Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

15/02/2020 05h23

Foto: Claúdia Brasileiro

Exposição fotográfica “Aves Ameaçadas do Brasil”

No final de semana tem início no Jardim Botânico Municipal de Bauru (SP) a exposição fotográfica “Aves Ameaçadas do Brasil”, trabalho da fotógrafa Cláudia Brasileiro que retrata as espécies do país em risco de extinção.

A partir deste sábado (15), quem passar pelo Botânico verá os registros da fotógrafa que trabalha o tema com técnica e sensibilidade. As fotos foram realizadas em várias localidades do Brasil e a exposição surge após a última avaliação do risco de extinção da fauna brasileira, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. De acordo com o levantamento, 234 espécies de aves estão ameaçadas de extinção no país, sendo este o segundo grupo animal com o maior número de representantes ameaçados.

Nesta exposição, a fotógrafa busca chamar a atenção para a importância da preservação das aves na natureza, bem como retratar a beleza e a diversidade destes animais nas suas mais variadas formas, tamanhos e cores. As fotos seguem em exibição até abril, no Centro de Visitação do Jardim Botânico.

Busca e apreensão de animais silvestres

O Ibama e a Polícia Federal (PF) cumpriram nesta semana dois mandados de busca e apreensão de animais silvestres em Serra, região metropolitana de Vitória (ES). Até o momento foram recolhidas duas jiboias, dois coleiros e uma jandaia-de-testa-vermelha.

Os animais, procedentes de criadouros não autorizados ou sem licença do órgão ambiental competente, eram mantidos em condições inadequadas.

A Operação Thera, foi organizada após a Coordenação de Segurança dos Correios identificar uma encomenda postal com mais de vinte variedades de filhotes vivos de tarântulas guardados em ampolas, empilhadas em caixas de isopor. Além de caracterizar maus-tratos, o transporte de carga viva de forma não autorizada pela legislação pode causar a morte dos animais.

Carnaval chegando
Assim como em anos anteriores, o Governo do Estado vai levar grandes nomes da música para os dois principais circuitos da festa, a fim de garantir mais diversão para os foliões pipoca. Entre as atrações já confirmadas para sair sem cordas estão Anitta, Ivete Sangalo, Léo Santana e Daniela Mercury. O Carnaval 2020 começa, oficialmente, na quinta-feira (21), e se encerra às 12h da quarta-feira de cinzas (26).

Entrega de Abadás

Em Salvador, mais de 1,1 mil policiais fardados e infiltrados farão a segurança dos foliões durante a entrega dos abadás para o Carnaval 2020. Esse dado foi revelado durante a entrevista coletiva de lançamento da Operação Abadá, no 3° piso do Shopping da Bahia, que visa o combate a furtos e roubos contra foliões. 

Empregadas nos diferentes turnos, em todos os pontos de retirada das fantasias, as equipes atuarão até terça-feira (25), último dia de folia, nas proximidades dos shoppings da Bahia, Salvador, Bela Vista, Paralela e Salvador Norte, além dos empresariais Iguatemi e Mundo Plaza, Jardim Brasil, na Barra, e Parque Atlântico (antigo Aeroclube). 

As atividades preventiva e ostensiva serão realizadas por cerca de mil integrantes de unidades especializadas, táticas e independentes da Polícia Militar. Já a Polícia Civil vai empregar efetivo dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e de Polícia do Interior (Depin).

Trios elétricos

Para fazerem bonito no Carnaval e serem seguidos com toda a segurança e regularidade pelos foliões nos circuitos da festa momesca, os trios elétricos precisam passar por uma grande vistoria feita por órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A fiscalização, que verifica uma série de atributos dos veículos, inclusive chassi e documentação, segue até o próximo dia 20, no Parque de Exposições de Salvador.
Os fiscais do Detran verificam itens como pneus, para-brisa, parte elétrica, grade de proteção lateral, dimensões, bem como toda a documentação do veículo e também do condutor. 

Os trios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, após passarem por todo o processo de fiscalização, recebem um adesivo que comprova a realização da vistoria.

Aeroporto de Salvador

O Aeroporto de Salvador desenvolveu um plano especial contra o coronavírus e orientou nesta semana funcionários de companhias aéreas, órgãos públicos, operadores de rampa, equipes do posto de atendimento pré-hospitalar, dos terminais de carga e abastecedores sobre como devem se portar de uma maneira preventiva. O plano de contingência foi desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para evitar a propagação do vírus, o aeroporto incluiu medidas como transmissão dos alertas sonoros da Anvisa - a cada dez minutos na área de desembarque -, disponibilização de álcool em gel na saída dos banheiros, praça de alimentação e outros pontos de grande circulação, com veiculação de avisos informativos sobre a profilaxia adequada.

CURIOSIDADES

Poluição em excesso

Nos mares não tem só água e animais marinhos. Todos os anos milhares de toneladas de lixo plástico tóxico são despejados nos oceanos do mundo

Temos um continente feito de lixo plástico chamado de Grande Depósito de Lixo do Pacífico que segundo algumas estimativas, o tamanho desse depósito deve estar bem próximo a área total dos Estados Unidos.

Na Índia, a poluição da água é estrondosa. Grande parte de todo lixo urbano é despejado no Rio Ganges, um dos mais sagrados para os hindus. Para piorar é nele em que os nativos mais pobres jogam o corpo dos seus parentes falecidos.

Um dos países mais poluídos do mundo é a China. O simples fato de respirar em Pequim aumenta o risco de câncer de pulmão do mesmo jeito que fumar 21 cigarros por dia.

Nos EUA, milhares de pessoas são afetadas por poluição sonora. Apesar de ser ignorados por grande número de pessoas, muita gente sofre com ela. Poluição sonora pode causar estresse, perda auditiva, distúrbios do sono, pressão alta e outros problemas.

O lugar mais poluído do mundo fica na Russia; é o Lago Karachay, na região oeste desse país. Isto porque era ali um lugar de despejo de resíduos radioativos da antiga União Soviética. Basta uma hora no lago para um humano sentir os efeitos e vir a óbito rapidinho.