31/03/2021 06h31
Foto: Divulgação
Pessoas com o HIV/Aids entre os grupos prioritários
O governo federal incluiu pessoas com o vírus HIV/Aids, entre 18 e 59 anos e idade, entre os grupos prioritários definidos para receber a vacina contra a Covid-19, de acordo com a nova orientação do Programa Nacional de Imunização. O limite de idade foi definido pelo fato das pessoas com 60 anos ou mais já estarem contempladas no grupo dos idosos.
Na ordem definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação do grupo com comorbidades começa após a etapa de imunizar idosos a partir de 60. Em seguida vêm pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, professores do ensino básico, trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte, caminhoneiros, portuários e trabalhadores industriais.
Os dados das pessoas com HIV/aids serão incluídos automaticamente no Conecte-SUS. No entanto, também será possível comprovar a condição apresentando relatório médico, exames, receitas de antirretrovirais e prescrição médica.
Kit intubação
A Bahia recebeu 253 kg de medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”, usado por pacientes com quadro grave de Covid-19. A carga faz parte de uma remessa de três toneladas de insumos como analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares enviados pelo Ministério da Saúde.
Além do estado baiano, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte também foram abastecidos com quase duas toneladas e meia dos produtos. A distribuição dos fármacos se dá num momento em que prefeitos afirmam que hospitais em diversas cidades não conseguirão manter os atendimentos aos doentes mais graves nos próximos dias, entre outros motivos, pela falta do “kit intubação”.
Mulheres na tecnologia
O Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVCemif) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realizará nesta quarta-feira (31), um webinar gratuito com o tema mulheres na tecnologia: do discurso à prática. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 14h. Para mais informações e inscrições acesse o site.
A representatividade feminina na tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na mídia. Mas, esse engajamento está mais intenso no discurso do que na prática. Para inspirar organizações e indivíduos no caminho da ação, esse evento discutirá demandas e alternativas concretas para a construção da equidade no mundo digital, trazendo as perspectivas do universo acadêmico e corporativo.
As palestrantes serão Maria Alexandra Cunha, coordenadora da área de Tecnologias e Governos do FGV CEAPG, Priscila Cardoso Ferreira, Data Governance Manager no Itaú Unibanco e Silvana Bahia, codiretora executiva na Olabi. A moderação será de Simone Luvizan, pesquisadora do FGVcemif, co-founder Octua e investidora Anjo.
Cursos técnicos gratuitos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) está com 2.997 vagas de cursos técnicos gratuitos abertas. O processo será todo on-line e o acesso às vagas da instituição ocorrerá com base nas notas do histórico escolar. As inscrições vão até 16 de abril de 2021 no site.
Serão 1.589 vagas para os cursos Integrados (Ensino Médio integrado ao profissional), 1315 vagas para os cursos Subsequentes (Ensino profissional para quem terminou o Ensino Médio) e 50 vagas para os cursos Concomitantes (Ensino profissional junto ao Ensino Médio de outra Instituição), totalizando 2.954 vagas para Bahia.
Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha. As notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitante; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes.
As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas conforme as orientações do anexo do edital, na tabela de equivalência de conceitos e notas.
Covid-19 entre jovens
O número de mortes por Covid-19 entre jovens da faixa etária de 20 e 39 anos cresceu 447% na Bahia em um comparativo de março deste ano com novembro de 2020. “Em apenas quatro meses, o número de óbitos nesse grupo cresceu vertiginosamente. Por serem a base da pirâmide da força de trabalho, naturalmente estão mais expostos a infecção, porém ao não utilizarem a máscara, se recusarem a manter o distanciamento social e não higienizarem as mãos com frequência, agravam a situação”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Desde o início da pandemia, mais de 331 mil pessoas deste grupo etário contraiu a doença no estado. Sozinha, a faixa etária de 30 a 39 anos teve um incremento de 553% no comparativo das mortes ocorridas em novembro de 2020 e março de 2021. Já os jovens entre 20 e 29 anos tiveram um aumento de 250% no mesmo período.
Boulevard Shopping Camaçari
A Páscoa está chegando e, para facilitar a vida de quem deseja presentear um familiar, um amigo, ou até a si mesmo com um ovo de chocolate, o Boulevard Shopping Camaçari criou um drive thru especial para atender a esta demanda. Até domingo, 4, quando se celebra a Páscoa, os clientes do empreendimento poderão comprar seus chocolates nas lojas da Cacau Show e da Le Biscuit e retirá-los no empreendimento das 10h às 17h30.
Para fazer as compras, é preciso acessar o site do Boulevard. Os que forem retirar os ovos no shopping, o Boulevard destaca que segue os protocolos de prevenção contra a Covid-19, com pagamento prévio ou através de cartão de crédito ou débito no local da entrega.
Além disso, os funcionários responsáveis pelas entregas fazem uso obrigatório de máscara e de face shield. É importante destacar que somente será permitido o acesso ao estacionamento do shopping de frequentadores de carro e moto.