Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/05/2021 06h25

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Agendamento RFB

O contribuinte que precisar de atendimento presencial em unidades da Receita Federal podem agendar o serviço por um novo aplicativo. Desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo Agendamento RFB pode ser baixado gratuitamente na App Store, da Apple, e no Google Play, para celulares com o sistema Android.

Até agora, a marcação de atendimentos presenciais só podia ser feita pelo computador, por meio do Sistema Nacional de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento , mas não havia ferramenta disponível para celulares.

O contribuinte poderá escolher o serviço, o dia, o horário e a unidade da Receita em que deseja ser atendido, conforme o número de vagas disponíveis. O aplicativo, no entanto, traz novidades em relação ao agendamento pelo computador. Por meio da geolocalização do celular, a ferramenta sugere a unidade mais próxima da Receita e exibe um mapa que permite traçar rotas.

O aplicativo permite ainda a busca por município, CEP ou outros parâmetros de localização definidos pelo usuário. Após marcar o atendimento, o contribuinte pode sincronizar o horário com a agenda do celular e compartilhar o compromisso com outras mídias.

Atualmente, quase a totalidade dos serviços da Receita podem ser realizados de maneira remota, por meio do site do órgão  ou pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) .

Vacinação

Todas as pessoas com idade igual ou superior a 59 anos, nascidas até 19 de maio de 1962 poderão ser vacinadas em Salvador a partir desta quarta-feira (19 de maio). Para isso, precisam estar com o nome cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde e no ato da vacina apresentar cartão SUS e documento oficial de identificação com foto.

Os idosos com 60 anos ou mais que ainda não foram imunizados podem procurar os postos de vacinação normalmente para recebimento da vacina.

Também a partir desta quarta-feira começam a ser contemplados os metroviários e funcionários das empresas brasileiras de navegação com idade entre 18 e 59 anos, que devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador.

Antes de se dirigir ao ponto de vacinação, os interessados devem conferir se o nome já está habilitado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

O trabalho infantil e a exploração sexual

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) reforça a campanha “Fique de Olho: o trabalho infantil e a exploração sexual não aparecem como esta campanha”, que alerta a sociedade para denúncias dessas violações através do canal oficial Disque 100.

O Maio Laranja, como é conhecido, é uma campanha nacional em que a sociedade civil e o poder público se voltam para chamar a atenção sobre essas violações e incentivar denúncias e iniciativas de combate a prática criminosa. Neste ano, a SJDHDS reforça suas ações e iniciativas de proteção integral às crianças e aos adolescentes, através de apoio técnico, capacitação, fortalecimento e repasse de cofinanciamento ao SUAS e de campanhas publicitárias.

Como parte das ações de apoio a proteção integral desse público, a SJDHDS mantém as Unidades Regionais de Acolhimento para Crianças e Adolescentes que precisam sair do convívio familiar durante o período de violência.

Arquivo Histórico de Salvador

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) assinou a ordem de serviço que vai garantir a organização, higienização, restauração, digitalização e acondicionamento de 100% desse acervo, que está no Arquivo Histórico de Salvador. O transporte para a nova sede do Arquivo Público, que está em construção, também está incluso. A ação ocorre através do Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico em Salvador (Prodetur).

Salvador possui um dos acervos mais antigos e raros da América Latina, com documentos datados desde o século XVI, que revelam a história e desenvolvimento da cidade e do Brasil. Esse conjunto é tão valioso que já recebeu da Unesco em 2009 o certificado ‘Memória do Mundo’, um reconhecimento do valor da coleção de Atas da Câmara Municipal da Cidade do Salvador.

Confêssionario

O músico Targino Gondim é o convidado desta semana do Confêssionario, projeto criado pela jornalista Fernanda Matos que traz à tona segredos de profissionais de diversos segmentos. O encontro acontece nesta quarta-feira (19), excepcionalmente às 20h30, no perfil do Instagram @fernandamatos1.
Na oportunidade, Gondim apresenta seu mais novo CD, “Boteco do Ginô”, que traz sucessos de Peninha, Zé Ramalho, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Benito di Paula e do próprio sanfoneiro.

PicPay na opção cartão de crédito

O cidadão tem uma opção adicional para quitar taxas, contribuições e multas federais por meio do celular. Plataforma digital de pagamento de serviços públicos federais, o PagTesouro passou a oferecer o uso da carteira digital PicPay na opção cartão de crédito.

O PagTesouro substitui a Guia de Recolhimento da União (GRU) e está em testes desde outubro de 2019. Desde março, a plataforma permite pagamentos com o Mercado Pago, carteira digital disponível no site Mercado Livre.

Desde novembro do ano passado, o PagTesouro permite pagamentos por meio do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC).

Desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o PagTesouro permite o pagamento, por meio de débito instantâneo ou do cartão de crédito, de serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes, venda de ingressos em parques nacionais, além das multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos. Todo o procedimento é digital, com a transação sendo compensada imediatamente.

Alerta Celular

Em apenas uma semana, o Alerta Celular – sistema lançado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para facilitar a devolução de aparelhos furtados e roubados e dificultar revenda smartphones oriundos de práticas criminosas – já alcançou 12.336 baianos.

Dos milhares de cadastros realizados no site, cerca de 8,6 mil ocorreram na capital baiana, mas a ferramenta pode ser acessada em computadores, celulares e tablets de todas as regiões do estado.

O cidadão deve entrar no site do Alerta Celular e, ao clicar no espaço Cadastre Aqui, preencher seus dados pessoais. Após a inserção das informações individuais, o cidadão deve inserir o IMEI do aparelho que deseja registrar. O IMEI pode ser encontrado na nota fiscal de compra do bem ou discando *#06# no teclado do próprio celular.

Em caso de roubo ou furto, o proprietário deve entrar no portal, ativar o alerta e terá até 48 horas para registrar o crime em uma unidade Territorial de Polícia Civil ou por meio da Delegacia Digital.