Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

06/02/2021 06h34

Foto: Divulgação

Dia do Agente de Defesa Ambiental

O Agente de Defesa Ambiental enquadra-se na lista de profissões sustentáveis e faz parte do quadro de funções públicas, cujo acesso é feito por meio de concurso público. É esse profissional que desenvolve e estabelece mecanismos que visam melhorias no meio ambiente, fiscalização e educação ambiental, voltadas para a preservação dos diversos biomas ambientais.

O dia 06 de fevereiro foi escolhido para homenagear esse profissional, guardião do patrimônio natural.

Algumas empresas e entidades educacionais também contratam Agentes de Defesa Ambiental para atuação nas áreas de gestão ambiental e educação ambiental. Na prática, sua atuação impede impactos negativos como devastações, exploração florestal, caça e pesca ilegal, poluição em todas as formas, dentre outras irregularidades; bem como orienta práticas sustentáveis nas demais esferas sociais.

Entretanto, todos os cidadãos podem, também, atuar como um agente no seu dia a dia, seja: por meio de boas práticas, amparadas pela  legislação ambiental – participação da  coleta seletiva, reutilização de agua, uso racional de recursos naturais; uso de  energia alternativa – não fóssil (com redução de emissão de gás carbónico), realização de campanhas de conscientização ambiental, orientação às crianças e adultos  para  um mundo mais sustentável etc; ou denunciado, aos órgãos fiscalizadores, práticas ilegais - como queimadas, descarte irregular de resíduos, devastação de áreas verdes, poluição do ar, de rios, do solo, de  lagos e mares; maus tratos a animais, construções irregulares em áreas sensíveis  etc.

É preciso ter a consciência de que a natureza é o maior patrimônio da humanidade, e que, ao preservá-lo, estará garantindo uma vida com qualidade e harmonia, inclusive para as gerações futuras.

Projeto Ojú Omin

Para quem gosta de arte e aprecia um excelente espetáculo de dança, não pode deixar de assistir, todos sábados do mês de fevereiro, no Canal do Youtube – IFÁ - Instituto de Formação em Arte -, às 16h, o projeto "Ojú Omin", uma apresentação de quatro coreografias da obra "O Leque de Oxum". A apresentação ocorrerá em quatro parques ambientais de Salvador, que tem bacias hidrográficas, sendo eles: Parque de Pituaçu, Parque São Bartolomeu, Dique do Tororó e Lagoa do Abaeté.

Cinco bailarinos da Cia de Dança Robson Correia, que integram o Núcleo Artístico do IFÁ entram em cena e realizam um conjunto de movimentações inspiradas em Oxum, deusa das águas doces, que representa a riqueza e também é a orixá que rege o ano de 2021, segundo informações de lideranças religiosas de matriz africana. O objetivo do projeto "Ojú Omin" é oferecer uma opção de lazer para todos, todas e todes que estão em quarentena, em virtude da Covid19.

Novo diretor-presidente da DP World Santos

Fábio Medrano Siccherino é o novo diretor-presidente da DP World Santos, terminal privado multipropósito no Porto de Santos. A posse está prevista para o dia 01 de abril. 

Em seus sete anos de trajetória na DP World Santos, Siccherino esteve à frente da agenda comercial do terminal, com destacada atuação na parceria firmada com a Suzano, em 2017, que deu origem à construção e operação do maior e mais moderno complexo de celulose do país.

Nestes anos, teve ainda papel fundamental no processo de posicionar a DP World Santos como um terminal multipropósito, buscando soluções alternativas à movimentação de contêineres, algo que tem se mostrado como uma decisão acertada, agregando receitas adicionais importantes para a empresa. Desde 2020, o executivo também estava responsável pela agenda de Relações Institucionais do terminal.

Estabelecimentos penais de Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Superintendência de Gestão Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) a adoção de “medidas urgentes” para prevenção e contenção de casos de Covid-19 nos estabelecimentos penais de Salvador.

Segundo a recomendação, expedida pela promotora de Justiça Andreia Ariadna, informações obtidas pela Unidade de Monitoramento da Execução da Pena (Umep), do MP, apontam para aumento significativo de infecção de custodiados por Covid-19 na Cadeia Pública de Salvador e ausência de médico na Unidade Penal Extraordinária (UPE), localizadas no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura.

Entre as medidas, que devem ser adotadas em prazo de 10 dias, estão a suspensão da entrada de presos oriundos do Centro de Observação Penal, porta de entrada para o sistema prisional, pelo período de quarentena mínimo estabelecido no Plano de Contingenciamento da Seap, ou a testagem prévia dos presos, encaminhando à Cadeia Pública somente aqueles não positivados e à UPE os positivados.

Selo Safe Travels

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) concedeu ao Centro de Convenções Salvador (CCS) o Selo Safe Travels, uma importante certificação sanitária e de saúde que atesta que o equipamento cumpre rígidos protocolos de higiene, limpeza e de combate e prevenção à Covid-19. Em julho de 2020, a cidade de Salvador foi o primeiro destino do Brasil a receber o Selo de destino seguro, que desde então vem sendo concedido a diversos estabelecimentos atuantes no segmento de viagens, eventos e turismo.

Além disso, 53 estabelecimentos de turismo da capital baiana já estão certificados com o Selo Verificado e com o Safe Travels. A ação é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Proprietários que desejam certificar suas empresas podem se inscrever no site http://www.seloverificado.salvador.ba.gov.br/

Festival de Cinema Na Quebrada

Os realizadores de filmes têm até este sábado (6) para se inscrever na primeira edição do Festival de Cinema Na Quebrada, voltado a produções audiovisuais realizadas nas periferias e nas ocupações centrais na cidade de São Paulo.

As inscrições estão abertas para filmes curtas-metragens com duração de, no mínimo, dois minutos e no máximo 25 minutos. Podem participar filmes produzidos na cidade de São Paulo após janeiro de 2017, de qualquer formato, de todos os gêneros e classificações.

O regulamento integral do festival e as inscrições podem ser acessados na página do evento. A exibição dos filmes ocorrerá  de 1º a 7 de março, em formato 100% online e gratuito na plataforma da Spcine Play, que é patrocinadora do evento junto com a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de São Paulo.

Casa do Carnaval

A Casa do Carnaval, museu que conta a história da folia em Salvador, completou três anos de funcionamento. O equipamento, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é responsável por preservar e disseminar a história da festividade que é parte essencial da cultura da capital baiana. Neste ano atípico, em que soteropolitanos e visitantes não irão às ruas celebrar o Carnaval em fevereiro, o museu é uma alternativa para não deixar a alegria característica do período se esvair. 

O equipamento cultural está funcionando de terça a domingo, das 10h às 16h. Para mergulhar na história da festa é preciso seguir os protocolos sanitários durante a visitação. O distanciamento é de 1,5 m na fila e deve ser seguido durante toda a visita. Além disso, só podem acessar a bilheteria quatro pessoas da mesma família ou uma pessoa por vez. A aferição de temperatura é realizada antes do acesso à bilheteria. 

A lotação máxima permitida é de 30 pessoas e a permanência máxima de 1h no museu. Além disso, é obrigatório o uso da máscara e é proibido o consumo de alimentos e bebidas durante toda a permanência no local. Também estão suspensas temporariamente as visitas guiadas e o agendamento de visitas para grupos.