10/04/2021 06h36
Foto: Divulgação
Violência contra crianças
Após a morte do menino Henry Borel, de 4 anos, internautas passaram a divulgar nas redes sociais pedidos para que violência contra crianças seja denunciada. Em 2020, mais de 95 mil denúncias de maus-tratos contra crianças e adolescentes foram encaminhadas aos canais de atendimento para violação contra os Direitos Humanos.
Para denunciar anonimamente casos de violência alguns canais podem ser utilizados. O mais conhecido é o Dique 100, da Secretaria de Direitos Humanos, que atende todos os dias, durante 24 horas, e em todo o Brasil. Além disso, a pasta disponibiliza um espaço para denúncias no aplicativo Direitos Humanos Brasil.
Outro App que também pode ser utilizado para fazer denúncias é o ‘Proteja Brasil’. Disponível no Google Play e na App Store, o aplicativo foi desenvolvido pelo Unicef Brasil e recebe denúncias anônimas de violência contra crianças em todo o país.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), além do Dique 100, casos de violência também podem ser denunciados por meio do 0800 642 4577, pelo e-mail do Centro de Apoio da Criança e do Adolescente (Caoca) ‘[email protected]’ e pelo Fale Conosco disponível no site do órgão. Além disso, a população pode ligar para os telefones do Caoca: 3103-0357/0358/0359/0360.
Sarau do Poeta
Resgatando a musicalidade e versos de nomes como Caymmi, Amado, Gregório e Castro Alves, o ator baiano Jackson Costa reapresenta o Sarau do Poeta em formato online neste sábado (10), a partir das 19h. A transmissão acontece através da plataforma virtual do Teatro Gamboa e os ingressos estão à venda através do site.
Retomada das atividades econômicas
Devido ao plano de retomada das atividades econômicas em Salvador, elaborado pela prefeitura municipal, diversos segmentos funcionarão em dias e horários específicos neste sábado (10) e domingo (11), primeiro fim de semana de funcionamento escalonado dos serviços.
Conforme estabelecido pelo decreto, na atual fase, aos sábados poderão funcionar comércio de rua (de 10h às 18h), shoppings centers, centros comerciais e semelhantes (de 10h às 19h, sendo que os prestadores de serviços localizados nesses locais devem obedecer ao horário dos centros de compras, barbearias, salões de beleza e similares (10h às 18h). No domingo não há funcionamento.
Durante todo final de semana – sexta, sábado e domingo – estão liberados para abrir restaurantes e bares, das 10h às 20h. Os estabelecimentos instalados em shoppings devem obedecer ao fechamento dos centros de compras, que é às 19h, exceto quando houver entrada independente, que, aí sim, ficará sob o regime do próprio setor. As lanchonetes poderão abrir de 7h às 15h. Não será permitido a venda de bebidas alcoólicas durante o final de semana, conforme estabelecido por decreto do governo estadual.
Travessia neste final de semana
A travessia Salvador-Mar Grande vai operar normalmente neste final de semana. Durante o mês de março, as lanchas não fizeram o transporte de passageiros aos sábados e domingos por conta do cumprimento às medidas do Governo do Estado de combate à disseminação da Covid-19. Já o sistema Ferry-Boat estará fechado no final de semana, só retornado na segunda-feira (12).
Os catamarãs que fazem a travessia Salvador-Morro de São Paulo vão operar fazendo conexão em Mar Grande, por conta das condições de navegação em todo o percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé não serem as ideais, segundo a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia).
Com a conexão, os passageiros com destino ao Morro de São Paulo são transportados até Mar Grande através das lanchas, de onde seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença. A travessia até o Morro é completada em lanchas rápidas.
Vacinação
A campanha de vacinação contra Covid-19 segue nesse final de semana em Salvador com a aplicação da primeira dose do imunizante exclusivamente para os idosos com 61 anos ou mais, de forma escalonada.
A novidade fica por conta do ‘Corujão’ que vai ampliar até às 21h, excepcionalmente no sábado (10), o funcionamento dos drivers-thru localizados na Arena Fonte Nova, 5ª Centro de Saúde, Centro de Convenções e Vila Militar. O horário estendido será também mais uma oportunidade para aqueles idosos que ainda não se protegeram contra o novo coronavírus possam iniciar o esquema vacinal. Os demais pontos ficarão até às 18h.
Vale destacar ainda que os pontos de imunização da Católica de Pituacu e Bahiana de Brotas vacinarão exclusivamente no sábado os idosos.
Búfalos e Borboletas
A Reforma Cia de Dança completa 10 anos e traz ao público neste sábado (10), às 18h, o segundo espetáculo da série Búfalos e Borboletas, que tem a força do feminino, as catástrofes ambientais e os arquétipos de Iansã como elementos centrais. Intitulado "Amuleto", a obra cênica é a reunião de 10 solos autorais dos bailarinos da Companhia, com direção de Guego Anunciação.
A celebração inclui ainda o lançamento da trilha sonora do espetáculo "Feitiços para Mover o Tempo", que marcou a estreia do projeto Búfalos e Borboletas, no Spotify.
A montagem tem direção musical assinada por Paulo Pitta e conta com a voz da cantora e bailarina Ana Brandão.
Mudança do clima
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) lançou a cartilha digital sobre o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador (PMAMC). O documento oferece à população o acesso ao plano, de forma resumida, com informações para o enfrentamento da mudança do clima na cidade. O conteúdo está disponível no portal sustentabilidade.salvador.ba. gov.br.
Aprovado em dezembro do ano passado pelo C40 (grupo de 40 grandes cidades do mundo preocupadas com a sustentabilidade), o PMAMC propõe 57 ações para curto, médio e longo prazo, baseado em estratégias, com o objetivo de a cidade alcançar a mitigação e adaptação climática. A proposta tem finalidades para os anos de 2024, 2032 e 2049. A primeira fase contém 14 metas de mitigação e 11 de adaptação, para que, até 2024, Salvador atinja um percentual de 15% na redução de gases, comparado a 2018.