana da Pensilvânia classificou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) como primeiro no ranking de think tanks governamentais latino-americanos em 2019. O estudo tem como objetivo identificar os institutos de pesquisas com grau de excelência em estudos aplicados na área de políticas públicas para a sociedade civil e governos.

O levantamento foi realizado pelo Programa Think Tanks e Sociedade Civis (TTCSP) do Instituto Lauder da Universidade da Pensilvânia. A análise é embasada no Indicador Global Think Tank anual, que classifica os principais institutos de pesquisas do mundo em uma variedade de categorias. O estudo foi realizado com a colaboração de mais de 1.796 instituições, além de especialistas da imprensa, meio acadêmico, setor público e privado e representantes de governo na comunidade internacional.

O resultado da pesquisa é um reconhecimento da agenda de trabalho desenvolvida pelos pesquisadores do Ipea, uma vez que a instituição é referência em pesquisa no cenário internacional. 

Testes rápidos para identificação de LSD e ecstasy

Pela primeira vez, durante o Carnaval de Salvador, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizará testes rápidos para identificação de LSD e ecstasy. O procedimento aponta a existência do princípio ativo da droga em menos de um minuto. O resultado é suficiente para que o portador da substância seja conduzido à delegacia para posterior investigação. 

Nos últimos anos, no período do Carnaval, as solicitações para análise dessas drogas sintéticas cresceram 333%. Foram nove requisições para identificação de substância em 2018 e 39 em 2019.

CURIOSIDADE

Navios autônomos

Já existem planos para lançar navios cargueiros autônomos, guiados por controle remoto, sem a presença de humanos a bordo. A inglesa Rolls Royce está prevendo lançar o primeiro protótipo entre 2020 a 2022. Muitos já consideram que essas embarcações serão os novos drones dos mares. Tudo graças ao avanço tecnológico.

Mas, além do desenvolvimento da tecnologia que permitirá construir tais embarcações, vão ser necessárias mudanças para viabilizar o uso em larga escala, porque precisaria de uma legislação específica, capacitação e treinamento em terra das pessoas envolvidas, políticas públicas no âmbito nacional e internacional, sistema de segurança etc.

Entre outras vantagens para o transporte marítimo está na redução dos custos com tripulação e aumento do espaço para a carga. Entretanto, um dos pontos de atenção apontados é que os navios não-tripulados ficariam mais expostos a pirataria e, mais do que isso, se a segurança virtual não for adequada, os navios poderiam ser controlados por hackers, que conseguiriam desviar a embarcação de sua rota.

Enquanto eles não chegam, os portos do mundo continuarão recebendo seus navios sabendo que dentro deles não existirão robôs a bordo, mas, sim, os bons e velhos marinheiros com alma e sentimento de lobos dos mares.