Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

23/02/2020 06h12

Foto: Divulgação

Projeto Fique Sabendo

Os foliões que estão em Salvador (BA) para curtir o Carnaval poderão realizar testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C no posto do projeto Fique Sabendo, instalado na Praça da Piedade. Outra estrutura também foi montada na Barra, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol, com funcionamento das 10h às 22h.

A estratégia do Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), colaborando para quebrar a cadeia de transmissão no Carnaval. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado até o dia 25 de fevereiro. Os pontos também irão distribuir de preservativos masculinos e femininos.

No Carnaval de 2019, cerca de 3 mil pessoas fizeram os testes nas unidades que funcionaram durante a folia momesca. No total, 17 indivíduos tiveram resultados positivos para Hepatites, 26 para HIV e 206 para Sífilis.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia com a aplicação da primeira dose do antibiótico. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura para tratamento gratuito integral.

Sexo seguro

Para incentivar a prática do sexo seguro no Carnaval, a Prefeitura de Salvador (BA) distribuirá cerca de três milhões preservativos durante a festa. As camisinhas estarão disponíveis nos 10 módulos situados nos circuitos oficiais, além dos dois postos do Fique Sabendo. A distribuição dos preservativos é gratuita, irrestrita e não há um quantitativo limite a ser retirado por pessoa.

Sua Arte no Livro Didático

As inscrições para o 1º Concurso Sua Arte no Livro Didático já começaram. Realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, o concurso vai premiar os dez melhores trabalhos dentro da temática "A Bandeira Nacional", dois de cada região do país.

Estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas podem participar com um desenho cada. As inscrições deverão ser feitas pelos diretores, por meio do portal do FNDE  até o dia 15 de abril e são limitadas a dois alunos por escola.

Os critérios para a escolha das artes vencedoras são criatividade, relação da imagem com a temática, harmonia estética, impacto visual e expressividade. A comissão de avaliação será composta por um aluno da rede pública, maior de 12 anos, que não esteja participando do concurso, um ilustrador profissional e três representantes do FNDE.

As cinco melhores artes da Bandeira Nacional serão impressas na quarta capa dos livros didáticos do ensino médio de 2021, que fazem parte do Programa Nacional do Livro e Material Didático, responsável pela distribuição de obras didáticas, literárias e pedagógicas para alunos e professores das escolas públicas de educação básica. Eles também vão ganhar um computador e uma viagem à cidade de São Paulo para a premiação do concurso, que será realizada na Bienal Internacional do Livro. O resultado vai ser divulgado em 3 de agosto.

Os demais selecionados serão premiados com um tablet e a viagem para a capital paulista. Os diretores e escolas dos estudantes vencedores recebem uma placa de participação.

Felicidade no trabalho: Possibilidade ou Utopia?

Uma reflexão sobre a felicidade no trabalho. Essa é a proposta do Webinar “Felicidade no trabalho: Possibilidade ou Utopia?”, que será realizado pela FGV IDE – Educação Executiva no dia 3 de março, às 11h30. Denize Dutra, coordenadora do MBA de Gestão em Recursos Humanos é quem vai abordar esse tema.

A professora vai falar sobre a felicidade no contexto da Gestão 4.0, em que os paradoxos levam muitos profissionais a acreditar que se trata de algo inalcançável. Denize vai apresentar algumas possibilidades para que isso se torne possível, sendo as mais relevantes o alinhamento de propósito e valores individuais com os da organização, bem como a qualidade das relações humanas estabelecidas neste ambiente.

Este tema está sendo foco de atenção dos indivíduos, organizações, academia e até nações, pois as Nações Unidas (ONU) fazem anualmente um ranking entre mais de 150 países para identificar o país mais feliz.

Poluentes Orgânicos Persistentes

A Cetesb abriu inscrições para o curso “Introdução à Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs)”, na modalidade ensino a distância. Destinado a profissionais de nível médio ou superior de órgãos ambientais, do setor elétrico, da saúde, da indústria, de universidades, laboratórios, empresas de consultoria, organizações da sociedade civil e demais interessados. As inscrições até 26 de fevereiro próximo, pelo link: https://forms.gle/7ZUx8eoQMod1zcEb6

Este curso tem o objetivo sensibilizar para os problemas ambientais e à saúde causados pelos POPs, a disseminação de informações existentes sobre a sua presença no cenário brasileiro, bem como as estratégias e ações para a eliminação ou redução dessas substâncias no meio ambiente.

O curso, a ser realizado de 4 a 24/03, com carga horária de 20 horas, disponibilizará 300 vagas para os públicos interno e externo, com inscrições gratuitas e obedecendo a ordem de registro de interesse.

CURIOSIDADE

Hotel das Cataratas

O Hotel das Cataratas recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação cinco estrelas no Forbes Travel Guide 2020, o único sistema de avaliação independente para hotéis, restaurantes e spas de luxo do mundo. O hotel, em Foz do Iguaçu, é o único do Brasil (entre os nove avaliados) e da América do Sul a manter a pontuação máxima no renomado guia.

A conquista do Hotel das Cataratas é motivo de orgulho para os iguaçuenses, pois ajuda na divulgação do destino no âmbito mundial. Vale lembrar que por ser o único hotel dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, a experiência que os hóspedes tem é única no mundo, proporcionando ainda mais encantamento pelo local que com arquitetura colonial possui 187 unidades.

O Forbes Travel Guide existe desde 1958 e é responsável por criar o sistema de Classificação Cinco Estrelas que oferece ao setor de viagens as mais completas avaliações dos hotéis e restaurantes do mundo. Este ano, a lista – elaborada de forma criteriosa – está em sua 62ª edição.