Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/03/2021 06h30

Foto: Paula Froes - GOVBA

Hospitais para tratamento de pacientes com Covid-19

O Hospital Metropolitano de Salvador, que será dedicado ao tratamento de pacientes com Covid-19, será inaugurado neste sábado (20), com 280 leitos. Serão 100 para atendimento de UTI e mais 180 com suporte respiratório.

No início deste mês, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova voltou a funcionar. O hospital tem capacidade para 200 leitos voltados para o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. A gestão do hospital de campanha está sob a responsabilidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Conforme o governo além desses, o governo está para abrir mais 220 leitos no interior do Estado. 

Quarentena na França

O governo francês anunciou a imposição de uma nova quarentena em diversas partes do seu território, incluindo Paris, para tentar frear a terceira onda da Covid-19 na Europa. Dezesseis departamentos serão afetados e ficarão em lockdown por ao menos quatro semanas.

As novas medidas, que vão valer já a partir deste sábado (20), afetarão os Altos da França, no Norte do país, e a Île-de-France, onde fica a capital.

Samu - 16 mil telefonemas diários

Entre os cerca de 16 mil telefonemas diários, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador percebe que o padrão do relato, em todas as 17 bases de atendimento, é quase sempre o mesmo: sintomas de falta de ar e dificuldade para respirar.

Embora seja uma manifestação comum em pessoas infectadas com o novo coronavírus, o coordenador do Samu, Ivan Paiva, pondera ser necessária a realização do exame para comprovar se é, ou não, mais um caso de Covid-19.

Com 72 ambulâncias, o Samu busca atender chamadas de urgência em 20 minutos, no máximo. 

Tokyo Conference 2021

A Fundação Getulio Vargas participa, nos dias 22 e 23 de março, da Tokyo Conference 2021. O evento, que será realizado virtualmente em cooperação com os principais think tanks e líderes mundiais de países democráticos, irá discutir caminhos para restaurar a ordem econômica liberal, a democracia e a cooperação mundial. Todas as sessões do evento serão transmitidas ao vivo, via streaming.

A conferência busca refletir sobre como a pandemia de Covid-19 desencadeou um unilateralismo mais amplo, causando o colapso da estrutura de cooperação internacional. A proposta é debater como reparar essa estrutura a partir da liderança do novo presidente norte-americano, Joe Biden, e ainda ponderar os caminhos que o mundo precisa seguir para reconstruir a ordem pacífica nas relações internacionais e o sistema socioeconômico pós-pandemia.

Imunizar idosos com idade superior ou igual a 72 anos

A partir deste sábado (20), a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador começa a imunizar idosos com idade superior ou igual a 72 anos.

Antes de ir ao local de vacinação, é necessário conferir se o idoso está habilitado para receber o imunizante e qual a data estabelecida pelo órgão. A lista para verificar essas informações está disponível no site da secretaria.

Pela manhã, das 08 às 12h, serão vacinadas as pessoas com 73 anos ou mais. Pela tarde, das 13h às 16h, serão vacinados os idosos com 72 anos ou mais, nascidos de 20 de março de 1948 a setembro de 1948. Durante o sábado e domingo a vacinação ficará suspensa para trabalhadores da saúde.

Com início em 19 de janeiro, mais de 206 mil pessoas já foram imunizadas em Salvador. Desse total, mais de 73 mil indivíduos já completaram o esquema vacinal na cidade com a aplicação das duas doses do imunizante.

Relatório Mundial da Felicidade

O Brasil caiu 9 posições no ranking global da felicidade durante a pandemia do coronavírus, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a ONU. No ranking, o país ocupa a 41ª posição entre 149 nações.
No ano passado, o país ocupava a 32ª posição, a mesma registrada no relatório do ano anterior. A "nota" atribuída ao Brasil – baseada em dados de 2020 – é de 6,110. Essa é a menor média para o país desde 2005, quando o instituto de pesquisas começou sua avaliação.
Nas primeiras 8 colocações estão apenas países europeus, com a Finlândia ocupando o 1º lugar pelo 4º ano consecutivo. O primeiro país fora do continente a aparecer é a Nova Zelândia, na 9ª posição.