Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/05/2021 06h38

Foto: Divulgação

Salvador passa para fase amarela

Salvador vai avançar para a fase amarela do protocolo de retomada de atividades econômicas nesta quinta-feira (13). A cidade está na fase vermelha desde 5 de abril. Segundo o prefeito Bruno Reis, os índices da pandemia na cidade nos últimos 15 dias possibilitaram a mudança de fase. A média móvel de novos casos está em queda há 15 dias consecutivos, enquanto a média móvel de casos ativos está em queda há seis dias. Além disso, de acordo com a gestão, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Salvador chegou a 75. 

Com a mudança de fase shoppings centers, centros comerciais e comércio de rua poderão funcionar todos os dias. A única mudança em horários são os escritórios administrativos (contabilidade, consultoria e similares) e de advocacia – antes funcionavam de 10h às 17h. Agora, poderão funcionar até 19h. Também estão autorizados a funcionar os clubes sociais, recreativos e esportivos, das 6h às 22h. A nova fase também permite que cinemas funcionem das 10h às 22h.

Centros e espaços de convenções poderão abrir em horário livre para eventos científicos com até 50 pessoas, conforme decreto do governo estadual.

Nota de repúdio

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Bahia divulgou uma nota repudiando a mudança parcial para fase amarela anunciada pela Prefeitura de Salvador, que passará a valer a partir desta quinta-feira (13).

Na nota, a Abrasel alega que o termo "parcial" se tornou um dispositivo para imposição de uma restrição seletiva e injusta ao segmento de bares e restaurantes. A associação pede ainda a revisão do horário do toque de recolher, que atualmente vigora das 22h às 5h.

Cursos de música no TCA

Neste mês de maio, o Teatro Castro Alves (TCA) dá a largada de um novo ciclo dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. O maior equipamento cultural da Bahia segue promovendo ações formativas no ambiente digital, atingindo um amplo número de pessoas interessadas em conhecer mais sobre o vasto mundo da música.

As inscrições são gratuitas e, para participar, não é necessário nenhum conhecimento prévio. O intuito da atividade é justamente a introdução à apreciação musical e prática de instrumento. Os formulários estão disponíveis no site do TCA, até o dia 16 de maio.

Nesta 2ª edição do ano de 2021, são oferecidas turmas matutinas e noturnas. Cada curso possui duas salas semanais, garantindo a participação de 370 alunos no total. As aulas seguirão até o mês de agosto de 2021, com um encontro por semana, realizado ao vivo por meio da plataforma Zoom Meeting.

Cultura nas Estações

Diretamente do Caminho Niemeyer, no Rio de Janeiro, o festival virtual "Cultura nas Estações" promove uma programação repleta de música, palestras e cursos gratuitos voltados para o empreendedorismo nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 15h30, com transmissão através do Youtube. O evento contará com a participação de grandes vozes nacionais femininas, como Preta Gil, Elba Ramalho, Sandra de Sá, Vanessa da Mata, Negra Li e Fernanda Abreu. Todas as atividades serão gratuitas e as informações e as inscrições estão disponíveis no site http://www.culturanasestacoes.com.br .

Academia Gamer

Em parceria com a BDS (Beyond Digital Sports), o Centro de Convenções Salvador (CCS) irá democratizar o acesso e contribuir com a formação e profissionalização dos gamers no Brasil. Para isso, irá inaugurar a Academia Gamer, projetada para ser a maior do Nordeste.
O objetivo, segundo Ludovic Moullin, diretor do Centro de Convenções, é desenvolver o mercado e incluir Salvador no circuito de grandes eventos de e-sport, como um hub de conhecimento e catalizador de grandes competições do segmento.

O novo espaço terá uma série de atividades conduzidas pela BDS. Muito mais do que um local para jogos e campeonatos, a Academia irá oferecer mentorias presenciais e à distância, treinamentos, eventos e um estúdio com tecnologia de ponta para criação de conteúdo e transmissão de lives. Será um ambiente de conhecimento voltado para performance e acompanhamentos físico, psicológico e nutricional daqueles que sonham em se tornar gamers e influenciadores.

Recuperação de celular roubado

O roubo e furto de celulares é um dos crimes mais comuns enfrentados pelos baianos. Só em 2021, de janeiro a abril, cerca de 10 mil ocorrências do tipo foram registradas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Desses, apenas 3% foram recuperados e devolvidos para os seus respectivos donos.  

Para enfrentar o problema, o governo da Bahia lançou o Alerta Celular, sistema que promete aumentar a taxa de aparelhos devolvidos.  A população deve acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do aparelho no sistema. Lá deverá ser informado o código IMEI do aparelho. Esse é uma espécie de identidade do celular, um número exclusivo que identifica o smartphone. O IMEI pode ser consultado discando *#06#, na nota fiscal ou na embalagem original do bem.   

Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência em até 48 horas. Com o Alerta Celular, caso a polícia consiga recuperar o aparelho, vai identificar o dono e fazer a devolução.

Como se cadastrar no Alerta Celular: 
Passo 1: Descubra qual é o código IMEI do seu celular. Isso pode ser feito discando *#06#, na nota fiscal ou na embalagem original do aparelho.
Passo 2: Acesse o site alertacelular.ssp.ba.gov.br 
Passo 3: Clique em Cadastre-se aqui 
Passo 4: Preencha seus dados pessoais, dados de contato e três perguntas de segurança. Concorde que seus dados sejam utilizados na recuperação do aparelho e clique em Salvar.  
Passo 5: Uma mensagem foi enviada para o seu e-mail cadastrado com a senha de acesso. Entre novamente no Alerta Celular com o CPF e a senha indicada,  
Passo 6: Altere a sua senha. Coloque alguma de no mínimo seis caracteres, entre letras e números, com pelo menos uma letra maiúscula e uma minúscula.  
Passo 7: Entre novamente no sistema com a sua nova senha 
Passo 8: Clique em Incluir novo aparelho 
Passo 9: Preencha os dados do aparelho: marca, modelo e código IMEI. Clique em Salvar.  
Passo 10: Pronto. Agora seu aparelho já está cadastrado. Você ainda pode incluir outro celular, editar os dados do seu atual celular, excluí-lo em caso de venda e alertar no caso de roubo, furto ou perda.