Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/04/2021 06h27

Foto: SEC - Divulgação

Qualifica Mais – Emprega Mais

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do programa Qualifica Mais – Emprega Mais, abriu as inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Eixo Informação e Comunicação, em Salvador. Os cursos ofertados são Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. As inscrições seguem até o dia 25 de abril, neste link. A iniciativa visa à empregabilidade dos jovens no mundo do trabalho. Os interessados às vagas devem residir em Salvador ou na região metropolitana e ter o Ensino Médio completo.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem responder a um questionário disponibilizado no programa, composto por 23 questões. A seleção e a matrícula dos estudantes contemplados serão realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 24 de maio.

Dia Nacional do Sanfoneiro

O Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (20), a Lei nº 14.140, de 19 de abril de 2021, que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, a ser comemorado anualmente, em todo o território nacional, na data de nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, em 26 de maio. Ele morreu aos 76 anos, no dia 14 de dezembro de 2006.

Severino Dias de Oliveira nasceu em Itabaiana, na Paraíba, e levou a cultura nordestina para o mundo. Como compositor, arranjador, instrumentista, o mestre da sanfona participou de mais de 200 discos de gêneros musicais diferentes como bossa nova, forró, choro, baião, maracatu, frevo, entre outros.

A socióloga Flávia Barreto, filha de Sivuca, escreveu um livro biográfico do pai, Magnífico Sivuca: maestro da sanfona, no qual detalha a infância, a carreira do músico no Brasil e no exterior, as parcerias musicais.

Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha

Novo levantamento efetuado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição revela mudança na liderança do ranking das músicas brasileiras mais regravadas no país. A canção Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, superou Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

De acordo com a pesquisa, Carinhoso tem, no momento, 411 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, considerado um dos maiores da América Latina, e é a música mais escolhida por intérpretes de todo o país. Aquarela do Brasil tem 409 e ocupa a segunda posição no ranking, que inclui ainda sucessos como Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com 402 gravações; Asa branca, de Humberto Teixeira e Gonzagão, com 316 gravações; e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, com 290 gravações.

Se tem gente com fome, dá de comer

O Olodum está participando da campanha nacional “Se tem gente com fome, dá de comer”, que tem como objetivo arrecadar fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia de Covid-19. Através de financiamento coletivo, a iniciativa vai beneficiar mais de 222 mil famílias de todas as regiões do Brasil com cestas básicas. As doações podem ser realizadas através do temgentecomfome.com.br.

Vacinação contra a gripe

Uma semana depois do início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, foram aplicadas até agora 1,4 milhão de doses. Isso representa 1,8% do público-alvo definido, que abarca 79,7 milhões de pessoas. Dividida em três etapas, a campanha começou no dia 12 deste mês e vai até 9 de julho.

Até agora, a região que mais vacinou foi o Sudeste, com 607 mil doses aplicadas. Aparecem em seguida, as regiões Sul (383 mil), Nordeste (275,6 mil), Centro-Oeste (121,3 mil) e Norte (50 mil).

O ranking dos estados que mais aplicaram vacinas é liderado por São Paulo (364,2 mil), Minas Gerais (198,2 mil), Paraná (158,2 mil) e Rio Grande do Sul (144,9 mil).

Entre os grupos prioritários, as crianças receberam 981,9 mil doses, os trabalhadores da saúde, 259,8 mil, e as gestantes, 142,1 mil.

Prêmio Conceição Senna de Audiovisual

“O Artista Suburbano – o Filme” é o nome da produção audiovisual que estreia nesta terça-feira (20), no canal do Artista Suburbano no YouTube. Elaborada pelo artista e diretor Vagner Jesus, de 21 anos, a obra foi uma das contempladas pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Com classificação livre, o filme narra as aventuras cômicas do personagem no cotidiano da comunidade de Alto do Cabrito. De acordo com Vagner, o audiovisual utiliza linguagem de vlog, diário feito por vídeo, e mescla cenas do dia a dia entre as mais belas paisagens da região com as telas verticais das redes sociais. Além disso, também alia o humor com um forte traço documental e flagra peculiar dos moradores em lidar com a pandemia.

Canção Brasileira

A 6ª Semana da Canção Brasileira começou com o papel de refletir e propagar a canção brasileira, desta vez nas plataformas digitais, abrangendo um público muito mais amplo. Desde sua primeira edição, em 2007, o evento acontece na estância turística de São Luiz do Paraitinga (SP). Este ano, devido a continuação do isolamento social, acontece no formato digital, no canal do YouTube.  

Na programação, que tem a curadoria da cantora Suzana Salles, haverá shows de artistas e bandas representativas do cenário nacional, e também da cidade inspiradora do projeto, São Luiz do Paraitinga, além de oficinas e um festival competitivo de composição. 

Teste de paternidade

Foi sancionada a lei que permite a realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai. Segundo o texto da lei, o teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz caso o suposto pai tenha morrido ou não possa ser localizado. O exame deve ser feito “preferindo-se os parentes de grau mais próximo aos mais distantes”.

A nova legislação altera um trecho da Lei de Investigação da Paternidade (Lei 8.560/1992), para acrescentar a previsão de exame em parentes próximos.

A proposta de se fazer o exame em parentes próximos do suposto pai tramitou por 12 anos no Congresso.

Apoio à gestação, pré-natal e puerpério

Já está em vigência uma portaria do Ministério da Saúde com incentivo financeiro federal de custeio para desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério, com vistas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, R$ 247 milhões serão destinados, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos municipais e Distrital de Saúde, de modo automático e em parcela única. Os recursos serão aplicados, por exemplo, na identificação precoce, no monitoramento de gestantes e puérperas com síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave ou com suspeita ou confirmação de Covid-19.

A verba também será investida na qualificação das ações de atenção ao pré-natal odontológico e no suporte ao distanciamento social para gestantes e puérperas que não possuam condições para realização de isolamento domiciliar. Nesse sentido, os recursos vão fomentar a utilização das Casas de Gestante, Bebê e Puérpera.