Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

17/02/2020 05h24

Foto: Divulgação

A greve dos petroleiros, que reivindica a suspensão imediata da demissão dos 144 trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), é apontada como causa da falta de abastecimento. O volume de combustível está sendo fornecido pela metade aos navios no Porto de Santos, o que exige que as embarcações se dirijam a outros portos para completar o abastecimento, de acordo com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar).

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou, no último sábado (15), que 20 mil petroleiros, em 116 unidades da Petrobras, estão mobilizados. Sendo 56 plataformas, 11 refinarias, 23 terminais, sete termelétricas, uma usina de biocombustíveis e uma fábrica de fertilizantes, dentre outras, espalhadas em metade do Brasil.

ISO de Inovação

O Sebrae promove, nesta segunda-feira (17), palestra gratuita sobre a ISO de Inovação. O evento começa às 19 horas, em São Paulo, e será transmitida em vivo no site www.videos.netshow.me. O palestrante será Alexandre Pierro, sócio fundador da Palas, empresa de consultoria e inovação, que participou do processo de formatação da ISO 56.002. Ele vai falar na palestra sobre os aspectos ao redor da norma que é baseada em oito pilares e é direcionada para a gestão de inovação, buscando garantir a manifestação de valor nas inovações, que podem ser produtos, serviços, processos, modelos ou métodos.

Desafio da Nivea

As inscrições para o Desafio da Nivea estão abertas até esta segunda-feira (17). Empresas de todo o Brasil podem se inscrever e pensar soluções que melhorem a experiência de compra no varejo físico dos produtos de cuidado facial. O desafio é uma parceria da Nivea coma StartSe e cinco startups serão premiadas no final. A melhor delas poderá desenvolver o projeto junto com a Nivea, além de receber o patrocínio de R$ 25 mil para participar de um evento da StartSe; as outras quatro vencedoras receberão R$ 3 mil. As inscrições podem ser feitas no site www.comunidade.startse.com.

Trios elétricos

Ficar por dentro das regras de trânsito atualizadas, estar preparado para enfrentar situações de risco e controlar as emoções. Os temas serão abordados na capacitação gratuita para os condutores de trios elétricos que vão trabalhar no Carnaval de Salvador, oferecida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Polícia Militar.
As aulas começam nesta segunda-feira (17), na sede do Detran, na Avenida ACM, e seguem até quinta-feira (20). Serão quatro horas de aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, prevenção de acidentes e gestão da emoção. A previsão é que aproximadamente 200 motoristas participem da capacitação.

Metrô de São Paulo

Com a chegada do carnaval, o Metrô de São Paulo começou a vender bilhetes antecipados para evitar filas durante a folia. Como a festa reúne passageiros que muitas vezes não utilizam o Bilhete Único diariamente, pode haver a necessidade de adquirir um unitário.

Desta forma, foram disponibilizados oito pontos de venda antecipada, com guichês sinalizados nas seguintes estações: Linha 1-Azul: Tietê e Jabaquara;

Linha 2-Verde: Sumaré, Consolação e Tamanduateí; Linha 3-Vermelha: Barra Funda, República e Tatuapé.

Além das bilheterias, o Metrô também informou que vai “reforçar o quadro de funcionários para a operação dos trens e estações no período do pré e pós carnaval, atendendo aos diversos eventos de blocos e ao desfile das escolas de samba.

Muita chuva

A Somar Meteorologia afirma que os próximos três dias serão de muita chuva na região do Matopiba, principalmente no Maranhão e Piauí. A Zona de Convergência Intertropical, sistema responsável por essa condição, deve gerar volumes expressivos na área, ultrapassando os 100 milímetros. O destaque de precipitação é no norte do Maranhão.

Já a frente fria que atingiu o Centro-Oeste e Sudeste do país durante a semana passada perde a intensidade. A Somar diz que a chuva nessas regiões continua, mas com menor volume. Os níveis de chuva só voltam a aumentar em meados da próxima semana devido a uma nova frente fria vinda do Sul do país.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é de chuva. De acordo com a Somar, essa chuva pode ajudar a reverter o déficit hídrico na região, mas é preciso estar alerta, porque essa chuva vem em forma de temporais, ventanias, descargas elétricas e até granizo.

Aeroporto de Viracopos

Os credores do Aeroporto de Viracopos aprovaram, na sexta-feira (14), o plano de recuperação judicial da concessionária, mediante o compromisso de apresentação do pedido de qualificação do empreendimento no programa de relicitação de ativos de infraestrutura do Governo Federal.

A adesão à relicitação é um ato voluntário da concessionária e consiste na devolução amigável do ativo com a consequente realização de novo leilão e assinatura de contrato de concessão com outra empresa, nos termos da Lei nº 13.448/2017 e do Decreto nº 9.957/2019. Originalmente, o contrato de concessão de Viracopos expiraria em 2042.

Conforme disposto no plano, todos os créditos devidos pela concessionária à União serão compensados do valor de indenização a ser paga à concessionária pelos investimentos realizados e que ainda não tenham sido amortizados até a extinção antecipada do contrato.

CURIOSIDADE

Batizado de navio

A tradição de batizar um navio é tão antiga quanto às próprias embarcações. Os egípcios, romanos e gregos já faziam cerimônias a fim de pedir aos deuses proteção para tripulantes.

Um padrão passou a ser regrado para o batismo dos navios a partir do século 18. Era derramada contra a proa da embarcação qualquer espécie de liquido que poderia ser relevante ou significativo, e não apenas os tradicionais champanhe e vinho. Há casos de navios americanos sendo batizados com água de importantes rios daquele país.

Com o passar do tempo as cerimônias tornaram-se eventos públicos capazes de reunir centenas de pessoas. Champanhe e os melhores vinhos passaram a ser comumente usados.

A tradição passou a ser determinante que uma mulher deveria fazer as honras de ser nomeada “benfeitora” do navio e ela teria a fazer o batismo jogando a garrafa com líquido contra a proa do navio.  Essa tradição se mantém em muitos países. Se isso dá sorte ou não, ninguém sabe se ao certo.

Uma superstição marinheira é que, se um navio não fosse corretamente batizado, seria considerado azarado. Por exemplo, se a garrafa de champanhe não quebrasse contra o casco qual seria o destino do coitado ao enfrentar os mares bravios.

Outra coisa que não deve acontecer é um navio ser rebatizado. Para os marinheiros batismo bom é batismo feito do jeito certo, com garrafa quebrada e uma única vez.