16/04/2021 06h32
Foto: Mads Nissen
Foto do ano
O registro de dona Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos, recebendo um abraço de sua cuidadora, a enfermeira Adriana Silva, em São Paulo, foi eleito a foto do ano pela organização World Press Photo. O clique da fotógrafa dinamarquesa Mads Nissen foi feito no dia 5 de agosto de 2020, na casa de repouso Viva Bem, e ganha um tom especial pois foi o primeiro abraço que a idosa recebeu após cinco meses. O gesto foi feito com todo o cuidado necessário para o momento, com uma proteção de plástico separando dona Rosa e Adriana.
O júri da premiação avaliou mais de 74,4 mil fotos, de 4,3 mil fotógrafos, para selecionar os melhores registros em oito categorias, como Notícias Gerais, Esporte, Meio Ambiente, Retratos e mais.
Crianças e adolescentes vítimas de agressão
Entre 2010 e 2020, pelo menos 103.149 crianças e adolescentes com idades de até 19 anos morreram no Brasil, vítimas de agressão, segundo levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Do total, cerca de 2 mil vítimas tinham menos de 4 anos.
Apesar de os dados relativos a 2020 ainda serem preliminares, a SBP informou que, segundo especialistas consultados, o isolamento social, medida “essencial para conter a pandemia do novo coronavírus”, resultou em aumento da exposição das crianças a uma “maior incidência de violência doméstica”, o que, consequentemente, elevou também os casos letais.
Para a SBP, independentemente da pandemia, os casos de violência contra crianças e adolescentes sempre existiram, principalmente em ambiente doméstico ou intrafamiliar. A entidade acrescenta que, só em março de 2020, foi registrado, no Brasil, um aumento de 17% no número de ligações notificando a violência contra a mulher.
Bahia: 2 milhões de pessoas vacinadas
A Bahia ultrapassou na quinta-feira (15) a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. A Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados, superando a marca de 13% da população vacinada com a primeira dose, e a estimativa é que o processo acelere a partir da chegada de novas vacinas, como a Sputnik V, que foi adquirida pelo estado e aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para importação.
Vacinar idosos com 60 anos
A capital baiana deve começar a vacinar idosos com 60 anos contra Covid-19 nesta sexta-feira (16). De acordo com informações do prefeito Bruno Reis, Salvador deve receber cerca de 40 mil doses da vacina, o que permitirá a continuidade da imunização. O gestor acrescentou ainda que a expectativa é que a vacinação de pessoas com comorbidades e doenças crônicas tenha início na próxima semana.
Solicitação de ajuda humanitária
O Fórum Nacional de Governadores do Brasil se reúne nesta sexta-feira (16) com a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas, Amina Mohamed, para tratar sobre a pandemia. Na ocasião, os gestores pedirão ajuda humanitária ao órgão e que sejam providenciadas mais vacinas, oxigênio, medicamentos e outros insumos ao país.
Cursos online e gratuitos
Os profissionais da construção civil, reforma e amantes da pintura podem participar de 52 cursos online e gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo Home Center Ferreira Costa, por meio do https://clubedoprofissional.ferreiracosta.com/. O programa, que era realizado nas lojas físicas e passou a ser online, já formou mais de 11 mil profissionais, com emissão de certificado.
A plataforma disponibiliza cursos de pintura, piso e revestimento, mecânica, hidráulica, elétrica e jardinagem que podem ser realizados por qualquer pessoa em qualquer parte do Brasil. Os temas dos cursos e de outros conteúdos incluem: como fazer um mini jardim vertical; como pintar o quarto com o tema esportes; como instalar um caixa d´água; rejunte especial; carregador de bateria, entre outros. No blog, estão assuntos como a importância de ter uma boa estimativa de gastos na hora de fazer o orçamento e dicas para tornar uma casa mais sustentável e gerar economia nos gastos.
Para ter acesso a todos os treinamentos, os interessados devem criar uma conta e preencher os dados corretamente. Esses dados serão utilizados no certificado. Os participantes residentes nos locais onde há um Home Center Ferreira Costa (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba), automaticamente, participam do TOP 5, que acontece mensalmente, e homenageia com brindes cinco pessoas que mais fazem os cursos online.
Homenagear os povos indígenas
O Centro do Rio vai receber uma intervenção artística com 10 painéis para homenagear os povos indígenas originários da América Latina. A obra, batizada de “Murais do Abya Yala”, será instalada na Travessa do Liceu, entre o Edifício A Noite e o acesso ao Morro da Conceição.
O espaço próximo da Praça Mauá costumava ser uma via de passagem e agora terá uma espécie de museu a céu aberto. Os dez mosaicos vão retratar alguns povos do nosso continente a partir do conceito do “Abya Yala“, termo utilizado para definir o território que conhecemos hoje como o “continente americano”.
Os criadores e mosaicistas, Natalia Reyes e John Souza, estão produzindo os dez painéis, cada um com 2,5 metros em média, que irão compor o mural de 30 metros.
Centibilionários
O time dos mais ricos do mundo acaba de ganhar mais dois centibilionários, ou seja, pessoas que têm mais de 100 bilhões de dólares de fortuna. São eles: Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, um dos maiores conglomerados tecnológicos do mundo.
Com a alta das ações de tecnologia durante a pandemia, o patrimônio líquido dos executivos evoluiu bastante. A fortuna de Brin cresceu 20,4 bilhões do começo deste ano até abril, e agora ele tem um patrimônio estimado em 100 bilhões e 200 milhões de dólares. Já Page, arrecadou 21,2 bilhões no mesmo período e atingiu a marca dos 103 bilhões de dólares.
Em 1998, Page e Brin apresentaram o Google ao mercado quando ainda eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, nos EUA. A plataforma tornou-se cada vez mais popular ao longo dos anos até tornar-se o site mais acessado do mundo.
Em 2015, os dois criaram a holding Alphabet, que comandaram até 2019. Hoje, eles recebem um “salário simbólico” de um dólar por ano para cada um, mas como eles detém mais de metade das ações da empresa, os lucros só aumentam.
Agora, os dois se juntam aos outros seis centibilionários do mundo: Jeff Bezos, CEO da Amazon; Elon Musk, CEO da Tesla; Bill Gates, cofundador da Microsoft; Bernard Arnault, CEO da LVMH; Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway.