15/03/2021 06h30
Violência doméstica e familiar
Para apoiar e assegurar todas as mulheres que sofrem de violência doméstica e familiar na capital baiana, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Juventude (SPMJ), têm reforçado a importância de denunciar os atos de violência contra a mulher, principalmente neste período de pandemia.
A vítima pode efetuar a denúncia pelo telefone 180 ou procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Brotas ou Periperi. Após realizar a denúncia e a vítima precisar de proteção ou acolhimento, o caso é encaminhado para o serviço de assistência no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira.
No local, são oferecidos atendimentos social, psicológico e jurídico. O Camsid funciona de duas formas: para novos referenciamentos e acompanhamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e 24h ininterruptas para as mulheres em situação de acolhimento. Para orientações e os devidos encaminhamentos, a vítima também pode entrar em contato pelo (71) 98876-6182 (coordenação) ou pelo e-mail [email protected].
Idosos a partir de 75 anos
A prefeitura municipal vai iniciar, nesta segunda-feira (15), a vacinação contra Covid-19 em mais uma faixa etária em Salvador: os idosos a partir de 75 anos. A estratégia para este público acontece à tarde, das 13h às 16h, para os nascidos entre 15 de março e setembro de 1945. Pela manhã, serão vacinados os idosos com 76 anos ou mais, nascidos entre outubro de 1944 a 15 de março de 1945.
A aplicação da primeira dose para este público acontece nos drive-thrus na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.
Quem não possui carro, pode seguir para um dos pontos fixos, situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.
Aplicativo Caixa Tem
Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. O procedimento já pode ser feito pelos clientes nascidos em janeiro.
A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.
O calendário de atualização seguirá um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma continua na terça-feira (16) para os nascidos em fevereiro, na quinta-feira (18) para os nascidos em março, até encerrar em 31 de março, para os nascidos em dezembro.
Lockdown na RM de Belém
A partir das 21h desta segunda-feira (15), os cinco municípios da região metropolitana de Belém entrarão em lockdown, com apenas os serviços essenciais funcionando, por sete dias.
Com o objetivo de conter a evolução da pandemia de Covid-19 na capital paraense, a medida vale para Belém e os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Nesses locais, que passaram para a bandeira preta, apenas um membro de cada família poderá ser atendido nos estabelecimentos comerciais e as cirurgias eletivas foram adiadas até o fim de março.
Durante a bandeira preta, somente funcionarão supermercados, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres. O restante do Pará permanece na fase vermelha. O governador também anunciou a suspensão do campeonato paraense de futebol.
Vacinação em massa
Primeira cidade a vacinar os moradores em massa contra a Covid-19, Serrana (SP) encerrou no domingo (14) etapa de imunização. A população participa de estudo clínico do Instituto Butantan para medir a eficácia da CoronaVac contra a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com o Instituto Butantan, foram vacinados os últimos moradores do grupo azul, que tem a maior quantidade de moradores. A cidade, de 45,6 mil habitantes, foi dividida em quatro regiões de vacinação (verde, amarela, cinza e azul), dos quais cerca de 30 mil estão aptos a serem imunizados.
Na quarta-feira (17), a pesquisa entra em uma nova etapa, quando a população começa a receber a segunda dose da vacina. O cronograma seguirá o processo da primeira dose, começando pelos moradores da região verde e passando para as regiões amarela, cinza e azul.
Lisboa-São Paulo
O Ministério das Relações Exteriores fechou um novo acordo com o governo de Portugal para permitir um terceiro voo comercial extraordinário que vai repatriar brasileiros retidos no país europeu. A viagem ocorrerá nesta segunda-feira (15), no trecho Lisboa-São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos).
De acordo com o Itamaraty, 519 brasileiros foram repatriados de Portugal em voos que ocorreram nos dias 26 de fevereiro e 10 de março. Assim como nas viagens anteriores, a operação desta semana é privada.
A embaixada do Brasil em Lisboa e os consulados-gerais em Porto e Faro poderão prestar assistência aos brasileiros que desejam retornar.
Estudantes de Ciência da Computação
Estão abertas as inscrições para o programa de estágio na área de Tecnologia oferecidos pela Google. Realizado totalmente on-line, o processo seletivo selecionará estudantes de Ciência da Computação e áreas relacionadas para atuar em regime home office. Candidatos de todo o país poderão participar.
De acordo com a empresa, os candidatos devem possuir habilidade para resolver problemas, trabalho em equipe e boa comunicação. Além disso, é exigido o domínio de Inglês. As inscrições para o estágio da Google devem ser realizadas até o dia 26 de março, pelo site de carreiras.
Repressão ao narcotráfico e crime organizado
Vão até o dia 25 de março as inscrições para o curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado (FRoNt), promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Voltada para os diversos profissionais que atuam com assuntos relacionados à problemática das drogas, a formação vai abordar conceitos para compreender melhorar a atuação desses profissionais no campo da repressão ao narcotráfico e ao crime organizado.
O curso, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC), é 100% online, gratuito e tem duração de três meses. O início da formação será no dia 05 de abril.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o link, para efetuar o cadastro de acesso (usuário e senha). Depois dessa etapa basta acessar o endereço, e completar com os dados solicitados e confirmar a inscrição. A confirmação da inscrição e as credenciais para acesso ao curso serão enviadas por e-mail.