Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/01/2021 06h27

Foto: Divulgação

Força Aérea Brasileira (FAB) completa 80 anos

No dia 20 de janeiro de 1941, o presidente Getúlio Vargas decidiu pela unificação das aviações naval e militar e da infraestrutura aeronáutica existente até então. O documento que criava a nova pasta também incorporou o Departamento de Aeronáutica Civil (DAC) e o Ministério da Viação e Obras Públicas. Estava estabelecido então, pelo Decreto-Lei 2.961, o Ministério da Aeronáutica e seu braço militar, as Forças Aéreas Nacionais, que passaram a se chamar Força Aérea Brasileira naquele mesmo ano, pelo Decreto-Lei 3.302, de 22 de maio.

O primeiro Ministro da Aeronáutica foi Joaquim Salgado Filho. Seu desafio seria desenvolver a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional do setor, as escolas de formação e o braço-armado da Aeronáutica, a Força Aérea Brasileira. Começava ali a edificação do poder aéreo brasileiro e todas as transformações que a aviação proporcionou à Nação.

No decorrer dos anos seguintes, a Aeronáutica ampliou sua atuação em áreas como a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, o controle de tráfego aéreo, o fomento à indústria nacional, as missões de busca e salvamento, o projeto espacial, a ciência e tecnologia, a investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, e a integração nacional, por meio da construção de pistas de pouso e decolagem e dos voos de aeronaves de transporte.

Prefeitura de Salvador começa segundo dia de vacinação

O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, iniciam o segundo dia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador nesta quarta-feira (20), às 9h, no Hospital Martagão Gesteira, com a imunização de 273 profissionais de saúde da instituição. Na mesma ocasião, Bruno Reis fará uma avaliação do início da vacinação na capital baiana.

Saara registra dunas cobertas de gelo

O deserto do Saara, no norte da África, registrou um fenômeno raro após imagens do local mostrarem gelo e neve cobrindo as dunas de areia, na região que fica na Argélia. Neste mês de janeiro, as temperaturas do deserto chegaram a -3ºC.

Tradicionalmente, este é o período mais frio do deserto, porém, não e comum o registro de neve. A última vez que isso aconteceu foi há 40 anos.

Números expressivos do SAC Digital

O SAC Digital fechou o ano passado com números expressivos. A plataforma de serviços eletrônicos do Estado alcançou a marca de 4,9 milhões de serviços prestados à população em 2020. O desempenho é o resultado da parceria entre Secretaria da Administração (Saeb) e a Prodeb, que juntas investiram no SAC Digital, uma ferramenta tecnológica capaz de prestar atendimento virtual com agilidade, segurança e praticidade. A demanda também foi impactada pela pandemia de Covid-19, que impôs redução do atendimento presencial na Rede SAC e em outras unidades do Governo.

Retrospectiva Gig Economy: o debate legislativo em 2020

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas promove no dia 27 de janeiro o evento “Retrospectiva Gig Economy: o debate legislativo em 2020”, em que serão discutidas análises sobre Projetos de Lei voltados à regulação do trabalho por meio das plataformas digitais.

Também conhecido como “Gig Economy”, o tema ganhou maior destaque no Congresso em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. Serviços de delivery foram considerados essenciais como ferramenta para viabilizar o distanciamento social de parcela da sociedade e a continuidade da atividade econômica de diferentes setores econômicos, enquanto motoristas de aplicativo estiveram em contato constante com passageiros.

Para se inscrever, clique AQUI.

Ufba promoverá Congresso Virtual

O II Congresso Virtual, promovido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), está com as inscrições abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento. De acordo com o reitor da Ufba, João Carlos Salles, a nova edição, que acontece entre os dias 22 e 26 de fevereiro, contará com 907 mesas de discussão, 147 intervenções artísticas e 3.022 vídeo pôsteres de estudantes.

O projeto que ocorre desde 2016, anualmente, obteve um formato virtual pela primeira vez no ano passado, em razão da pandemia de Covid-19. Neste ano, o formato se repete.

Programa Mais Médicos

O Ministério da Saúde autorizou a contratação temporária e emergencial de mais 72 médicos para reforçar o atendimento a pacientes com Covid-19 em Manaus (AM). Os profissionais serão contratados por um ano, por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal.

De acordo com o ministério, a iniciativa é uma resposta à situação emergencial que o Amazonas enfrenta. Há ainda outras 36 vagas em aberto, remanescentes do chamamento anterior, totalizando a possibilidade de 108 contratações para a rede de atenção primária da capital amazonense, onde, segundo o ministério, é feito a maior parte do atendimento de casos leves de síndrome gripal e Covid-19.

Sessenta e quatro profissionais já atuam em Manaus por meio do Programa Mais Médicos. De acordo com o ministério, diante da situação, o recesso de alguns dos participantes do programa, previsto para ocorrer a partir da segunda quinzena de janeiro, foi suspenso.