Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/01/2021 06h34

Foto: Paulo Azevedo - Codesal

15 crianças recebem certificados da Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou 15 crianças que participaram da capacitação para a formação do primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim) no Arraial do Retiro. Duas crianças, que já haviam frequentado anteriormente o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), realizado na Escola Municipal Paulo Freire, estavam entre os certificados.

O projeto Nupdec Mirim tem como principal objetivo melhorar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales. A iniciativa capacita os jovens para contribuir com a redução das ocorrências em suas comunidades, uma das prioridades da atual gestão municipal. Em 2020, um piloto do projeto na comunidade de Nova Direta do Lobato, em Boa Vista do Lobato, serviu de base para a adoção do projeto este ano.

Prorrogação de decretos municipais

O prefeito de Salvador Bruno Reis anunciou a extensão do prazo de validade dos decretos que venceriam nesta quinta-feira (21) e que estabelecem restrições em algumas atividades comerciais para enfrentamento à Covid-19. Foi prorrogado até o próximo dia 26 a proibição da comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos no Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, das 17h às 7h do dia seguinte.

Ainda nesses dois bairros, segue proibida a comercialização, pelos bares e restaurantes, de alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas quanto externas, bem como a obrigatoriedade da delimitação entre os estabelecimentos com utilização de barreiras físicas. O decreto que suspende o funcionamento de cinemas, teatros e demais casas de espetáculo na capital baiana também foi prorrogado até o dia 26. A determinação proíbe eventos sociais nos clubes, inclusive recreativos e esportivos, a exemplo de festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas e casamentos, além do funcionamento de bares e lanchonetes nesses locais. A abertura de restaurantes é permitida apenas naqueles clubes que possuam entradas independentes para esses espaços.

Fusca: Shopping Paralela recebe exposição 

O Shopping Paralela realiza a exposição gratuita de 12 modelos do Fusca, um dos veículos mais icônicos e tradicionais do Brasil. Promovido pelo centro de compras em parceria com a loja Boutique Bahia Car, a mostra acontece na Praça de Eventos I, até sábado (23) das 11h às 21h, e no domingo (24), de 12h até 21h.

Na exposição estão Fuscas de 1961 até 1996, modelos clássicos e personalizados. Adultos apaixonados e crianças poderão ver de perto os veículos e conhecer a história de cada um deles. A exposição é uma prévia do encontro de carros antigos, agendado para abril, no centro de compras.

Produzido pela montadora alemã Volkswagen, o Fusca foi, por 24 anos consecutivos, o carro mais vendido do Brasil. No país, a produção durou de 1950 até 2003, somando mais de três milhões de unidades produzidas.

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020

A Justiça Federal de São Paulo manteve a realização do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 no próximo domingo (24). A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou na segunda-feira (18) com um novo pedido de suspensão da prova.

Desta vez, o argumento utilizado foi a não-garantia dos protocolos de segurança sanitárias na aplicação da primeira fase do exame, que aconteceu no último domingo (17). Com 5,7 milhões de inscritos, o primeiro dia de provas registrou 51,5% de abstenção – o maior percentual em toda a história do exame.

Por outro lado, a decisão obriga o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a garantir reaplicação da prova aos candidatos impedidos de fazer o exame. A data prevista para essa reaplicação, que ocorre todo ano, é 23 e 24 de fevereiro.

Sistema de Informações Rural

A execução de políticas públicas para o desenvolvimento rural e para a agricultura familiar da Bahia terá novo aliado, o Sistema de Informações Rural (SIR). A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), será apresentada ao público, nesta quinta-feira (21), durante Seminário Virtual, transmitido ao vivo, pelo Canal SDRBahia, no Youtube, a partir das 10h.

O SIR possibilitará o acesso ao maior número de dados sobre o contexto socioeconômico de rural de cada município. No sistema, será possível conferir dados como o número de famílias agricultoras, empreendimentos da agricultura familiar, número de agricultores e agricultoras com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) ativas no município, cobertura de assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária e projetos com investimentos do Governo do Estado nos municípios, dentre outras informações.

Livro “Além da Fé - A Vida de Irmã Dulce”

Personalidade conhecida tanto por sua obra social, quanto religiosa, Santa Dulce dos Pobres está ganhando uma biografia atualizada este mês. O livro “Além da Fé - A Vida de Irmã Dulce”, do jornalista Valber Carvalho, será lançado ao público até sexta-feira (22), às 15h, na loja Havanna, no 3º piso do Shopping da Bahia, com presença do autor que promove tardes de autógrafo.   

A obra de 624 páginas acompanha histórias e relatos inéditos da beata baiana, que vieram como resultado de uma extensa pesquisa do jornalista. Durante o processo criativo, Valber – que é membro do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – realizou mais de 500 entrevistas, além de ter estudado mais de 13 mil documentos para construir a narrativa, agora consolidada em material físico.   

O livro ainda é amplamente ilustrado com imagens, charges e reprodução de matérias jornalísticas de várias épocas que remontam os anos de vida e trabalho do Anjo Bom da Bahia, canonizada em 2019, com o título de Santa Dulce dos Pobres, concedido pelo Vaticano.   

Buscas no Google

As buscas no Google sobre o impeachment do presidente Jair Bolsonaro aumentaram 1.400% na última semana. Trata-se da maior marca desde abril de 2020, quando Sergio Moro se demitiu do Ministério da Justiça acusando Bolsonaro de interferir na PF. O levantamento é da consultoria de inteligência de dados Eight Technologies.

O maior volume de pesquisas aconteceu na última sexta-feira por volta das 21h, quando Bolsonaro foi alvo de panelaços em todo o país, em meio ao caos da falta de oxigênio no Amazonas. Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram as buscas.

Descontaminação da Lagoa dos Dinossauros

Em função de uma ação de descontaminação que será realizada nesta quinta-feira (21) no parque da Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, em Salvador, o novo espaço não irá abrir no período da manhã. A visitação funcionará de meio-dia até as 17h.

A ação, que será executada pela Comando Conjunto da Bahia, atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e será acompanhada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), que administra o parque. O objetivo da ação é reduzir a probabilidade de contaminação pelo coronavírus entre os visitantes que frequentam o equipamento.

O procedimento será executado em toda a área por um efetivo de 15 militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química, e Radiológica (NBQR), incluindo os 16.470 m² do entorno da lagoa e os espaços de convivência.