27/03/2021 06h31
Foto: Divulgação
O dia D da campanha do Março Azul
Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal, na noite deste sábado (27), a Arena Fonte Nova estará com uma iluminação especial em tom de azul, em mais uma ação de apoio a importantes datas de prevenção na área de saúde. A ocasião foi escolhida por marcar o dia D da campanha do Março Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal (CCR), promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed). O CCR é considerado o segundo tipo de neoplasia que mais mata pessoas no Brasil e a Sobed alerta para o surgimento de 20.540 casos novos de CCR em homens e de 20.470 em mulheres.
A mobilização tem como objetivo alertar as pessoas e contribuir com o incentivo de hábitos saudáveis, como a alimentação rica em nutrientes e a prática de exercícios físicos. A Sobed enfatiza ainda a relevância do combate ao tabagismo, alcoolismo e obesidade, fatores que favorecem o desenvolvimento da doença.
Vacinação neste final de semana
Neste final de semana, a Prefeitura de Salvador vai incluir na estratégia de vacinação contra Covid-19 os idosos com 67 e 66 anos que residem em Salvador. No sábado (27) pela manhã, das 8h às 12h, serão atendidas as pessoas com 67 anos ou mais nascidos entre 27 de março e 30 de setembro de 1953. Já no período da tarde, das 13h às 16h, será a vez dos indivíduos com 67 anos ou mais nascidos entre 1º de outubro de 1953 e 27 de março de 1954.
Segundo a Secom Salvador, no domingo (28), das 8h às 12h, serão imunizados os membros da melhor idade com 66 anos ou mais, nascidos entre 28 de março e setembro de 1954. No turno vespertino, das 13h às 16h, serão contemplados os idosos de 66 anos ou mais nascidos entre outubro de 1954 e 28 de março de 1955.
Aplicativo Fique no Lar
A ferramenta Fique no Lar ultrapassou 7 mil cadastros na Bahia. Uma opção para achar um fornecedor sem sair de casa e um aliado para os pequenos negócios, que podem divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita. São 363 municípios presentes na plataforma, o que representa 87% dos 417 municípios baianos. Salvador lidera no número de negócios com 903 estabelecimentos, seguido de Lauro de Freitas (373), Vitória da Conquista (177), Feira de Santana (134) e Teixeira de Freitas (131).
Com a pandemia, a tecnologia tem sido uma grande aliada da população e até mesmo a ferramenta vem se adaptando para ajudar ainda mais neste momento. Exemplo disso é a nova funcionalidade que permite o compartilhamento nas redes sociais. A plataforma é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) – desenvolvedor do sistema.
O segmento de supermercados é a atividade mais cadastrada, com 969 empresas, seguido por moda/confecção (654) e alimentação (648). Entre as categorias mais buscadas, alimentação aparece em primeiro lugar com 884 buscas.
Historiador e professor Rafael Dantas
Em celebração ao aniversário da capital baiana, o historiador e professor Rafael Dantas promove neste sábado (27), às 17h, um bate-papo com a museóloga Simone Trindade sobre o tema "Salvador no mundo: cidade e representações no Álbum de Vues du Brésil". A transmissão acontece através do Instagram @museucostapinto e @rafadantashistorart.
Já na segunda-feira (29), às 20h, Dantas participa de evento promovido pela Fundação Pedro Calmon e abordará o tema "Salvador da Bahia: um destino. Visões e representações de uma cidade do Atlântico Sul no século XIX". A transmissão acontece através do Youtube.
Dia Nacional de Conscientização de NMO
Uma doença que, muitas vezes, é confundida com a Esclerose Múltipla. Visão embaçada, perda visual parcial ou completa, dor nos olhos, com sensibilidade à cor e luz. Estes são alguns dos sintomas da Neuromielite Óptica. A importância do diagnóstico precoce será enfatizada neste sábado, 27 de março, Dia Nacional de Conscientização de NMO.
De acordo com relatório de netnografia, realizado pela CDD (Associação Crônicos do Dia a Dia), alguns sintomas são acompanhados pelas constantes recaídas nos primeiros anos. Em geral, as crises causam graves sequelas neurológicas, provocadas pelo diagnóstico tardio da doença. E muita gente desconsidera os sinais de início ou não recebe orientação médica adequada.
Assim como em anos anteriores, a campanha será marcada pela iluminação de diversas instituições espalhadas pelo Brasil. Das 19h às 20h30 deste sábado, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo, ficará verde em ação da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e da CDD.
700 profissionais de enfermagem morreram vítimas do coronavírus
Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que, cerca de um ano depois do início da pandemia, ao menos 700 profissionais de enfermagem morreram em decorrência do novo coronavírus no país. Em março do ano passado, foram oito óbitos de pessoas que atuam no segmento.
No mesmo mês deste ano, 51 profissionais já perderam a vida, um número seis vezes maior do que o mesmo período do ano passado.
Os dados ainda mostram que, do total de mortes, 29% são de enfermeiros, 58% de técnicos de enfermagem e 12,8% de auxiliares. Em relação ao gênero, 67% das mortes foram entre mulheres e 33% entre homens.
Preocupada com a situação, ainda em outubro de 2020, a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) defendeu a redução da carga horária de trabalho dos enfermeiros para 30 horas semanais. O presidente da Anadem enfatiza a importância da vacinação desses profissionais, mas alerta para a saúde mental da linha de frente.