Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

22/02/2020 06h27

Foto: Tião Siqueira - Jornal do Commercio

Galo da Madrugada

O símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada já foi erguido na Ponte Duarte Coelho, na Boa Vista, Centro do Recife (PE). O chamado “Galo Circense de olho no futuro”, tem 28 metros de altura e sete toneladas, veio ecofuturista, vestido com resíduos tecnológicos e tem luzes de LED.

O cortejo do Galo acontecerá neste sábado (23). A programação começa às 9 horas, com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos, que este ano vão percorrer todo o trajeto do bloco contando, de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há 30 anos por essa missão.

Sambódromo do Anhembi

O sambódromo do Anhembi, em São Paulo, começou os desfiles das escolas de samba a partir desta sexta-feira (21). Os primeiros dois dias, sexta (21) e sábado (22) são reservados para a passagem das agremiações do Grupo Especial. Já domingo (23) é o dia das escolas do Acesso, e a segunda-feira (24), das agremiações do grupo de Acesso II.

Neste ano, o desfile das campeãs, com a primeira colocadas do grupo de Acesso II; a primeira e segunda colocadas do grupo de Acesso; e as cinco primeiras escolas do ranking do grupo Especial, vai ocorrer no próximo sábado (29).

Informes dos rendimentos

Empresas, bancos e corretoras de valores têm até o dia 28 de fevereiro para enviar aos contribuintes os informes dos rendimentos referentes a 2019. Os informes são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda de 2020. Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano e verificar se houve sonegação ou não.

As empresas e instituições financeiras não precisam, necessariamente, mandar os documentos pelos Correios. Eles podem ser enviados por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo, o que é mais comum. Se você tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, é preciso obter os informes de todas elas

Cursos presencial e online

Quem quiser se atualizar profissionalmente na área de petróleo e gás, já pode se inscrever para os primeiros cursos de 2020 da UnIBP, a Universidade do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. As aulas terão início a partir de março, com turmas previstas para as áreas desenvolvimento da produção, gás natural, gestão, exploração e produção, perfuração e completação, dutos e equipamentos e manutenção. Os cursos variam entre presencial, no Rio de Janeiro e São Paulo, e online. Associados do IBP têm descontos variados.

Um dos destaques do período é o curso de Fundamentos de Gestão de Risco Operacional, por meio de uma experiência imersiva, utilizando desafios gamificados, simula situações do dia a dia, com exemplos próximos da realidade, desenvolvendo o aluno para identificar riscos, realizar estudos de segurança e analisar os resultados obtidos, visando tomadas de ações.

Além do curso de EAD, outro destaque é o curso de Mercado de Gás Natural – Perspectivas brasileiras. O programa apresenta os principais conceitos técnicos da atividade, bem como atores e dinâmica do atual mercado de gás natural no Brasil, buscando uma comparação com os principais aspectos do mercado internacional.

Bancos

Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de Carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

CURIOSIDADE

Coisas de marinheiros

Uma moedinha por favor...

Diz a tradição entre os marinheiros que em toda embarcação deve ter uma moeda de prata embaixo do mastro, pois acredita-se que isso traga boa sorte. As explicações são muitas; essa regra parece ter começado com os romanos. Diz-se que a moeda era uma forma de “pedágio” cobrada pelo deus Cáron, incumbido de levar as almas dos mortos em sua barca na travessia do rio Aqueronte. Caso um naufrágio acontecesse ao barco, a pratinha serviria como o pagamento de todos os marinheiros que estivessem O certo é que, os que se foram pelo naufrágio, seguramente não voltaram para contar se é mito ou verdade.

Plantas e flores

Seguramente não é um bom presente a oferecer aos marinheiros a bordo de uma embarcação. E a razão é simples e vem da lógica – plantas e flores consomem água doce, o bem mais precioso que se tem em uma embarcação.

Boa sorte marinheiro!

Se alguém desejar boa sorte a um marinheiro a bordo de uma embarcação, isto não é visto de bom grado. Os marítimos acreditam que dizer “boa sorte” a alguém que esteja dentro de um navio é, contraditoriamente, sinal de azar. Em inglês, costuma-se dizer “break a leg” (quebre a perna) para alguém que irá navegar – no mar nada acontece como queremos, então se desejar ao marinheiro que ele quebre uma perna certamente tudo vai correr bem.