Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

15/04/2021 06h33

Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PMS

Banda Guardiões da Cidade

Apesar de ser uma doença coletiva e de alta transmissibilidade, a Covid-19 é uma patologia que provoca solidão. Por isso, ações musicais estão sendo realizadas em unidades de saúde, em Salvador, para proporcionar mais conforto e carinho para os pacientes e também para os profissionais que estão trabalhando no enfrentamento à pandemia.

Uma dessas iniciativas é realizada pela banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta quinta-feira (15), por exemplo, a apresentação será realizada às 9h, em homenagem aos profissionais do Hospital Espanhol. Será um momento especial, em forma de música, com o intuito de proporcionar leveza, reflexão e paz.

A ação foi idealizada pelo guarda municipal Ubirajara Azevedo, integrante da banda e que perdeu o pai recentemente para a Covid-19.

Agendamento da segunda dose

A prefeitura de Salvador lançou uma plataforma online para que os idosos agendem a vacinação contra a Covid-19 para a segunda dose. O objetivo é evitar que os idosos peguem fila e garantir que a segunda dose seja aplicada.

É possível decidir entre 26 postos de vacinação, sendo 25 pontos fixos e um drive thru. O sistema disponibiliza um formulário para idosos que já receberam a primeira dose escolherem o local, data e horário que desejam receber a aplicação da etapa final da imunização contra o coronavírus.

Para realizar o agendamento, devem ser preenchidos os dados pessoais do paciente. Os agendamentos já podem ser realizados através do site: vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br. Ao finalizar, será gerado um QR-code de confirmação.

Frente fria em Salvador

A chegada de uma frente fria deve trazer de volta a chuva para Salvador nesta quinta-feira (15). De acordo com o serviço meteorológico da Defesa Civil (Codesal), a previsão é de 90% de chances de chuva fraca a moderada, com risco de alagamento e deslizamento de terra. Ainda segundo a Codesal, as condições devem permanecer até a sexta (16).

No mesmo dia da semana passada, a capital baiana foi castigada por uma chuva torrencial que causou muitos transtornos. Pessoas que moram em áreas de risco tiveram que sair de suas casas. Nove das 11 sirenes de alerta e alarme precisaram ser acionadas.

Internet na Bahia

Entre os últimos trimestres de 2018 e de 2019, o número de pessoas de 10 anos ou mais de idade que usaram a Internet, na Bahia, cresceu 10,3%, passando de 8,3 milhões para 9,2 milhões. Assim, de um ano para o outro, o percentual da população baiana que havia “navegado na Rede” aumentou de 65,1% para 71,3%, um avanço de 6,2 pontos percentuais. O aumento absoluto de 860 mil novos internautas em apenas um ano foi o maior registrado no estado desde 2016, quando o IBGE iniciou a investigação anual da PNAD Contínua sobre Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC).

Foi ainda o segundo maior do país, atrás apenas do registrado em São Paulo, onde o número de pessoas que usaram a Internet aumentou em 1,4 milhão no mesmo período – de 33,6 milhões em 2018 para 34,9 milhões em 2019.

No final de 2019, o percentual dos que utilizavam a Internet no estado (71,3%) estava abaixo do verificado no Brasil como um todo (78,3%) e muito aquém das proporções nas unidades da Federação que lideravam nesse indicador: Distrito Federal (92,1%), São Paulo (86,4%) e Rio de Janeiro (84,7%). No outro extremo, Maranhão (57,0%), Piauí (63,6%) e Alagoas (64,0%) tinham os menores percentuais de moradores que utilizavam a Internet.

Campanha Salvador Solidária

A Prefeitura de Salvador lançou a segunda edição da Campanha Salvador Solidária, que conta com o apoio da Drogaria São Paulo. A rede criou pontos de coleta para doação de alimentos não-perecíveis e itens de higiene em todas as 50 unidades em funcionamento na capital baiana. A ação, coordenada pela Empresa Salvador Turismo, com apoios das secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, visa dar assistência aos cidadãos que vêm sendo afetados pela crise causada pela Covid-19. 

Retomada da vacinação

Suspensa em decorrência da falta dos imunizantes, a vacinação em primeira dose contra Covid-19 na capital baiana deve ser retomada nesta quinta-feira (15) após a chegada de mais doses. "Tivemos que suspender na quarta-feira (12) porque o contingente de dose que nós tínhamos era para garantir as segundas doses durante essa semana, e essa semana vai ter um volume grande de segundas doses a serem aplicadas, então a gente decidiu suspender a primeira dose para garantir a segunda das pessoas que vão tomar essa semana”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates.

Fotógrafo Álvaro Vilella 

Foram dois anos registrando a vida nas comunidades quilombolas de Barra do Brumado e Bananal, ambos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina.  Entre idas e vindas, o fotógrafo Álvaro Vilella conseguiu reunir um rico acervo com registros marcantes que resultaram na obra Faces – Ebook. O lançamento no formato original será nesta quinta-feira (15), às 19h, com transmissão pelo canal da produtora Pau Viola no Youtube (youtube.com/channel/UCDztdtJPDFbymTeG2IHo3aQ), com mediação de Lanussi Pasquali, professora, curadora e mestra em Artes Visuais.

O livro reúne 43 imagens “fortes, comprometidas e repletas de dignidade” de rostos e do cotidiano. Produzido pela Pau Viola Entretenimento, o projeto Faces – E-book tem como objetivo contribuir para “quebrar o paradigma da invisibilidade que a cultura colonial impôs às comunidades quilombolas, ao tempo que oferece uma outra perspectiva de olhar e entendimento às comunidades remanescentes de quilombos.

Criatividade: a maior ferramenta para superar uma crise

O comunicador Nizan Guanaes, fundador da N-Ideias, vai ministrar aula aberta da Pós-Graduação da Ânima Educação, oferecida na Bahia através da AGES. O encontro online será nesta quinta-feira (15), às 19h. Com o tema ‘Criatividade: a maior ferramenta para superar uma crise’, Nizan vai falar sobre sua trajetória de vida e seus cases de sucesso utilizando a criatividade para construir marcas e negócios. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo site http://bit.ly/aula-aberta-com-nizan-guanaes.