14/02/2021 06h34
Imagem Divulgação
Carnavaranda Tropical
O Carnaval é uma das principais representações da criatividade brasileira. Muito mais do que uma festa de rua, é também um estado de espírito criativo que vive dentro de cada pessoa. Neste domingo (14), para não deixar esse momento tão simbólico passar em branco e ainda reforçar a importância de ficar em casa e manter o isolamento social sem desanimar, Devassa reinventa o Carnaval com o inédito Carnavaranda Tropical, um circuito com 15 shows surpresa que vão acontecer a partir das 15h30 e serão espalhados por varandas residenciais em Salvador, de maneira segura e com a participação de grandes nomes do Carnaval, como Ivete Sangalo, Banda Eva, Carlinhos Brown, Olodum, Didá, Larissa Luz e Margareth Menezes.
O Carnavaranda Tropical vai contemplar de maneira democrática diversos bairros da cidade em uma sequência de shows espalhados por varandas da cidade e, quem quiser acompanhá-los, poderá checar nas redes sociais de @Devassa que repostará os conteúdos dos artistas e consumidores que acompanharão os eventos de suas casas. Pensando em evitar eventuais aglomerações, os endereços não serão divulgados.
Todos Pelas Vacinas
Sem carnaval este ano por causa da pandemia, o Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, recebeu uma pintura especial para estimular as pessoas a se vacinarem contra a Covid-19.A pintura é parte da campanha chamada Todos Pelas Vacinas, organizada por diversas instituições ligadas à divulgação científica, com apoio de integrantes de escolas de samba e do carnaval paulistano.
A mensagem Todos Pelas Vacinas foi pintada na passarela do Anhembi, por onde teriam desfilado as escolas de samba de São Paulo, caso o Carnaval não tivesse sido adiado. A pintura no Sambódromo é parte do Festival Tô me Guardando, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e que prevê, até o dia 28 de fevereiro, uma série de 380 atividades virtuais para celebrar o carnaval.
Entre as atividades previstas, há uma que será realizada próxima ao Theatro Municipal. Lá, o bloco Explode Coração vai pintar no chão a frase “Tô me guardando pra quando o carnaval chegar”. Já na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, há uma exposição digital chamada Manhãs de Carnaval, com imagens da festa popular exibidas em um telão.
Neste domingo (14), o bloco Minhoqueens vai fazer performances curtas em janelas de apartamentos localizados ao longo do Minhocão.
Comprimidos de cloroquina
O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Ministério da Saúde e ao Exército informações sobre a produção e distribuição de cerca de 3 milhões de comprimidos de cloroquina. O ministro Benjamin Zymler, relator dos processos sobre a atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia, deu 15 dias para as respostas.
Recentemente o TCU também cobrou um posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre o uso do medicamento, depois que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudou o seu posicionamento e passou a afirmar que a pasta não indica qualquer medicação para ser utilizada no combate à Covid-19.
No mesmo despacho, divulgado no último dia 26, a área técnica do TCU apontou ilegalidade no uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fornecimento de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19. O governo federal também adquiriu e distribuiu a medicação a estado e municípios.
Palácio dos Esportes
Ao lado da estátua de Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, e de frente para a Baía de Todos os Santos, o Palácio dos Esportes, pertencente ao Estado da Bahia, será vendido para dar lugar a um novo empreendimento turístico. O projeto de lei, que prevê a alienação do imóvel, foi aprovado na Assembleia Legislativa e segue para a sanção do governador Rui Costa.
O prédio passará por licitação pública nos moldes da Lei Estadual de Licitações (9.433). Somente devem participar do certame empresas interessadas na aquisição do imóvel para a criação de empreendimento turístico.
Exemplar da art decó, o Palácio dos Esportes foi inaugurado em 1930, no lugar do Theatro São João (incendiado em 1923), e ocupa área de mais de 1,6 mil metros quadrados, numa das regiões mais visitadas da capital baiana.
AstraZeneca em crianças
A Universidade de Oxford lançou um estudo para avaliar a segurança e a resposta imune da vacina contra Covid-19 que desenvolveu com o laboratório AstraZeneca em crianças pela primeira vez. O novo teste de fase intermediária vai determinar se a vacina é eficaz em pessoas entre 6 e 17 anos. Cerca de 300 voluntários serão inscritos e as primeiras vacinas são esperadas este mês, disse Oxford.
A vacina Oxford-AstraZeneca realizada em duas doses foi aclamada como uma espécie de “vacina para o mundo” por ser mais barata e mais fácil de distribuir do que algumas rivais. A AstraZeneca tem uma meta de produzir 3 bilhões de doses este ano e mais de 200 milhões de doses por mês até abril.
Meu Carnaval
Patrimônio Cultural da Humanidade, a Baía de Todos os Santos será cenário da live "Meu Carnaval", que Bell Marques transmite no seu canal do YouTube neste domingo, 14 de fevereiro. O Forte de São Marcelo será palco da transmissão, que começará às 16h, horário em que, tradicionalmente, sai o bloco Camaleão no circuito Barra-Ondina, durante o Carnaval.
Praia do Forte
O Castelo Garcia D'Ávila, localizado em Praia do Forte, reabriu para visitação e inaugura o Museu do Castelo. As visitações ao Castelo podem ser realizadas de quarta a domingo, das 10h às 16h.
Com tecnologias de última geração e conteúdo multimídia de alta resolução, o espaço oferece uma nova experiência aos que o visitam e conta com vídeos, mapas, desenhos e gravuras, além de depoimentos de pesquisadores, arquitetos, artistas, moradores da região e de conselheiros da Fundação Garcia D'Ávila, que remonta o estilo de vida no castelo e a saga dos Garcia Davila.
Se, por um lado, a tecnologia possibilitará uma ampla interatividade e potencializará as informações históricas, a exposição com diversos utensílios, peças de cerâmica e até animais empalhados, traz um contato real com a história da Casa da Torre. Todos os objetos foram encontrados no Sitio Arqueológico.