Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/04/2021 06h32

Foto: Divulgação

Mulheres grávidas

As vacinas contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Moderna não apresentam riscos a mulheres grávidas, segundo apontou um estudo preliminar liderado por cientistas do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e publicado no “New England Journal of Medicine”, uma das revistas científicas mais importantes do mundo.

O estudo analisou 35.691 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 54 anos. Os cientistas do CDC concluíram que “os achados preliminares não mostraram sinais de segurança óbvios entre as gestantes que receberam vacinas”.

As mulheres foram vacinadas de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. Das 35.691 participantes, 30.887, o equivalente a 86,5%, estavam grávidas ao receber a vacina. As outras 4.804 tiveram um teste positivo de gravidez após serem vacinadas. Cerca de metade das participantes tomou a vacina da Pfizer (19.252) e a outra metade, a da Moderna (16.439).

Quinto Energy seleciona estagiários

Quinto Energy, empresa desenvolvedora de projetos de alta performance de geração de energia eólica e solar, abriu seleção para estagiários. Nesta primeira etapa de seleção, as vagas são para estudantes dos cursos de Direito, Engenharia Civil, Administração e Geoprocessamento, a partir do 3° semestre. Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail [email protected].

Localizada em Salvador, a Quinto Energy é considerada uma das principais empresas de desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica e solar do país, sendo responsável por projetos de alta performance. Para se ter uma ideia, os dois maiores projetos do Brasil em fase de desenvolvimento são da Quinto, ambos na Bahia.

Rodoviários serão vacinados

A vacinação contra a Covid-19 em Salvador inclui mais uma categoria a partir desta segunda-feira (26): os rodoviários com idade a partir de 50 anos, das 8h às 16h. Nesse mesmo horário, prossegue a imunização para os demais públicos prioritários – cidadãos que vão completar 60 anos em 2021, nascidos entre 24 de julho e 31 de dezembro de 1961, idosos que já completaram 60 anos, pessoas com Síndrome de Down, pacientes em hemodiálise, nutricionistas e demais autônomos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da Educação – já incluindo aqueles que possuem 50 anos ou mais – e agentes de segurança pública.

De acordo com a prefeitura de Salvador, os idosos e trabalhadores da saúde que forem tomar a segunda dose devem ficar atentos à mudança de horário: nesta segunda, a vacinação para este público nos postos fixos e drive-thru de demanda aberta ocorrerá apenas à tarde, das 13h às 16h. A Vacina Express e o serviço Hora Marcada para vacinação de reforço dos idosos serão realizados normalmente.

Programa Gerdau Transforma

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Programa Gerdau Transforma, realizado em parceria entre Gerdau e a Agência Besouro de Fomento Social. O objetivo do curso é fomentar o empreendedorismo, auxiliando e capacitando mais de 1.500 pessoas ao longo deste ano, em 25 turmas.

A formação, que será gratuita e online, ocorrerá no decorrer do ano em diversas regiões do Brasil e da América Latina, em que a produtora de aço está presente, como Argentina, Peru e México. Além disso, estão previstas turmas exclusivas para mulheres empreendedoras e empreendedores negros. A primeira turma será voltada para os municípios de Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Charqueadas (RS). As inscrições podem ser feitas até dia 28 de abril no site do projeto e, para participar, é preciso ter mais de 18 anos e já ter frequentado ou estar matriculado em uma escola pública.

Home Sushi Home

Com 15 unidades espalhadas pelo Brasil em apenas 3 anos, a Home Sushi Home começa a operar em Salvador nesta segunda-feira, 26, em soft opening. A rede de franquias especializada em delivery de comida japonesa chega à cidade pelas mãos do baiano Rodrigo Rêgo e do pernambucano Rafael Oliveira, à frente de outras 3 unidades da marca no Nordeste. Confiantes de que modelo de negócio bem estruturado conquistará de primeira o cliente local, a dupla prezará pela qualidade de insumos, respeito ao consumidor e excelência no serviço.

Vale do Pati

O Vale do Pati, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, vai reabrir parcialmente para o turismo a partir desta segunda-feira (26), depois de mais de um ano fechado por conta da pandemia, segundo divulgou a prefeitura de Mucugê. 

As reservas para hospedagens já estão disponíveis, nesse momento restritas a 50% da capacidade. Elas devem ser feitas com uma semana de antecedência pelo WhatsApp. Sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas de acordo com os protocolos sanitários de combate a Covid-19.  

Segurança em Foco

Nos dias 27, 28 e 29 de abril, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá promover a quinta edição do evento digital Segurança em Foco. Com transmissão gratuita pelo Canal Oficial da ANAC no YouTube, esta edição contará com duas sessões diárias, sempre às 10h e às 14h.

O evento é gratuito e todos os debates poderão ser acompanhados sem a necessidade de inscrição prévia. Além disso, ao longo das transmissões, os espectadores terão a oportunidade de encaminhar suas dúvidas, que serão respondidas ao vivo pelos palestrantes.

Mulheres na Presidência da República

As mulheres correspondem a apenas 26% dos servidores da Presidência da República. Dos 3.741 funcionários, 1.005 são mulheres, contra 2.736 homens. Os dados são do Painel de Raio-X, do Ministério da Economia.

Quando se analisa os cargos de chefia: 32 dos 111 cargos de direção DAS 101.5 e 101.6, com remunerações de R$ 13,6 mil e R$ 16,9 mil, são ocupados por mulheres, o equivalente a 28% do total.

Isso faz com que a taxa de igualdade de gênero da Presidência seja uma das mais baixas da Esplanada. O Ministério da Justiça aparece pior, com 18% de funcionárias mulheres.

Ao todo, o percentual médio de mulheres no governo federal é de 46%. Os números consideram os servidores em cargos efetivos, em comissão sem vínculo, empregados públicos requisitados e profissionais contratados por tempo determinado. A conta desconsidera estagiários e terceirizados.