Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

21/02/2020 05h49

Foto: Mark Thor - Orlando Pride

A jogadora Marta será homenageada

Marta Vieira da Silva foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo pela Fifa, por seis vezes. Nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, ela ganhou a medalha de prata. No ano passado, Marta converteu-se na maior artilheira da história das Copas do Mundo. E este ano, toda essa história servirá de inspiração para o samba enredo da escola Inocentes de Belford Roxo, em seu desfile no Carnaval do Rio de Janeiro.

Marta é também defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, e embaixadora da ONU Mulheres.  Ela estará na avenida do samba, o Sambódromo do Rio, no próximo sábado, e é esperada para um público de cerca de 50 mil pessoas. O carro alegórico terá o formato de uma chuteira dourada, com um emblema gigante da ONU, simbolizando o reconhecimento de sua jornada.

A atleta será acompanhada de meninas que participam do programa “Uma vitória leva à outra”, uma iniciativa de ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, COI. O projeto dá às adolescentes e jovens a oportunidade de praticar esportes e obter habilidades para a vida.

Casa Respeita as Mina

Combate à violência contra as mulheres, literatura voltada para o empoderamento feminino e espaço para shows, oficinas e outras atividades que abordem esses temas. Tudo isso pode ser encontrado na Casa Respeita as Mina, inaugurada no Pelourinho. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Bahia, o Instituto Goethe e a Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha (Unidas). 

Combater o trabalho infantil e a exploração sexual

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), deu início, nesta quinta-feira (20), às atividades do Plantão Integrado de Proteção no Carnaval de Salvador, iniciativa de combate às violações de direitos contra crianças e adolescentes durante a festa.

O Plantão, composto por órgãos públicos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos, tem a finalidade de combater o trabalho infantil e a exploração sexual e garantir a proteção integral do público infanto-juvenil. A iniciativa conjunta funcionará na sede do Procon-BA até o último dia oficial da folia, na terça-feira (25), sempre das 9h às 3h da madrugada, através do acompanhamento de casos, orientação e procedimento das equipes multidisciplinares, que também circularão pelos espaços da festa.
Bailes infantis

Festas com direito a fantasias de heróis, princesas e uma infinidade de personagens saídos do imaginário infantil. É assim, dando asas à imaginação, que o Carnaval do Pelô promove os bailes infantis, que vêm atraindo crianças e também adultos, interessados em desfrutar de uma folia animada e com toda tranquilidade. A programação inclui confetes, serpentinas, maquiagens, pinturas de rosto e música.

A programação infantil ocorre de sábado a terça-feira de Carnaval, sempre às 15h30, no Largo Pedro Archanjo. No primeiro dia, o CadeiraDeBrin vai fazer a alegria dos pequenos. Domingo é a vez do Grupo Pé de Lata se apresentar em mais um bailinho super divertido. Na segunda (24), a Banda Gatos Multicores retorna ao Carnaval do Pelô com muita diversão em um espetáculo cênico musical. Terça-feira (25), também no Largo Pedro Archanjo, às 15h30, a banda Pumm – Por Um Mundo Melhor vai encantar os pequenos foliões e suas famílias.

Empreendedorismo feminino

O Startup Weekend Women chegará em março, entre os dias 6 e 8, pela primeira vez em Salvador. O evento busca estimular o empreendedorismo feminino na capital baiana. As inscrições são feitas pelo site: http://bit.ly/SWWomenSSA.

A iniciativa é organizada por mulheres voluntárias do ecossistema de inovação local e pela Associação Baiana de Startups (Abastartup). O evento também conta com o apoio do Sebrae, da Cubos Tecnologia, da Omnicode Solutions, do Salvador Found Institute e das secretarias estadual e municipal de inovação, Secti e Secis.

Ao todo, são mais de 50 horas de networking nas áreas de negócios, design e desenvolvimento mobile e de software. O encontro acontece na sede da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), localizado no Comércio. A meta é ter pelo menos 75% de participantes mulheres inscritas nas modalidades: negócios, desenvolvimento e designer, mas, sem bloquear o acesso dos homens, pois, o intuito do evento é promover a diversidade.

CURIOSIDDE

Navio ‘fantasma’ reaparece na Irlanda após 17 meses sumido

Um navio que estava à deriva desde 2018 apareceu no litoral da Irlanda, provavelmente levado pela tempestade Dennis, que atingiu a região no último fim de semana. A embarcação, totalmente abandonada – e, por esse motivo, chamada de navio “fantasma” –, foi encontrada em meio às rochas de uma vila de pescadores em Ballycotton por uma pessoa que passava pelo local.

Após pesquisarem sobre o navio, as autoridades descobriram se tratar do cargueiro Alta, que em setembro de 2018 navegava da Grécia para o Haiti quando sofreu uma pane elétrica e ficou à deriva por 20 dias a cerca de 2.000 quilômetros das Bermudas, diz a BBC.

Com a aproximação de um furacão, os tripulantes do Alta foram resgatados e levados para Porto Rico. O navio ficou por lá mesmo, vazio e abandonado ao sabor das marés. Um ano depois, em setembro de 2019, o HMS Protector, da Marinha Real Britânica, avistou o navio no meio do oceano Atlântico, mas ninguém foi rebocá-lo. Agora, o Alta foi “sozinho” até a Irlanda, onde as autoridades decidirão o que fazer com ele.