23/02/2021 06h26
Foto: SCPAR Porto de Imbituba
SCPAR Porto de Imbituba tem nova diretoria executiva
O Conselho de Administração da SCPAR Porto de Imbituba, administradora do porto público localizado no Sul de Santa Catarina, aprovou a nova composição da diretoria executiva da Autoridade Portuária. Fábio dos Santos Riera assume o cargo de diretor-presidente, acumulando com a Diretoria de Infraestrutura e Logística. À frente da diretoria Administrativa e Financeira, passa a fazer parte da equipe o contador Fabrício Santos Debortoli, profissional com larga experiência em cargos executivos e conselhos de governança de grandes empresas.
Em reunião mensal do conselho interno de gestão da Autoridade Portuária, realizada na manhã da última sexta-feira (19), o diretor-presidente Riera aproveitou a oportunidade para apresentar inicialmente o novo diretor aos colaboradores participantes. Debortoli agradeceu a acolhida e informou que seu objetivo é agregar valor, experiência de mercado e auxiliar na governança. Também se colocou totalmente à disposição do corpo técnico da companhia.
Programa Partiu Estágio
O Governo do Estado lançou o primeiro edital do Programa Partiu Estágio para o ano de 2021. Ao todo, serão ofertadas 2.973 vagas, que serão distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados na capital e em 173 municípios do interior. As inscrições poderão ser feitas da quarta-feira (24) até o dia 26 de março, por meio do site do programa.
Poderão participar estudantes universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privadas, com sede/polo na Bahia, e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD. A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio (com validade de seis meses), desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente na Bahia e ter concluído pelo menos 50% do curso. Como nos editais anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para pessoas com deficiência física.
Interdição de todas as praias
A prefeitura de Salvador anunciou a interdição de todas as praias da capital baiana a partir de quarta-feira (24). Além das praias, os clubes sociais da cidade também serão fechados durante esse período, desativando 100% da fase 3 do plano de retomada das atividades na capital. O decreto é válido por 7 dias, com possibilidade de prorrogação.
Ferry-boat e lanchas
Em virtude do novo decreto governamental que estabelece toque de recolher das 20h às 5h, até domingo (28), a Agerba estabeleceu novos horários para o funcionamento do sistema hidroviário de transportes entre Salvador e a Ilha. Tanto no sistema ferry-boat, para Itaparica, como no sistema de lanchas, para Vera Cruz, o embarque de passageiros acontece até as 19h.
O último horário foi antecipado para que os usuários realizem a travessia e ainda tenham tempo para se deslocar até suas residências. A frequência de saída das embarcações segue o quadro regular de horários, com início da operação às 5h30, no ferry-boat, e às 5h20, nas lanchinhas.
Máscaras reutilizáveis de tecido
O Governo do Estado enviou 532.500 máscaras reutilizáveis de tecido para 223 municípios que estão vinculados aos Núcleos Regionais de Saúde do Centro-Oeste, Centro–Leste, Extremo Sul, Leste, Nordeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul.
As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 13 milhões de unidades, gerando oportunidade de trabalho em toda a Bahia, numa ação realizada em parceria entre as secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR). Além destas, o Governo do Estado adquiriu outras 2,6 milhões de máscaras por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Todos pelas vacinas
A frase “Todos pelas vacinas” foi pintada nos campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), como maneira de apoiar a campanha de vacinação contra a Covid-19.
A ideia é apoiar a disseminação de informações sobre a segurança dos imunizantes contra o coronavírus, além de se posicionar contra as notícias falsas que circulam o tema no momento. A iniciativa também demonstra o apoio das instituições à ciência, saúde e o SUS.
As pinturas foram realizadas em frente à Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências da Saúde da Ufba, em Salvador; e em frente à reitoria da UFRB, em Cruz das Almas.
A intervenção também marca o início do novo semestre letivo remoto nas duas universidades e faz parte da campanha nacional #TodosPelasVacinas.
O portal www.todospelasvacinas.info agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais, tirando dúvidas sobre o assunto.
Sistema de Seleção Unificada
Termina nesta terça-feira (23) o prazo de adesão das instituições públicas de educação superior ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na oferta de vagas para o primeiro processo seletivo de 2021. A seleção oferece vagas aos candidatos tendo por base os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.A assinatura do termo de adesão de cada instituição deve ser feita por meio do sistema de gestão do Sisu, no site do programa.
O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Enem e não ter zerado a redação.
É de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu.
Projeto Museu Nacional Vive
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou que a elaboração do projeto de arquitetura e restauro do Museu Nacional do Rio de Janeiro ficará a cargo do consórcio H+F Arquitetos e Atelier de Arquitetura e Desenho Urbano, vencedor de licitação realizada pelo Projeto Museu Nacional Vive.
O projeto engloba estudos arquitetônicos, de legislação, fluxos de circulação, sustentabilidade, acessibilidade, segurança e conforto ambiental para reconstrução do museu, atingido por incêndio de grandes proporções no dia 2 de setembro de 2018. O investimento do Projeto Museu Nacional Vive nesta fase será de R$ 2.695.212,50. O prazo de execução das atividades contratadas é de 18 meses.
Enem 2020
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicado nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24) para candidatos que tiveram as provas canceladas por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus, para aqueles que não puderam fazer o exame por estarem com sintomas da covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e para os participantes prejudicados por questões logísticas.
O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade).
As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).