Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/03/2021 06h27

Foto: Divulgação

Asteroide 2001 FO32

Uma rocha formada nos primórdios do Sistema Solar, com cerca de 1 quilômetro (km) de diâmetro e 550 metros de largura, passará, segundo os padrões astronômicos, muito perto da Terra, a uma velocidade de aproximadamente 124 mil km/h.

Apesar de classificar o objeto como “potencialmente perigoso”, a agência espacial norte-americana (Nasa) garante: “não há risco de colisão dele com nosso planeta nem agora, nem nos próximos séculos”.

Chamado 2001 FO32, esse asteroide descoberto em março de 2001 atingirá seu ponto de maior proximidade com a Terra no dia 21 de março, por volta das 13h (horário de Brasília). De acordo com a Nasa, ele estará a uma distância de cerca de 2 milhões de km: o equivalente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Segundo a agência, o F032 é o maior, entre os asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 – o que proporcionará, aos astrônomos, “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso Sistema Solar”.

Dançando a Bordo

Aliando dança e diversão, a Costa Cruzeiros anuncia a volta do cruzeiro temático "Dançando a Bordo" para março de 2022. A verdadeira festa em alto-mar, que reunirá grupo de amigos e estudantes de todo o Brasil a bordo do navio Costa Toscana, chega à sua 17ª edição e parte de Santos com destino a Salvador no dia 13 de março de 2022. A programação será comandada pelas equipes de professores, DJs, bandas e personal dancers e contará ainda com a participação de nomes como Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. As vendas já estão disponíveis através do canal exclusivo do Agente de viagem - portal CostaExtra.

Projeto Viva Mulher

O Shopping Paralela dá continuidade às homenagens do mês da mulher em parceria com a Feira da Cidade. Esta semana, a programação online do Projeto Viva Mulher traz receita, orientação para uma vida saudável e Live Commerce Semana do Consumidor com dicas especiais nas compras via drive thru, delivery e pelo https://www.shoppingparalela.com.br/mesdamulher

Nesta quinta-feira (18), a influenciadora Mayara Padrão vai falar de vida saudável e na sexta-feira (19), 12h, o shopping prepara uma Live Commerce com dicas de produtos e ofertas para comemorar a Semana do Consumidor.

O Shopping Paralela está funcionando online e disponibiliza o serviço de delivery das 10h às 23h e drive thru das 10h às 19h, no estacionamento G1, próximo à Clivale, com acesso pela Avenida Luís Viana Filho (Paralela). Os serviços essenciais, Supermercado HiperIdeal, laboratórios de análises clínicas Clivale, Hoe Salvador e o Labchecap; Pet shop Puppys, a Caixa Econômica Federal e Itaú, os Correios, cartório e Confidence Câmbio, estão abertos ao público. Mais informações no https://www.shoppingparalela.com.br/, no Instagram e Facebook.

Vacina Covishield

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a continuidade do uso da vacina Covishield pela população brasileira. O imunizante é desenvolvido pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Em atualização do seu comunicado sobre o monitoramento de eventos adversos relacionados ao uso do imunizante, a Anvisa concluiu que “os dados não apontam alteração no equilíbrio benefíciorisco da vacina”.

Recentemente, alguns países da Europa decidiram suspender o uso da vacina diante do registro de problemas vasculares em pacientes. De acordo com a Agência de Saúde Europeia, estudos preliminares não indicam que a causa dessas reações seja a vacina e já está revisando todos os casos relatados.

No Brasil, a Anvisa destacou que o lote que deu início às suspensões feitas na Europa, o ABV5300, não é utilizado no Brasil e que as doses aplicadas até agora da vacina Oxford/AztraZeneca vêm de um lote do Instituto Serum, da Índia, que também produz o imunizante.

Filme Cabras da Peste

A Netflix estreia nesta quinta-feira (18) o filme "Cabras da Peste", comédia policial ambientada no Nordeste. Protagonizado por Matheus Nachtergaele e Edmilson Filho, o filme aborda questões como a violência policial, desmatamento e corrupção através da história do policial Bruceuilis, que viaja da pacata Garamobim, no interior do Ceará, até São Paulo para resgatar uma cabra considerada patrimônio da cidade.

19ª. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Estudantes de todo o país dos níveis fundamental, médio e técnico que participam, até o próximo dia 27, da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), desenvolveram projetos que constituem soluções inovadoras para a sociedade. A Febrace tem patrocínio da Petrobras e é uma promoção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Além de incentivar os estudantes a se aprofundarem na pesquisa científica, o evento premia as melhores ideias, que podem ser vistas e votadas pelos internautas. A feira recebeu em torno de 3 mil inscrições.

Os 345 projetos finalistas, feitos por estudantes dos três níveis de ensino, incluem desde aplicativos para pessoas com necessidades especiais, reciclagem e inteligência artificial, até trabalhos sobre os efeitos da pandemia de Covid-19. Os trabalhos são oriundos de todas as regiões do país e envolvem mais de 700 estudantes e 482 professores de 295 escolas. A solenidade de premiação, no dia 27, poderá ser acompanhada no You Tube a partir das 15h.

Artefatos raros

A intervenção arqueológica da Autoridade de Antiguidades de Israel nas cavernas na região de Qumran, na Cisjordânia, revelou um espólio de artefatos raros. O cesto encontrado na gruta Muraba`at foi considerado o mais antigo do mundo, com 10.500 anos, depois de datado pelo método de Carbono 14.

Essas grutas guardam vivências de múltiplas cronologias. Foi também encontrado um esqueleto de criança datado de 6 mil anos. Diversas moedas do período da Revolta de Bar Kochaba, entre 132 e 136 d.C., terão sido escondidas por judeus durante uma fuga dos romanos e nunca foram resgatadas.

Pontas de seta, tecidos, sandálias e um pente documentam alguns dos objetos do cotidiano de cerca de 2 mil anos. Entre os pergaminhos recuperados, a Autoridade de Antiguidades de Israel revela a decodificação do grego antigo. Apenas o nome de Deus está em hebraico.

A operação arqueológica destinava-se a evitar o saque por ladrões de antiguidades no deserto da Judeia. Depois da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, há 70 anos, no deserto da Judeia, esses lugares tornaram-se muito procurados para contrabandistas de tesouros arqueológicos.