Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

02/03/2021 06h30

Foto: Divulgação

Carta do CNSS

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde divulgou uma carta em que solicita medidas urgentes para conter o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. Entre os principais pontos defendidos estão um toque de recolher nacional entre 20h e 6h, fechamento de praias e bares, ampliação da testagem da população, suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país, entre outros.

"O recrudescimento da epidemia em diversos estados leva ao colapso de suas redes assistenciais públicas e privadas e ao risco iminente de se propagar a todas as regiões do Brasil. Infelizmente, a baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas ainda não permitem que esse quadro possa ser revertido em curto prazo", alerta o órgão, que defende ainda um pacto nacional que envolva todos os poderes, sociedade civil, representantes da indústria e do comércio e grandes instituições religiosas e acadêmicas do país.

2ª. dose da vacina

A Prefeitura de Salvador vai iniciar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para completar o esquema de imunização dos idosos, a partir de terça-feira (2), das 8h às 16h. A vacinação acontece nos drive-thrus da Arena Fonte Nova e Parque de Exposições, além dos pontos fixos das Unidades de Saúde da Família (USF) Vista Alegre e Federação; além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Virgílio de Carvalho e Nelson Pihauy Dourado.

É indispensável a verificação do nome do idoso habilitado para receber a segunda dose, além da data estabelecida, antes de realizar o deslocamento até um ponto de vacinação. A lista está disponível no site da SMS. Para se vacinar no local, será necessária a apresentação do cartão e o documento oficial com foto.

Já aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam se registrar novamente na plataforma. Basta observar a data que consta no cartão e aguardar a equipe em domicílio no dia estabelecido para o retorno.

Camerata Opus Lúmen

Na semana em que o Museu Geológico da Bahia (MGB) completa 46 anos, a Terça Musical abre a temporada 2021 com a camerata Opus Lúmen. A apresentação, que continuará virtual devido a pandemia da Covid-19, ocorrerá nesta terça-feira (2), no instagram do MGB (@museugeologicodabahia), às 16h30. O tema será Música Clássica no Cinema.

A camerata é formada pelos músicos Solamy Oliveira (clarinete), Gabriel Paes Marcaccini (oboé), Ilza Cruz (fagote), Davi Britto (trompa), Tota Portela (flauta) e Humberto Monteiro (percussão). Cada integrante irá tocar de casa.

O grupo Opus Lúmen integra as cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), parceira do Museu Geológico no projeto Terça Musical, que mensalmente realiza concertos musicais.

Shoppings da capital baiana

Durante os dias de prorrogação das medidas de restrição em Salvador, os shoppings da capital baiana estão liberados para funcionar no esquema drive thru, das 10h às 19h.

As exigências para o funcionamento do drive thru são: uso obrigatório, além da máscara, de face shield para os funcionários responsáveis pelas entregas; acesso apenas por carro, sem possibilidade dos clientes saírem dos veículos ou entrarem no espaço interior do empreendimento;  vendas exclusivamente através de canais online (whatsapp, aplicativos ou através do site do lojista/empreendimento); pagamento deverá ser realizado previamente, caso não seja possível, através de cartão de crédito, débito ou similar; estações de entrega deverão ser identificadas e com distância mínima de 3m entre elas, sem mais de um funcionário em cada estação de entrega; acesso exclusivo do estacionamento para carros na modalidade drive thru, com catraca aberta ou acionamento automatizado e sem cobrança de estacionamento; as estações de entrega deverão ser higienizadas sempre antes do uso e ao encerramento das atividades e possuir dispensers de álcool em gel; todos os produtos deverão, obrigatoriamente, ser higienizados antes da entrega aos clientes.

Cursos do Senai Bahia

Até a próxima quarta-feira (3), o Senai Bahia inscreve interessados em 1680 vagas em cursos de aperfeiçoamento e de qualificação profissional. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br. As aulas terão início entre o final do próximo mês e abril.

Do total de vagas oferecidas, 800 são para cursos de aperfeiçoamento profissional destinados a adultos e jovens, com idade a partir de 18 anos, que desejam adquirir uma nova competência na área em que trabalha.Serão realizados no formato de aulas semipresenciais. As outras 880 vagas são para qualificações profissionais gratuitos, voltados para adultos e jovens, com idade a partir de 16 anos, que querem começar uma carreira.

Para alguns dos cursos de aperfeiçoamento profissional oferecidos, além das aulas EAD, serão realizadas aulas práticas presenciais. É o caso do curso de Instalações Elétricas Prediais, que contará com aulas práticas nas unidades do SENAI de Feira de Santana e Dendezeiros (Salvador); e do curso de Gestão de Distribuição, que terá aulas práticas nas unidades do SENAI de Feira de Santana e Lauro de Feitas.

O regulamento, a lista completa dos cursos oferecidos e suas especificidades, os pré-requisitos para inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br.

Prorrogação de decreto em Salvador

A prefeitura prorrogou o decreto 33.569 e que proíbe o acesso às praias, campos e quadras públicas de Salvador, com vencimento previsto para esta terça-feira (2). A medida vale por sete dias, sendo válido até a próxima terça-feira (9).

O decreto também proíbe a utilização de campos e quadras públicas da cidade, assim como clubes sociais, recreativos, esportivos e parques públicos, além da Arena Aquática. A proibição, nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã, do comércio e o consumo de bebidas em espaços públicos às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 17h até às 7h do dia seguinte, também está inclusa no decreto.

Informação falsa no Twitter

A conta do Twitter que postar uma informação falsa sobre vacinas contra a Covid-19 sofrerá apenas a marcação do tuíte. Após duas ou três violações, a conta ficará bloqueada por 12 horas. Nova infração levará a uma suspensão de uma semana. Por fim, a desativação permanente é a pena para a quinta violação.

Publicações relacionadas com a pandemia feitas pelo Ministério da Saúde já foram sinalizadas como enganosas pelo Twitter. No início de janeiro, a pasta publicou um tuíte pedindo que o tratamento precoce fosse solicitado por quem apresentar sintomas da Covid-19, o que não é endossado por especialistas. O Twitter colocou um alerta no post, apontando que houve “a publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais” relacionadas à doença.

Segundo a rede social, o responsável pela conta será advertido quando um aviso ou a solicitação de remoção de um tuíte “resultar em uma aplicação adicional de medidas”.

Hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a afirmar que a hidroxicloroquina não é eficaz no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Um painel de especialistas do órgão “aconselha fortemente contra o uso” do medicamento para prevenir e tratar a doença.

A OMS alegou que “a droga não é mais uma prioridade de pesquisa: os recursos devem se concentrar em outras drogas mais promissoras para prevenir a Covid-19″.

“As evidências mostraram que a hidroxicloroquina não teve efeito significativo sobre a morte e admissão no hospital, enquanto as evidências de certeza moderada mostraram que a hidroxicloroquina não teve efeito significativo sobre a infecção pela Covid-19 confirmada em laboratório e provavelmente aumenta o risco de efeitos adversos”, afirmou.

O medicamento é promovido pelo presidente Jair Bolsonaro que, mesmo diante de evidências científicas que comprovam que o remédio não possui eficácia contra a doença, insiste em indicá-lo para pacientes infectados, e ainda para uso como “tratamento precoce”.