Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/01/2021 06h31

Foto: Divulgação

Hidroxicloroquina é ineficaz contra Covid-19

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o médico e microbiologista francês Didier Raoult admitiu que a hidroxicloroquina não reduz a mortalidade ou o agravamento da Covid-19. Ele era um dos principais entusiastas e promotores da substância no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com ele, as necessidades de oxigenoterapia, a transferência para UTI e o óbito não diferiram significativamente entre os pacientes que receberam hidroxicloroquina com ou sem azitromicina e os controles feitos apenas com tratamento padrão. Ele fez a afirmação em nota assinada junto com sua equipe ao Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, da França.

Em março do ano passado, o médico e sua equipe divulgaram um estudo feito com apenas 42 voluntários em que supostamente ficava comprovada a eficácia da hidroxicloroquina associada com a azitromicina, desde que administrados no início dos sintomas.

A pesquisa foi fortemente criticada por cientistas de todo o mundo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois não seguia os protocolos científicos. Didier Raoult ainda insiste, entretanto, que o remédio reduz o tempo de internação de pacientes.

Ford no Brasil será tema debate online

Os impactos político, social e econômico provocados pelo encerramento das atividades da Ford no Brasil serão tratados em um debate online promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), que será realizado na próxima quinta-feira (21), às 17 horas. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Crea no YouTube

Participarão do evento gratuito e intitulado “Vamos Debater?”, o engenheiro de produção e diretor do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, Allan Hayama; o ex-presidente da Petrobras, professor e pesquisador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Sérgio Gabrielli, o professor de Economia da Universidade Federal da Bahia, Ualace Moreira; e o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica do Crea, Leonardo Cotrim.

Em nota divulgada na sexta-feira (15), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia da Bahia se posicionou sobre o encerramento das atividades da Ford no Brasil e manifestou a necessidade de adoção de políticas públicas, já que o setor automotivo representa 22% do PIB brasileiro. Segundo a nota do Confea, a recuperação passa pela implantação de um Programa Nacional de Desenvolvimento com foco em inovação, pautado na transição tecnológica que ocorre no setor automobilístico mundial.

Artista plástico Menelaw Sete

Com dias mais longos e iluminados, o verão sempre foi uma estação especial para quem aprecia as obras coloridas do artista plástico Menelaw Sete. Para proporcionar segurança aos seus admiradores neste momento de pandemia, o baiano inaugura seu Atelier de Verão, um espaço amplo e arejado no Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. 

Segundo o artista, as obras selecionadas para compor o novo espaço, que funcionará durante todo o verão, são inspiradas nas belezas naturais da Bahia e em sentimentos de paz, alegria e esperança. 

No espaço, o visitante encontrará elementos que fazem parte da construção da identidade de Menelaw Sete, que tem três décadas de arte e mais de 50 mostras internacionais. São pinturas em telas, vasos, pratos de cerâmica e esculturas, como Vaca da CowParade. 

Corte de energia por inadimplência 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, desde o dia 1º de janeiro, o corte de energia por inadimplência de clientes classificados baixa renda. No entanto, a Coelba decidiu adotar a ação apenas a partir do próximo dia 25. Os consumidores com faturas em aberto com a empresa estão sendo reavisados e, portanto, têm a oportunidade de negociar os débitos durante esta semana e evitar a suspensão do fornecimento. E para facilitar a quitação de dívidas, a concessionária está oferecendo condições diferenciadas. Exclusivamente para os clientes baixa renda, a empresa zerou os juros de financiamento.

As condições especiais também estão oferecidas no Portal de Negociação da Coelba, disponível no site www.coelba.com.br. No ambiente online, o consumidor encontra uma série de vantagens no pagamento de faturas, tais como quitação à vista, pagamento integral no débito com o cartão virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) ou parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Na negociação, são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex.

Butatan promove atividades educativas

O Instituto Butantan, que se tornou um símbolo de esperança pelo desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, promove uma série de atividades educativas para pessoas interessadas em conhecer mais sobre biologia. 

A programação inclui uma live de apresentação de alguns dos destaques das coleções da biblioteca do Butantan. Nesta terça (19), acontece uma palestra sobre o saneamento urbano de São Paulo no período de 1893 e 1925. Também é possível visitar o laboratório virtual do Instituto para aprender mais sobre vírus, bactérias, fungos e protozoários, além de visitar a exposição virtual sobre o cientista e desenhista alemão Carlos Rodolfo Fischer.

Além disso, o público kids também contará com atividades especiais, como a oficina de construção de dedoches de micróbios, que acontece no sábado (22), às 15h. Mais informações estão disponíveis através do site do Instituto Butantan.

Hibridização de fontes de energia no Brasil

A FGV Energia reunirá em 27 de janeiro de 2021 representantes das áreas de planejamento, regulação, operação e investimento para discutir os caminhos da hibridização de fontes de energia no Brasil.

Os participantes vão debater o aproveitamento de energias variadas e abundantes em território brasileiro de forma a maximizar a sua incorporação ao conjunto de bens econômicos capazes de proporcionar riqueza e prosperidade ao país.

O evento contará com a participação da Diretora da ANEEL, Elisa Bastos, do Superintendente Adjunto da EPE, Gustavo Pires da Ponte, da Diretora de Comercialização e Regulação da Voltalia, Kátia Monnerat, e do Diretor de Relacionamento com Agentes de Regulação do ONS, Marcelo Prais. O encontro, aberto ao público, será moderado por Paulo Cunha, da FGV Energia.

Para inscrições, acesse o site.