Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/05/2021 06h27

Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil

Ações do Maio Amarelo

Neste mês, os estados promovem ações do Maio Amarelo, movimento internacional pela redução no número de acidentes nas ruas e estradas. Na Bahia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza nesta terça-feira (4), às 9h, a live “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, tema da campanha do movimento em 2021. A transmissão será pelo Instagram do órgão (@detranbahia).

Para marcar a campanha, a fachada da sede do Detran-BA, na Avenida ACM, em Salvador, ganhou iluminação especial em tom amarelado. O órgão também vai promover ação educativa durante os exames práticos de direção, seguindo os protocolos da Covid-19, além de realizar postagens de conscientização nas redes sociais.

#VacinarSalvaVidas

A Fundação do Câncer lançou a campanha nacional #VacinarSalvaVidas, com o objetivo de conscientizar e mobilizar os pais sobre a importância da vacinação de crianças e jovens de 9 anos a 14 anos de idade contra o HPV, para prevenir o câncer de colo de útero na fase adulta. A vacina é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal é de três doses, com intervalos de dois a seis meses. A vacina contra o HPV é preconizada para meninas entre 9 e 14 anos de idade e meninos entre 11 e 14 anos de idade.

Existem, pelo menos, 13 tipos de HPV que apresentam maior risco ou possibilidade de gerar infecções persistentes, estando associados a lesões precursoras de câncer. Os subtipos do vírus HPV de alto risco oncogênico, o 16 e o 18, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero, informou a Fundação do Câncer. 

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima para este ano o surgimento de 16.590 novos casos de câncer de colo de útero no Brasil.

Desigualdade social e trabalho em plataformas

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) realizará um webinar gratuito na quarta-feira (5), às 10h, com o tema “desigualdade social e trabalho em plataformas: como resolver essa equação?”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube.

A finalidade do evento é discutir as principais questões regulatórias e econômicas envolvendo a proteção e a seguridade social de quem trabalha em plataformas digitais. A proposta é identificar quais seriam possíveis instrumentos e soluções, dentro e fora do Direito, tomando como ponto de partida o debate em torno das desigualdades sociais. O webinar faz parte do projeto “Futuro do trabalho e gig economy: questões regulatórias sobre tecnologia e proteção social”, desenvolvido no âmbito da colaboração entre o CEPI e o iFood para fomentar o debate público sobre o futuro do trabalho.

Para mais informações e inscrições acesse o site.

Camerata Quarteto Novo

O projeto Terça Musical, comandado pelo Museu Geológico da Bahia e pela Orquestra Sinfônica da Bahia, promove um concerto conduzido pela camerata Quarteto Novo. A apresentação do grupo formado por André Becker, na flauta, Margareta Cichilova, no violino, Djalma do Nascimento, no violoncelo, e Paco Garcês, na viola, acontece nesta terça-feira (4), às 16h30, através do Instagram do MGB.

Vacina covid perto de mim

O Google começou a disponibilizar uma ferramenta que visa ajudar o público a encontrar o local de vacinação contra Covid-19 mais próximo. Para utilizar, basta pesquisar no buscador "vacina covid" ou "vacina covid perto de mim" e a ferramenta, que é integrada ao Google Maps, vai mostrar informações como nome do local de vacinação, endereço, telefone e como chegar. Serão incluídos também detalhes como o acesso ou não a grupos específicos, a oferta da modalidade drive-thru ou a necessidade de agendamento.  O mecanismo está disponível para 30 cidades brasileiras e funciona no computador e apps em celulares Android e iOs. 

Ultracongeladores

A Bahia possui 30 ultracongeladores em nove cidades polo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer que foram enviadas pelo Ministério da Saúde.

Os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Jacobina, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Vitória da Conquista e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a pasta licitou 100 ultracongeladores para armazenar os imunizante e, inicialmente, foram distribuídas 30, cada um com capacidade de 368 litros.

Qualificação Profissional

Seguem até quarta-feira (5) as inscrições para 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), do Programa Educar para Trabalhar. Os cursos são voltados para estudantes e egressos da rede estadual de ensino e objetivam preparar os jovens e adultos promovendo a inserção e a reinserção no mundo do trabalho.

Entre as oportunidades estão os cursos de Auxiliar em Agricultura de Precisão; Desenhista da Construção Civil; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Recepcionista em Serviços de Saúde; e Agente Cultural, divididos em 11 Eixos Tecnológicos.

Os cursos estão sendo ofertados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), pelo Programa Educar para Trabalhar, que integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário. Ao todo são 200 mil vagas.

Incêndios em casas ou apartamentos

Mais de 50% dos incêndios ocorridos em casas ou apartamentos, no ano passado, resultaram de sobrecarga no sistema elétrico. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2020, foram registrados no país 583 incêndios por sobrecarga, com 26 mortes. Desse total, 309 incêndios ocorreram em casas e apartamentos, resultando em 23 mortes.

Uma das ações para reduzir o número de incêndios é efetuar uma revisão completa das instalações elétricas, porque a maioria dos incêndios é gerada por sobrecarga e curto-circuito.

A sobrecarga elétrica também é uma preocupação constante para os condomínios. Segundo a Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, os condomínios têm que ficar cada vez mais atentos às exigências de autorizações e vistorias para evitar problemas que coloquem em risco a vida e o patrimônio dos moradores.