12/02/2021 06h26
Foto: Roberto Parozotti
Moradores em situação de rua
A população que vive em situação de rua na cidade de São Paulo começará a ser vacinada nesta sexta-feira (12) contra o novo coronavírus. Deverão ser vacinados 2,2 mil moradores em situação de rua com idade superior a 60 anos. A vacinação dessa parcela atende a um pedido feito pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública.
Também nesta sexta-feira terá início a aplicação da segunda dose para as pessoas que abriram a campanha de vacinação contra a Covid-19 no mês de janeiro. Os primeiros a receber a segunda e última dose do imunizante serão os profissionais de saúde, indígenas e idosos que vivem em instituições de longa permanência, que compõem os primeiros grupos vacinados contra a Covid-19.
Até o momento, a cidade já imunizou mais de 301 mil pessoas, dos quais 34,4 mil são idosos com idade acima de 90 anos. O número de pessoas com mais de 90 anos já vacinadas superou a meta da prefeitura, o que indica que idosos de outras cidades podem ter sido imunizados em São Paulo.
Ressarcimento do valor das inscrições
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) informa aos candidatos que participaram do Concurso de Seleção para Estagiários, cancelado em função da pandemia da Covid-19, que o ressarcimento do valor das inscrições já está em curso. O reembolso só está disponível para quem preencheu o formulário no site da empresa responsável pela organização do concurso.
Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato com a Área Financeira do TCE/BA (3115-4453/Rogério).
MAR reabriu suas portas
O Museu de Arte do Rio (MAR) reabriu suas portas, seguindo os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de autoridades sanitárias nacionais, em função da pandemia do novo coronavírus. Neste primeiro momento, as salas estarão abertas de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h. Os ingressos, no valor de R$ 20 (inteira), devem ser adquiridos no site do museu ou diretamente na bilheteria, das 10h às 17h.
A reabertura do MAR traz a mostra inédita Paulo Werneck - Murais para o Rio, que vai ocupar uma das galerias do museu até agosto. Em paralelo, terão continuidade as exposições Rua!; Casa Carioca e Aline Motta: memória, viagem e água, lançadas no ano passado.
Casa Carioca, por exemplo, reúne cerca de 600 obras de mais de 100 artistas, com temas como lar e direito à moradia no Brasil. Já Rua! trata da linguagem urbana, isto é, a linguagem das ruas.
Mão de obra para o VLT do Subúrbio
O governo iniciou o cadastramento para contratar mão de obra para as obras do VLT do Subúrbio. Serão ofertadas 2.250 vagas para a área de construção civil. Os interessados devem fazer o cadastro até o dia 28 deste mês, apenas em um formulário eletrônico, disponível no site da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
As vagas são para pedreiro, carpinteiro, eletricista, montador de andaime, operador de empilhadeira, servente de obra e operador de guindaste. O processo de seleção vai acontecer nos meses de março e abril, e a previsão é de que as contratações aconteçam em maio.
O VLT terá capacidade de transportar 172 mil usuários por dia, de Ilha de São João, em Simões Filho, passando por todo o subúrbio, até o Comércio, integrando a estação do metrô Acesso Norte.
Práticas de roteiro para curta-metragem
Estão abertas até esta sexta-feira (12) as inscrições para a oficina “Práticas de roteiro para curta-metragem”, aplicada pela cineasta e jornalista Ceci Alves, responsável por diversos projetos premiados e diretora da produtora de audiovisual baiana ¡Candela!.
A oficina será ministrada em formato virtual, de 15 a 18 de fevereiro, e é voltada para pessoas que desejam aprender o se aperfeiçoar na construção de roteiros. A atividade faz parte da programação da Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. As vagas são limitadas.
Vivências no mar da Baía de Todos os Santos
Acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 15h, no canal da Fundação Aleixo Belov no YouTube, a live “Vivências no mar da Baía de Todos os Santos”. No encontro, o pesquisador e mergulhador Robson Oliveira compartilhará informações sobre os recifes naturais e artificiais localizados na baía e o Parque Municipal Marinho da Barra, que fica entre os fortes de Santa Maria e Santo Antônio.
Na ocasião, Oliveira falará também sobre o projeto de inclusão de pessoas com deficiência na atividade de mergulho. Desde 2015, ele realiza o mergulho adaptado na Bahia.
Lençóis, na Chapada Diamantina
A prefeitura de Lençóis, na Chapada Diamantina, decretou a autorização do acesso de transportes coletivos apenas mediante à apresentação da comprovação da reserva de hospedagem de todos os passageiros.
A medida, que começou a valer na última terça-feira (9), acontece para controlar o número de turistas durante o Carnaval de 2021 e evitar o agravamento da pandemia do coronavírus no município. Ela contempla ônibus, micro-ônibus e vans de excursão.
Lençóis já registra taxa de ocupação hoteleira acima de 70% para o feriado.
Ação social
O Salvador Shopping promove uma ação social em prol da Associação dos Profissionais de Eventos (APE). Para aderir à causa, os clientes podem adquirir o “Kit Carnaval da Solidariedade” para curtir a festa em casa. Faz parte do combo: balde de gelo e copos personalizados, confete, serpentina, seis cervejas Skol Puro Malte, doses de Absolut Vodka, de Whisky Chivas Regal e um snack. Os kits serão vendidos a R$50 no stand montado no Espaço Gourmet, piso L1, até o dia 17 de fevereiro.
Em paralelo, o empreendimento promove a campanha “Carnaval: da saudade à solidariedade”, também no Espaço Gourmet (piso L1). No local, os visitantes vão conferir uma homenagem aos três maiores Carnavais do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Recife, cuja visitação segue até o dia 17 de fevereiro, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 21h. A iniciativa conta com o apoio Skol, Pernod, Bazar dos Artistas e de personalidades baianas que emprestaram seus figurinos.
Turistas e residentes podem adquirir produtos, guloseimas e peças de artesanato tipicamente baiano nas lojas Planeta Olodum e Cores da Bahia, no Centro Público de Economia Solidaria (Cesol) e Mix Jardim. Camisas, chaveiros, chapéus, cangas, bonecas, bonecas, bolsas, toalhas, artigos religiosos e até doces e bebidas são alguns itens a venda nas operações. Os itens também podem ser comprados através da plataforma Salvador Shopping Online (www.salvadorshoppingoline.com.br), pelo aplicativo homônimo – disponível gratuitamente para Android e IOS – e receber em casa ou optar por realizar a retida das compras no Drive Thru.