Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/04/2021 06h29

Foto: Divulgação

Manifestação de artistas nacionais e internacionais

Um grupo de artistas nacionais e internacionais se uniu em uma carta direcionada para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para que ele recuse um acordo ambiental com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). Os países conversam desde fevereiro sobre uma colaboração para deter a destruição da floresta amazônica.

Entre os artistas que assinaram a carta ao presidente-norte americano estão os brasileiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sonia Braga, Wagner Moura e o cineasta Fernando Meirelles. Além deles, também integram o grupo Leonardo DiCaprio, Katy Perry, Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo, Jane Fonda, Sigourney Weaver e Philip Glass.

Em 2020, o desmatamento na região foi o mais alto em 12 anos. Conforme dados do governo federal, foi destruída uma área 14 vezes o tamanho da cidade de Nova York.

Dificuldades de estados e municípios

A Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal vai debater em audiência pública remota as dificuldades de estados e municípios no enfrentamento à pandemia, acompanhar o cumprimento do cronograma de vacinação, discutir o apoio logístico e financeiro para manutenção e ampliação de leitos de UTI nos estados, a integração dos sistemas hospitalares, o planejamento, e analisar cenários. A reunião será realizada nesta quinta-feira (22), às 10h.

Foram convidados para o debate Josafá dos Santos, coordenador-geral de Controle de Sistemas e Serviços de Saúde da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde; Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Olimpíada Nacional em História do Brasil

As inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) estão abertas até a sexta-feira (23). A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é aberta para professores e alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos) e do médio de escolas públicas e particulares de todo país. As inscrições podem ser feitas aqui. Mais informações estão disponíveis no site oficial da competição.

As provas começam no dia 3 de maio e vão até 12 de junho. Ao todo, serão seis fases online com questões de múltipla escolha e tarefas. Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de história e três alunos. Cada fase da competição dura uma semana.

O preço para inscrição, por equipe, para alunos e professores de escolas públicas é R$ 58. Já para escolas particulares, o preço é R$ 118, por equipe. Participaram da última edição, no passado, 69,8 mil inscritos de todos os estados brasileiros. 

Riscos e oportunidades

O Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realiza, nesta quinta-feira (22), o webinar “Infraestrutura, meio ambiente e investimento estrangeiro: riscos e oportunidades”, de olho na retoma econômica do pós-Covid-19. O evento será transmitido pelo canal da FGV no Youtube a partir das 15h. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site.

Durante o evento, os convidados irão discutir de que forma os ecossistemas contribuem para a atividade econômica e para a vida humana como um todo. O meio ambiente é, portanto, um patrimônio a ser preservado, aliado do desenvolvimento econômico.

Mostra Museu: Arte na Quarentena

A “Mostra Museu: Arte na Quarentena” leva imagens de obras de artistas de diversas nacionalidades – são 40 países de origem – para painéis digitais e estáticos da cidade de São Paulo. Os painéis estarão em diversos bairros, como Bela Vista, Bom Retiro, Mooca, República, Santana e Pinheiros, além de estações de metrô nas linhas azul, verde e vermelha.

O público também poderá conferir as obras por meio da galeria virtual disponível no site, que conta com obras criadas a partir de técnicas mistas, como animação, colagem, desenho, vídeo, ready-made, fotoperformance, instalação, pintura e gravura. O objetivo da mostra é fazer da arte um alento neste momento de pandemia, fomentar a produção artística da atualidade e democratizar seu acesso.

Além dos painéis, que representam o eixo de artes visuais da mostra, há ainda um espaço dedicado à produção musical no site da mostra. O eixo de música tem curadoria do jornalista, diretor e roteirista Pedro Henrique França e reúne criações de cerca de 20 nomes da música brasileira contemporânea.

Estágio na rede Vila Galé

A Vila Galé, grupo hoteleiro português que detém 27 hotéis em Portugal e dez no Brasil, fortalece seu posicionamento em prol do turismo sustentável. A empresa abriu um Programa de Estágio remunerado para estudantes a partir do 5º semestre do curso de Biologia ou Ciências Biológicas, cuja premissa, além de contribuir para a formação profissional dos estudantes, estimula e fortalece o ecoturismo no entorno dos resorts, pois ampliará a visão dos visitantes acerca do bioma da região, enriquecendo a experiência no destino e nos resorts do grupo no Brasil.

Será uma vaga por resort, ou seja, cinco vagas. Os interessados devem entrar no site da Vila Galé para se inscrever: Vila Galé (vilagale.com) O processo seletivo receberá inscrições até o dia 15 de maio.

Objetos de Star Wars

Uma boa notícia para os fãs de Star Wars: mais de 700 objetos do ator David Prowse, inglês que interpretou Darth Vader na trilogia original dos filmes de George Lucas, serão vendidos em sua cidade natal, Bristol. 

Entre os itens coleção do ator, que nos deixou no ano passado aos 85 anos, está o roteiro de Star Wars: O Império Contra-Ataca, que deve ser vendido por milhões de dólares.

O leilão está marcado para o dia 4 de maio (dia que os fãs costumam lembrar da série, todo ano), e deve disponibilizar, também, uma máscara do vilão que aterrorizou gerações de fãs de ficção científica, além de um pedaço da cabine da lendária aeronave Millennium Falcon.

Uma porcentagem da receita do leilão irá para a Alzheimer’s Research UK, que ajuda pacientes com alzheimer no Reino Unido. O ator tinha a doença quando faleceu.