Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

12/05/2021 06h30

Foto: Divulgação

Dia do Enfermeiro

Diretamente da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Orlando Morais comanda nesta quarta-feira (12), Dia do Enfermeiro, um live show solidário em homenagem aos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

A apresentação, que acontece a partir das 20h, contará com participações de Xande dos Pilares, Serginho Procópio, Jorge Vercillo, do sambista Mosquito, além do pianista Ricardo Leão e do saxofonista Zé Canuto. Todo o lucro será revertido em doação de EPIs para o Conselho Federal de Enfermagem.

Cuidadores de idosos autônomos

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o cadastro dos cuidadores de idosos autônomos que atuam na capital baiana para a vacinação contra a Covid-19. O registro deve ser feito através da plataforma digital da Prefeitura, que pode ser acessada clicando aqui

Para estar habilitado para campanha de imunização, o cuidador autônomo terá que anexar pelo menos um dos documentos de comprovação da atividade: a cópia da última nota fiscal emitida, comprovante atualizado de pagamento do ISS, declaração do imposto de renda, comprovante do e-Social ou carteira de trabalho assinada com a descrição da função de cuidador.

A documentação será avaliada por uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Caso os documentos anexados estejam em conformidade, o nome do profissional será incorporado no site da pasta e poderá ser consultado no site da SMS.

Inatividade física na pandemia

Estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a inatividade física na pandemia pode aumentar as mortes por doenças cardiovasculares em até 200 mil novos registros no longo prazo. O Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição, da Faculdade de Medicina, projetou em março de 2020, a partir da revisão de 50 estudos, que a falta de exercícios teve um crescimento de 50%. 

Uma das pesquisas, que foi base para a análise, mostra que a falta de atividade física é responsável por cerca de 9% da mortalidade anual, resultando em cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo. Outros dados encontrados mostram que mesmo a inatividade de curto prazo (até um mês) pode aumentar o fator de risco para as doenças do coração.

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada a vigorosa. No Brasil, cerca de 50% da população é considerada inativa.

Poéticas de Marcio Meirelles

Considerado um dos principais diretores do teatro baiano e brasileiro, sendo um dos responsáveis pela criação do Bando de Teatro Olodum e pela retomada do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles terá seus 45 anos de trajetória celebrado no livro "Poéticas de Marcio Meirelles", organizado pelo professor Paulo Henrique Alcântara em parceria com o professor e jornalista Marcos Uzel. A obra reúne artigos escritos por pesquisadores, professores, jornalistas e artistas, como Cleise Mendes, Meran Vargens, George Mascarenhas e mais, que destacam e refletem sobre 15 dos mais de 100 espetáculos que integram o currículo de Marcio. O livro pode ser adquirido através da Edufba e também estará disponível na plataforma da Amazon e na Estante Virtual.

Vacinação para novos públicos

Salvador vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 para novos públicos da capital baiana nesta quarta-feira (12). Todos os trabalhadores das forças de segurança e da limpeza pública, além de pessoas com comorbidades, de 35 anos ou mais, serão inclusos no esquema de imunização.

Segundo a prefeitura, os trabalhadores da saúde que atuam em policlínicas, consultórios e clínicas/ambulatórios especializados com Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) ativo também terão o acesso às doses retomado a partir desta quarta-feira. Antes de ir se vacinar, é preciso checar o nome na lista da Secretaria da Saúde: http://saude.salvador.ba.gov.br.

Delegacia auxiliar nas buscas de desaparecidos

A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) criou um perfil no Instagram para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas. Por meio do @desaparecidospcba a população pode visualizar fotos e dados de desaparecidos no estado da Bahia.

Além do Instagram, a DPP também conta com uma página no Facebook e o aplicativo WhatsApp. Por meio do número 71 99631-6538 o cidadão pode tirar dúvidas e enviar fotos de desaparecidos.

As redes sociais da delegacia são atualizadas simultaneamente. Ainda segundo ela, o Instagram, o Facebook e o WhatsApp são as principais ferramentas de busca de desaparecidos.

Além dessas três ferramentas, a DPP recebe informações pelo Disque Denúncia, por meio dos números 3235-0000, em Salvador, e 181, no interior.

79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

Pesquisa realizada pela União Brasileira de Compositores (UBC) junto a compositoras, intérpretes, musicistas, produtoras fonográficas e técnicas, não necessariamente associadas à entidade, e respondida por 252 profissionais do setor do sexo feminino, constatou que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% jamais receberam valores de direitos autorais, porque não tinham músicas tocando em algum lugar ou não eram associadas à UBC.

A pesquisa, inédita e aberta, divulgada torna visível a dificuldade enfrentada pelas profissionais do setor da música em um ambiente hostil. Do total de participantes da pesquisa, 33% são compositoras; 30% se disseram intérpretes; 19% são produtoras fonográficas; 17% são músicas executantes; e 3% trabalham em outras áreas dentro da música, como funções técnicas, por exemplo. Várias responderam que atuam em mais de uma função.

Por regiões, a maior parte, equivalente a 63%, são oriundas da Região Sudeste, seguindo-se Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Por faixa etária, a maioria (35%) tem de 31 a 40 anos de idade; 28% até 30 anos; e 24%, de 41 a 50 anos de idade.