Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

18/02/2020 05h30

Monumento roubado

Uma das estátuas que compõe o monumento em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro do Rio de Janeiro, foi furtada no fim de semana. A escultura em bronze pesa cerca de 400 quilos, tem em torno de dois metros de altura e representa a mãe do Marechal, dona Rosa Paulina da Fonseca. Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, entre 1889 e 1891.

O monumento, que data de 1937 e abriga os restos mortais do marechal Deodoro e de sua esposa, é alvo de furtos frequentes de figuras históricas e placas informativas. O objetivo dos criminosos é derreter e vender o bronze das peças.

Orla de Ondina

O prefeito de Salvador, ACM Neto, inaugura nesta terça-feira, às 9h30, as obras de requalificação da segunda etapa da nova orla de Ondina. Os trechos requalificados nesta etapa têm pouco mais de 1,6 km, e vão da Praça das Gordinhas (Eliana Kértesz) até a Praça Orugan e do restaurante Sukiyaki até a Curva da Paciência. As intervenções envolveram colocação de novo asfalto e passeio em concreto, ciclovia, meio-fio em granito, iluminação em LED, drenagem e requalificação da Praça das Gordinhas. 

Com as obras, a mobilidade vai melhorar na região. A Praça das Gordinhas terá um binário até a Rua Sabino Silva. A marginal da Avenida Oceânica terá sentido único na direção Rio Vermelho-Barra. Já a avenida terá sentido único na direção Barra-Rio Vermelho. 

Terça Musical

Pré-carnaval ao som de música erudita. Assim é o projeto Terça Musical. Uma opção para quem foge da folia momesca e prefere a tranquilidade de uma sinfonia. Na edição desse mês, o projeto terá apresentação da camerata Quadro Solar, no dia 18, às 16h30, no Museu Geológico da Bahia, Corredor da Vitória, em Salvador. A entrada é gratuita.

O grupo que tem o repertório composto por músicas de Mozart, Gioachino Rossini, Bach, Boccherini e Gershwin. O projeto do MGB, ocorre em toda primeira terça-feira de cada mês, mas devido ao período de férias, em fevereiro, ocorrerá na terceira terça-feira. O projeto é uma parceria entre o MGB, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Aulas gratuitas de natação e hidroginástica

Os interessados em praticar aulas gratuitas de natação e hidroginástica precisam ficar atentos. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) vai disponibilizar em seu site, a partir das 14h do próximo dia 27 de fevereiro (quinta-feira pós carnaval), o link de inscrição no Programa Natação em Rede.
A piscina olímpica da Bonocô vai abrigar a maior fatia de vagas, 800 no total. Dessas, 500 para natação e 300 para interessados em hidroginástica. As demais vagas foram distribuídas na piscina do prédio da antiga Flem, no Centro Administrativo da Bahia (400), e na piscina do Centro Pan-americano de Judô (Ipitanga/Lauro de Freitas), como mais 400 vagas.
As vagas para natação são exclusivas para jovens de 7 a 17 anos, da rede de ensino pública.  Já as vagas de hidroginástica serão para idosos com idade igual ou superior a 60 anos. No dia 02 de março, a equipe de professores estará nos três núcleos para iniciar aulas com alunos que apresentarem a documentação necessária.

Abertura do Carnaval do Pelô

Uma festa de tirar o fôlego e com repertório que promete relembrar todas as décadas, desde a criação da primeira guitarra elétrica do Brasil - o Pau Elétrico - e sua evolução com Armandinho, até o surgimento da Guitarra Baiana. Esse é o megaevento anunciado para sexta-feira (21), às 20h, no Largo do Pelourinho, quando os Irmãos Macêdo farão o show de abertura do Carnaval do Pelô.

No palco, Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macêdo vão celebrar os 70 anos de criação do trio elétrico, projeto do pai deles, Osmar Macêdo (1920-1997), com Dodô (1920-1978). Além de lembrar os fatos históricos do maior Carnaval do Mundo, os irmãos vão levar para o Pelourinho o repertório da Banda Armandinho, Dodô e Osmar, que neste ano completa 46 anos. A evolução do Trio Elétrico e a musicalidade que influenciou e ainda influencia gerações de artistas baianos também farão parte da folia.

O show terá participação especial da banda da Escola de Música Irmãos Macêdo, projeto do Instituto Osmar Macêdo, dirigida por Aroldo Macêdo, Paulo Milha e Davi Lima, que tem como objetivo oportunizar o aprendizado da música 'trieletrizada' a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

Kits de trabalho para ambulantes

Ambulantes credenciados junto à Secretaria Municipal de Ordem pública (Semop) de Salvador para trabalhar no Carnaval de Salvador já podem retirar os kits de trabalho, de acordo com cronogramas programados para cada circuito.

No circuito Dodô (Barra-Ondina), os materiais poderão ser retirados até dia 18, na Rua Baependi, sem número, no bairro de Ondina. O horário de retirada é das 9h às 17h. Já no Osmar (Avenida), os vendedores podem pegar os produtos até o dia 19, no ICBA, na Avenida Miguel Calmon, sem número, no bairro do Canela. O ponto de retirada fica embaixo do viaduto do Campo Grande e o horário de entrega também será das 9h às 17h.

Os kits são compostos por isopor, precificador, colete, boné, guarda-sol e barreira. Além de receber os objetos, os vendedores credenciados vão receber orientações sobre consumo responsável e sobre as proibições durante o carnaval.

CURIOSIDADE

Sexta-feira 13

Os marítimos e marinheiros acreditam que “sexta-feira 13”, em particular, é um dia de má ou de pouca sorte. No século 18 muitos marinheiros recusavam-se a embarcar nesse dia da semana.

Assim, conta a lenda que, na intenção de suprimir a superstição, a Marinha Britânica comissionou um tal chamado H.M.S. Friday (sexta feira). A tripulação foi selecionada também em uma sexta-feira e o navio foi lançado ao mar em uma sexta 13. Para completar até o capitão que se chamava James Friday, foi escolhido especialmente para ser o comandante e capitão da embarcação. E em uma manhã de um dia 13 de uma sexta-feira, o navio partiu em sua primeira expedição pelos mares do Pacífico.

E no meio do caminho ele naufragou e desapareceu para sempre. Acredite se quiser, em um dia de sexta feira, 13.