Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/05/2021 06h37

Foto: Divulgação

Dia das Mães - programação especial 

No Dia das Mães, comemorado neste domingo, 9, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) vai promover uma programação especial em homenagem à data. 

No Abrigo Dom Pedro II, que fica em Piatã, os idosos terão uma manhã diferente com bingo interativo, além de participar de vídeo chamada com os parentes, almoço e distribuição de brindes.

Já a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI), localizada em Pirajá, vai receber uma sessão de cinema especial a partir das 14h.  O cine-debate exibirá o filme Minha Mãe é Uma Peça, com o ator Paulo Gustavo, que faleceu recentemente por conta da Covid-19. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com o público masculino acolhido no lugar, para fomentar a reflexão sobre as relações familiares.

As atividades têm como propósito ajudar essas pessoas para que possam reforçar os vínculos ou voltar a ter contato com as famílias que, por algum motivo ou violação dos direitos, foram rompidos.

Portuários participam de curso

Dois gestores da Codesa foram selecionados e irão fazer cursos de especialização promovido pelo Porto de Antuérpia, Bélgica.  Os capixabas ganharam bolsa integral e as aulas começam este mês, com duração de até dois meses. Os cursos contarão com a participação de portuários de várias partes do mundo e serão ministrados por meio da instituição educacional Antwerp Port Training Center (Apec).

Os selecionados são os coordenadores de Marketing e Gestão de Negócios da Codesa, Raquel Guimarães, e de Planejamento de Desenvolvimento, Leonardo Bianchi. Eles se inscreveram pelo site e o processo seletivo considerou análise de currículo, confirmando a concessão de bolsa de estudos integral para ambos. As áreas de cursos oferecidos foram: comércio, marketing e aspectos essenciais da gestão moderna dos portos.

Vila Junina da Capitá

A partir do dia 27 de maio a capital baiana irá receber um pedaço do tão sonhado São João, que neste ano novamente não será celebrado da forma que costuma ser, com grandes festas não só na cidade, como em toda Bahia, devido à pandemia do coronavírus.

Para não deixar uma das datas mais marcantes do calendário de festas locais passar em branco, a Oquei Entretenimento inaugura no heliponto do Clube Espanhol, em Ondina, a ‘Nossa Vila – A Vila Junina da Capitá’.

O espaço contará com serviço de bar, diversas opções gastronômicas e música, e funcionará de quinta a domingo, a partir do meio-dia, com programações especiais para os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Computadores para a Inclusão

Computadores que não servem mais para o uso em repartições públicas, mas que podem ser de grande valia para quem não tem acesso a essa tecnologia, estão sendo reaproveitados em escolas e bibliotecas. O Programa Computadores para a Inclusão se encarrega de consertar peças que iriam para o lixo e entregá-las para a comunidade, em ações de inclusão digital. Só nesta Semana Nacional das Comunicações, foram entregues 590 máquinas.

De um lado ganha a comunidade com um computador pronto pra uso. De outro, ganha também quem atua nesse processo de recondicionamento. São jovens em situação de vulnerabilidade que são capacitados para fazer a manutenção desses equipamentos nos centros de recondicionamento de computadores (CRC’s). Eles aprendem a executar ações de triagem, recondicionamento, estoque, descarte e doação de equipamentos.

Os centros de recondicionamento estão funcionando em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Requalificação do Mercado Modelo

O Mercado Modelo, lugar que costuma ser ponto de parada obrigatória para quem busca artigos de artesanato e produtos regionais, passará por obras de requalificação que oferecerá mais conforto aos visitantes e permissionários que atuam no local. O edital para licitação das obras já foi lançado pelo prefeito de Salvador Bruno Reis.

O projeto de requalificação do Mercado Modelo foi elaborado pela FMLF, tendo como premissa, essencialmente, a restauração dos elementos arquitetônicos e estruturais do estabelecimento. O orçamento estimado é de R$14,5 milhões, provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal, e o prazo para conclusão das obras é de 12 meses. 

A iniciativa prevê a inclusão de novos equipamentos sanitários e de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, além de inserção de instalações e equipamentos. A ideia é consolidar o Mercado Modelo como centro de cultura, artesanato, gastronomia e turismo, dotando-o de infraestrutura moderna e em perfeita harmonia com o patrimônio existente. 

Bike Salvador

Conquistando cada vez mais a preferência de soteropolitanos e turistas, o registrou aumento de 141% no número de viagens, comparando o primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período em 2019. 

As laranjinhas vêm contribuindo desde 2013 com o trânsito da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando a capital baiana para o caminho das cidades inteligentes. Em um comparativo de abril deste ano com o mesmo mês, em 2020, o projeto cresceu em número de adeptos à bike, aumentando em 480% o número de usuários, além do crescimento de 368% em números de viagens, comparando o mesmo período. 

Sabores e Saberes

Com lançamento marcado para o dia 14 de maio, às 19h, no Instagram @saberesquilombolas e no YouTube da ONG Roda Baiana, o documentário "Sabores e Saberes" celebra a riqueza das manifestações culturais e da gastronomia das comunidades quilombolas de Cruzeiro/Acupe, São Brás e Cambuta, localizadas em Santo Amaro.

No Alto do Cruzeiro, em Acupe, a equipe registrou o Nego Fugido, a Burrinha de Acupe, a Capoeira Mestre Galo, a confecção do secador e o preparo do dendê de pilão. No quilombo São Brás as gravações giraram em torno do Samba Chula, do mestre de samba João Saturno, do trabalho de defumação dos camarões e das marisqueiras. No Cambuta, que é um quilombo urbano e virou bairro no meio da cidade, foram colhidos depoimentos sobre o processo de reconhecimento do quilombo, a luta da comunidade com a poluição, samba de roda e pertencimento.

Nossa Vila – A Vila Junina da Capitá

A Oquei Entretenimento vai abrir a temporada junina em Salvador com uma novidade que deve agradar em cheio quem ama a tradição do São João: a Nossa Vila – A Vila Junina da Capitá, uma vila gastronômica montada no heliponto do Clube Espanhol, de frente para o mar de Ondina e o Morro do Cristo.

O espaço será ambientado com tudo que remete ao calendário junino e vai oferecer opções gastronômicas típicas da época, música e serviço de bar. A novidade já começa a funcionar no dia 27 de maio e segue em temporada até 18 de julho, de quinta a domingo, a partir do meio-dia. Na programação não vão faltar as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro.