05/03/2021 06h32
Foto: Divulgação
Filometro em Salvador
A população de Salvador já passa a contar com uma nova ferramenta digital que informará sobre a intensidade das filas nos pontos de drive-thru montados durante a estratégia de vacinação contra o coronavírus. Por meio do link https://filometro.saude.salvador.ba.gov.br/, é possível visualizar em tempo real quais drives em operação registram pouca ou grande demanda.
A ferramenta traz a quantidade de pontos ativos e de vacinados do dia, bem como os status geral de filas e de cada espaço específico – se há pouco movimento, moderado ou intenso. Também é possível ver o público-alvo atendido em cada local (se profissionais da saúde ou idosos) e quais doses estão sendo aplicadas (se a primeira ou de reforço).
A ideia é que os cidadãos inseridos dentro dessa primeira fase de vacinação contra o coronavírus evitem se dirigir aos drive-thru em períodos do dia que são mais demandados, evitando, portanto, longas esperas.
Venda de bebidas alcoólicas
De acordo com as medidas restritivas adotadas pelo governo da Bahia para tentar frear o aumento do número de casos de coronavírus, a partir das 18h desta sexta-feira (5) até as 5h da segunda (8), a venda de bebidas alcoólicas está proibida em todo o estado.
Os estabelecimentos que trabalham com o serviço delivery também terão que adotar a medida.
Home Center Ferreira Costa
Enquanto durar o lockdown na Bahia, os clientes Home Center Ferreira Costa podem realizar compras pelo site e televendas da empresa, com a opção drive-thru para retirada dos produtos. Enquanto durar o decreto, a loja funcionará de segunda-feira a sábado das 8h às 19h e no domingo das 8h30 às 18h. Já o drive-thru funciona das 10h às 19h. Farmácia e lotérica funcionarão no mesmo horário que a loja física.
Para quem buscar o serviço do televendas, ele acontece através do número (71) 3505-1555 e é realizado por um vendedor de plantão. Após o pedido ser separado, basta o cliente ir até a loja para que a equipe de acolhimento o encaminhe para o local da retirada da mercadoria.
Ivermectina
Um dos medicamentos, que tem se posicionado entre os mais usados no Brasil para ‘prevenção e tratamento’ de casos leves de Covid-19, a ivermectina não tem comprovação científica de eficácia. Um estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (Jama) comprova que o remédio realmente não tem efeito contra o coronavírus.
A pesquisa foi feita na Colômbia com 476 pacientes com quadro leve da infecção, com sintomas há no máximo sete dias, que estavam em casa ou hospitalizados. Um total de 15 pacientes (7,5%) que tomou ivermectina precisou parar o tratamento por efeitos adversos. Quatro pacientes, dois em cada grupo, tiveram falência múltipla de órgãos decorrente da Covid-19.
A pequena diferença nos percentuais mostra que não há melhoria significativa no uso do medicamento contra o coronavírus. “Nossos achados não recomendam o uso de ivermectina no tratamento de casos leves de Covid-19”, escreveram os pesquisadores no documento.
Greve dos petroleiros da Bahia
Após duas semanas suspensas, a greve dos petroleiros da Bahia, que teria início no dia 18 de fevereiro, será retomada a partir das 00h01 desta sexta-feira, 5. Segundo o Sindipetro, a decisão foi tomada após os profissionais e a Petrobras não entrarem em acordo.
Ainda de acordo com a entidade sindical, a greve não acontecerá só na Bahia, sendo deflagrada também pelos Sindipetros do Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e São Paulo (Mauá e Campinas). Filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), esses sindicatos também estavam negociando suas pautas reivindicatórias regionais diretamente com a Petrobras.
Pacientes em diálise
A obrigatoriedade que pacientes em diálise têm de se deslocar para centros de terapia renal substitutiva, a fim de realizar o tratamento de hemodiálise (imprescindível para a manutenção da vida e que não pode ser interrompido), tem se tornado um risco a mais para pessoas que convivem com um quadro de saúde mais frágil, com comorbidades.
Dados do Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostram que, apenas na Bahia, haja pelo menos 10 mil pacientes em diálise – com mais de 80% na modalidade de hemodiálise –, se locomovendo em média três vezes por semana para unidades de saúde que, em muitos casos, também recebe pessoas infectadas com o coronavírus.
É diante desse cenário que a SBN Regional Bahia decidiu encampar uma campanha pela imunização imediata dos pacientes portadores de doença renal crônica em diálise no estado e espera por uma resposta positiva do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Sesab.
Chamadas de voz e vídeo
O WhatsApp lançou um recurso de chamadas de voz e vídeo na versão do aplicativo para computadores de mesa. A companhia, controlada pelo Facebook, afirmou que as chamadas serão processadas por sistema de encriptação de dados de ponta a ponta.
O anúncio deve colocar o WhatsApp como um novo rival aos sistemas de videoconferência oferecidos por empresas como Microsoft, Google e Zoom, mas não ficou claro se a empresa pretende competir neste segmento.
Doação de sangue
Para facilitar a doação dos voluntários durante o lockdown, a Fundação Hemoba retomou a coleta itinerante nos supermercados e a primeira parada será no Big Bom Preço do Iguatemi, Avenida ACM, com coleta até sábado (6), das 8h às 17h. A ação também visa contemplar pessoas que vivem ou trabalham na região e voluntários da unidade do Salvador Shopping, que estará fechado no final de semana em função do decreto.
Serão realizadas coletas de sangue para doação e cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. No ônibus, os atendimentos acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica e é permitida apenas a entrada de dois doadores por vez.
Os atendimentos nas unidades do Salvador Norte Shopping e do Salvador Shopping seguem suspensos esta semana, cumprindo a prorrogação do decreto estadual de fechamento dos centros comerciais, pelo avanço da pandemia. Na unidade da Vasco da Gama, o atendimento acontece das 7h30 às 16h esta semana e no sábado (6), das 7h30 às 12h30.