Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

19/02/2020 05h56

Foto: Divulgação

Operação Luz na Infância

Policiais civis de 12 estados realizaram a 6ª. fase da Operação Luz na Infância, que tem como objetivo identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual. A operação está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e envolve ainda as agências de aplicação da lei da Colômbia, dos Estados Unidos, do Paraguai e Panamá.

Só nesta terça-feira (18), os policiais civis cumpriram 112 mandados judiciais de busca e apreensão de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes. Do total de prisões, 19 foram em São Paulo, nove em Santa Catarina, seis no Paraná, quatro em Mato Grosso do Sul, duas no Ceará, uma no Rio Grande do Sul, uma em Mato Grosso e uma em Goiás. Também há alvos em Alagoas, Acre e Piauí. Ao todo, 579 policiais estão atuando nas diligências. 

EcoFolia Solidária

Durante o Carnaval de Salvador, os catadores de resíduos sólidos vão contar com o “EcoFolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”. 950 trabalhadores serão atendidos em cinco pontos estratégicos nos dois circuitos da festa: Politeama, Pelourinho, Ladeira da Montanha, Barra e Ondina, e mais um no bairro do Nordeste de Amaralina.
O projeto, financiado pelo governo estadual, por meio das secretarias do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Meio Ambiente (Sema), é gerido pela Rede de Cooperativas, que tem a estrutura física dos pontos de apoio e distribui fardamento e equipamentos de proteção individual - botas, luvas e protetores auriculares, além de refeições e água para os catadores.
Todo material coletado será estocado pelas cooperativas, à espera do melhor momento para comercialização, uma vez que durante o Carnaval o mercado costuma reduzir os preços, em razão da farta oferta.

Carnaval mais inclusivo

Para garantir um Carnaval mais inclusivo e com garantia de direitos para as pessoas com deficiência, as superintendências de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia, começaram a fiscalizar as estruturas dos camarotes de Salvador.

A ação fiscalizatória, que é a segunda fase da operação, ocorre no pré-carnaval com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores e a acessibilidade para as pessoas com deficiência no circuito Barra-Ondina. A operação tem o apoio da Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil (Decon), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BA) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA)

Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos e poderão sofrer as penalidades estabelecidas na legislação consumerista e demais correlatas. As denúncias podem ser encaminhadas por meio do aplicativo Procon BA Mobile ou por e-mail: [email protected]

Exposição “Carnaval: 70 anos do Trio Elétrico”

A Biblioteca Vereador Manuel Querino, localizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, convida os foliões, os fãs do Carnaval e o público em geral para um mergulho na história de uma das festas mais aguardadas do calendário brasileiro com a exposição “Carnaval: 70 anos do Trio Elétrico”.

A exposição reúne uma galeria com imagens dos trios elétricos ao longo das décadas e de artistas que fizeram a história do Carnaval de Salvador, como Dodô e Osmar, Caetano Veloso, Morais Moreira e Baby Consuelo.

Até o dia 29, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o público também pode conferir a coleção da Revista Exclusiva, “Edição Especial do Carnaval”, que contém registros dos carnavais, desde a década de 1950 até os anos 2000. Além disso, estão expostos abadás dos blocos, a tradicional roupa dos Filhos de Gandhy e um acervo de destaque com livros que contam a história da festa.

Hospital Aliança

O Hospital Aliança foi vendido por R$ 800 milhões para a Rede D’Or, empresa do Rio de Janeiro que também integra a gestão do Cardio Pulmonar e Hospital São Rafael. O acordo determina que 80% da administração do centro fique com o grupo carioca. Os 20% continuam com a companhia fundadora.

Atualmente o Hospital Aliança possui um quadro de 1.624 funcionários diretos. A expectativa é ampliar esse contingente. Haverá ainda ampliação na infraestrutura do empreendimento e incorporação de novas tecnologias. Também será construída uma nova unidade.

CURIOSIDADES

A evolução dos caminhões

Em janeiro de 1886, Carl Benz patenteou na Alemanha o primeiro veículo motorizado do mundo, o caminhão Mercedes-Benz, dando início a uma história de pioneirismo e de inovação no universo automotivo.

Em 1902, a Scania produziu seu primeiro caminhão nas instalações da sede em Skane, na Suécia. O caminhão era equipado com motor de 2 cilindros, 12 cavalos de potência, tinha 1,5 tonelada e fazia 12 km por hora. Voltado para as estradas rurais com calçamento de pedra, o veículo buscava atender os padrões e necessidades da época. 

Em 1917, a Ford Motor Company lançou o primeiro caminhão Modelo TT nos Estados Unidos, um sucesso na época que viria inaugurar uma longa trajetória de liderança da Ford na categoria. Anos depois, em 1919, a Ford começa sua história no Brasil, sendo a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer no país, quando lançado do Modelo T e os caminhões Ford TT.

Fabricado em 1928, a Volvo lançou seu primeiro caminhão, chamado “Volvo série 1”, que desenvolvia 28 cavalos e carregava 1,5 toneladas. Durante os primeiros anos de sua produção, a empresa obteve um sucesso imediato com sua comercialização, que chamou atenção também em outros países. 

Atualmente a Volvo produz o caminhão mais potente do mundo, é o seu Volvo FH16 700, e está usando o fato de ele ser o caminhão de produção mais potente do mundo, com seus bravos 700 cavalos e capacidade de carga de até 200 toneladas.