01/04/2021 06h34
Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PM
Fiscalização nas praias de Salvador
Mais de 100 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão envolvidos, neste feriadão de Semana Santa, na Operação Tira o Pé da Areia. A ação visa garantir o cumprimento das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, que incluem a não utilização das praias de Salvador pela população.
São aproximadamente 60 km de orla monitorados durante a semana e com fiscalização intensificada aos fins de semana. As equipes da GCM percorrem todo trecho da orla de Salvador, de São Tomé de Paripe até a Praia do Flamengo. Na ocasião, os guardas orientam os cidadãos para que não utilizem estes espaços, garantindo assim o isolamento social.
O diretor-geral de Segurança e Prevenção à Violência, Maurício Lima, afirmou que tem percebido uma movimentação maior das pessoas nas praias durante estes últimos fins de semana de prolongamento das medidas restritivas. Contudo, não tem havido necessidade de um posicionamento mais incisivo dos guardas na condução da operação.
Vacinação contra a Covid-19
As forças de segurança e salvamento da Bahia, que incluem policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais com mais de 50 anos de idade, serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (1º).
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica que “a imunização contemplará todos que estão na ativa e iniciará de modo escalonado, com pessoas acima de 50 anos”, ressalta. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, a Bahia contabiliza 6,4 mil policiais e bombeiros da ativa que foram afastados do trabalho por suspeita de infecção e 34 que vieram a óbito.
Nota máxima na redação
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, 28 estudantes tiraram nota máxima na redação. No total, foram corrigidos 2.723.583 textos dos participantes do exame. Do total, 87.567 zeraram a prova de redação.
A redação foi a parte da avaliação que teve melhor nota entre todas, com média de 588,74. Dos 28 alunos com nota máxima, 71,4% são mulheres.
Na edição do ano passado, a organização da prova definiu dois temas, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” na edição impressa e "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" na edição digital. Na reaplicação da prova, o assunto escolhido foi "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil".
Vacina para animais
A Rússia registrou a primeira vacina do mundo para animais contra Covid-19, informou a agência reguladora agrícola do país, Rosselkhoznadzor. Testes mostraram que ela gerou anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e visons.A produção em massa da vacina, batizada de Carnivac-Cov, pode começar em abril.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com a transmissão do vírus entre humanos e animais. A agência reguladora disse que a vacina conseguirá proteger espécies vulneráveis e impedir mutações virais.
Até agora, a Rússia só registrou dois casos de Covid-19 entre animais, ambos em gatos.
A Dinamarca abateu todos os 17 milhões de visons de seus criadouros no ano passado, depois de concluir que uma linhagem do vírus havia passado de humanos para visons e que linhagens do vírus que sofreram mutações apareceram por sua vez em pessoas.
Consumo recreativo de maconha
A Câmara e o Senado do estado de Nova York, nos Estados Unidos, aprovaram uma lei que legaliza o consumo recreativo de maconha para cidadãos maiores de 21 anos. Com a nova lei, passa a ser legal também o porte de até 85 gramas da droga, o cultivo e a venda.
Em conjunto com a medida, será ampliado o programa medicinal da substância. Com isso, Nova York passa a ser o 15º estado no país, além do Distrito de Columbia, a legalizar o consumo de maconha para adultos.
A lei segue para sanção do governador Andrew Cuomo, que celebrou a aprovação da lei no Legislativo. Para ele, o fato trata-se de uma conquista histórica.
A previsão é que as vendas legais da maconha passem a acontecer a partir de 2022, já que a lei precisará ainda ser regulamentada.
Abastecimento de oxigênio em São Paulo
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo enviou um ofício ao governo do estado alertando para situação crítica no abastecimento de oxigênio em 120 municípios. Segundo o documento, essas cidades podem não ser capazes de atender a demanda crescente pelo insumo dos pacientes com Covid-19.
Para tentar solucionar o problema, na cidade de São Paulo, a prefeitura entregou a primeira de 19 usinas de oxigênio que serão instaladas na capital paulista. A unidade vai funcionar no Hospital Municipal Capela do Socorro, zona sul da cidade. As outras unidades devem entrar em operação até o final de abril. Juntas elas terão capacidade de produzir 9 mil metros cúbicos de oxigênio por dia, o que equivale a 900 cilindros. O volume é suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de unidades de tratamento intensivo (UTI).
Exposição fotográfica
“Salvador 472 anos: afetos, olhares e história” é o nome da exposição fotográfica em cartaz até 4 de abril nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Shopping Barra e que reúne obras de 16 profissionais: Alci Macedo, Álem Silva, Aluísio Fiorin, Antônio Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Eduardo Quintela, Elton Freitas, Flávia Pena Cal, Guilherme Motta, Marcos Barbosa, Marcus Sampaio, Rodrigo Lima, Rodrigo Salvador, Victor Garrido e Will Recarey.
De acordo com o centro de compras, a mostra é um “presente de aniversário para a cidade e um convite para o público matar a saudade de viver a capital baiana, respirar suas cores, sentir seus encantos e axés” através dos diferentes olhares, composições e ângulos trazidos pelos fotógrafos.
A exposição reúne cenas do Subúrbio Ferroviário, Lagoa do Abaeté, Cidade Baixa, Pelourinho, Itapuã, Barra, entre outros pontos turísticos, retratados sob uma nova perspectiva.
Estado de Pernambuco
As atividades econômicas do Estado de Pernambuco serão retomadas – ainda de forma gradual – a partir desta quinta-feira (1º). Com isso, as praias estarão liberadas para banho de mar e atividades físicas individuais. Entretanto, ainda ficará proibido o uso de guarda-sol e cadeiras, além do comércio de praia.
O funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes poderá ser presencial das 5h às 20h durante os dias da semana, respeitando o limite máximo de 50% de ocupação.
Nos sábados, domingos e feriados, o funcionamento deve ocorrer das 9h às 17h, mas com possibilidade de funcionar no esquema de delivery, ponto de coleta ou drive-thru depois desse horário.
Já os hotéis e pousadas poderão continuar funcionando, cumprindo os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades locais. Os passeios turísticos poderão ser retomadas das 10h às 20h durante a semana e, das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. Eventos corporativos, sociais e culturais seguem proibidos.