Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/02/2021 06h30

Foto: Divulgação

Dia da Navegação do Rio São Francisco

Nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, comemora-se o "Dia da Navegação do Rio São Francisco", conhecido por "Velho Chico". O Rio São Francisco nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, no oeste de Minas Gerais, próximo ao município de São Roque de Minas. Tem 2.700 quilômetros de extensão e, por ter grande dimensão territorial (639.217 km2), sua bacia hidrográfica foi dividida em quatro regiões: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Um dos poucos corpos d’água brasileiros a banhar mais de um bioma – passa por fragmentos de Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, ecossistemas costeiros e insulares –, o Velho Chico é, definitivamente, uma dádiva do sertão. O rio é fonte de sobrevivência para mais de 18 milhões de pessoas e tem 58% de sua bacia localizada no “Polígono das Secas”, área que se situa majoritariamente na Região Nordeste, também se estendendo ao Norte de Minas, e que anualmente sofre com períodos críticos e longos de estiagem.

Estima-se que a extensão navegável em sua calha chegue a 1.670 quilômetros. Só para se ter ideia do que isso representa, o trecho navegável entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) é de 1.313 km.

Ouvidoria Geral do Estado

Denúncias sobre casos de assédio, machismo, homofobia e discriminação racial podem ser encaminhas à Ouvidoria Geral do Estado (OGE). As manifestações serão direcionadas aos órgãos responsáveis para acompanhar e agir em casos de violação dos direitos. Os registros podem ser realizados por meio do 0800-284-0011 (as ligações são gratuitas via celular), site da OGE e redes sociais (Twitter @ouvidoriageral, Facebook.com/ouvidoriageral e Instagram @ouvidoriageralbahia).

As reclamações ou denúncias encaminhadas à Ouvidoria darão origem a procedimentos administrativos e serão organizadas de acordo com o tema, e encaminhadas às autoridades competentes. Cada caso tem um fluxo distinto a depender das características específicas.

Museu de Arte de São Paulo

A partir deste mês, os visitantes do Museu de Arte de São Paulo (Masp) vão contar com mais um dia de entrada gratuita, além das já tradicionais terças-feiras. Até janeiro de 2022, em todas as primeiras quartas-feiras de cada mês o acesso ao museu será de graça. A novidade é patrocinada pela B3, a bolsa brasileira, e passa a valer a partir desta quarta-feira (3).

Para ter direito à entrada livre, no entanto, o visitante interessado precisa fazer o agendamento online por meio do site do Masp. O ingresso dá direito a visitar todas as exposições em cartaz, que são as seguintes: Beatriz Milhazes: Avenida Paulista Degas e Acervo em Transformação, a mostra de longa duração do museu.

Patrimônio Cultural do Brasil

A Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, em Lençóis, na região da Chapada Diamantina, pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil. Para dar início ao registro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prepara um dossiê e dois filmes que documentam aspectos históricos e etnográficos da festa. O festejo tem início com a lavagem da escadaria da igreja do Senhor dos Passos e também conta com novenas e procissão. 

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a lavagem contou com uma quantidade reduzida de participantes, as novenas terão transmissão online e cumprimento dos protocolos sanitários necessários e a procissão será substituída por uma carreata. A pesquisa para o registro do bem deve ser concluída após a filmagem da festa no próximo ano. 

Homenagem ao Carnaval de Salvador

Intitulado "Folia - Histórias de Carnaval", a editora SobreGentes prepara o lançamento do seu sexto livro. A obra é uma homenagem ao Carnaval de Salvador e reunirá as mais diversas histórias, num grande #tbt de experiências, lembranças e emoções vividas por diferentes figuras envolvidas, de foliões a artistas, passando por gente que faz a festa acontecer.

Entre os nomes confirmados estão artistas como Armandinho Macêdo, Margareth Menezes, Felipe Pezzoni, Alexandre Peixe e Tuca Fernandes, além de figuras como os jornalistas Antonio Luiz Diniz, André Uzêda e Camila Marinho; o apresentador Léo Sampaio; o compositor e radialista Pio Medrado e o poeta James Martins, que colaborou com o roteiro do filme "Axé - Canto do Povo de Um Lugar". 

Marcado para ser lançado na semana em que aconteceria o Carnaval, parte do valor arrecadado com as vendas será destinada a Instituição Beneficente Conceição Macedo, que atua há mais de 30 anos na assistência a pessoas com o HIV/AIDS. A pré-venda está disponível através do link.

Documentário Açucena

O documentário baiano Açucena, dirigido por Isaac Donato, foi o longa-metragem vencedor da categoria de maior destaque da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento, que terminou no fim de semana que passou, distribuiu ainda prêmios a mais três filmes.

Açucena traz para as telas a vida de uma senhora que anualmente celebra seu aniversário de sete anos e que, para tanto, conta com o envolvimento de sua comunidade. A obra disputava com mais seis filmes o prêmio da Mostra Aurora, ponto alto do festival por abrir espaço para diretores que lançam o primeiro ou o segundo longa-metragem. Um júri formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual deu a vitória do trabalho de Isaac Donato.

Vacinas falsas contra a Covid-19

A China prendeu mais de 80 pessoas suspeitas de envolvimento num esquema de venda de vacinas falsas contra a Covid-19, que funcionava desde setembro do ano passado, informou a imprensa oficial. As autoridades chinesas também apreenderam 3 mil doses do falso antígeno durante a operação.

A rede criminosa estava presente em várias cidades e a operação foi realizada em conjunto pelas forças de segurança de Pequim e das províncias de Jiangsu e Shandong, no litoral norte da China.

Bancos não vão funcionar dias 15, 16 e 17

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que do ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o calendário de feriados está mantido pela entidade, e nestes dias não haverá atendimento ao público. Já na quarta-feira de cinzas (17), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).