Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/05/2021 06h35

Foto: Ilustrativa

Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade

Nesta quinta-feira (20), quando se comemora o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inicia o seminário online Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital. O seminário gratuito abrange uma série de debates e oficinas técnicas que abordarão conceitos, dados de mercado, dicas e melhores práticas para quem deseja produzir conteúdos culturais digitais mais inclusivos para todas as pessoas. O evento se estenderá até o dia 14 de junho próximo.

Ao todo, serão seis dias de debates e oficinas práticas, visando promover diálogos sobre acessibilidade digital, além de capacitar profissionais e pessoas envolvidas na produção de conteúdo e criação de plataformas digitais, especialmente no âmbito da cultura e das artes. O público alvo do seminário são produtores de conteúdo digital, curadores, professores, arte-educadores, pessoas com deficiência e todos aqueles que desejam uma internet mais inclusiva. As inscrições, inclusive para quem necessita de recursos de acessibilidade digital, podem ser feitas clicando aqui.

Prêmio Nise da Silveira

A médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo foi a grande homenageada com o Prêmio Nise da Silveira - Mulheres que Abrem Espaço para o Amanhã, entregue pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Criado em 2013 para homenagear mulheres cariocas que promovam ações de impacto na sociedade, neste ano o tema foi o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Um dos principais nomes da ciência brasileira, durante a pandemia, Dalcomo integrou equipes científicas no Ministério da Saúde e no governo do Rio de Janeiro, no início da crise, além de aparecer com frequência na mídia para levar informações confiáveis à população.

A pesquisadora destacou que Nise da Silveira, responsável por revolucionar a saúde mental no país, é inspiração como médica, mulher e cidadã brasileira.

Candeal Percussivo

A Associação Pracatum Ação Social promove, desta quinta-feira (20) a 10 de junho, sempre às 18h, através do Youtube, o projeto "Candeal Percussivo". A iniciativa contará com quatro aulas de percussão, onde serão abordadas novas possibilidades de tocar e interpretar os ritmos, tendo como referência as claves originais do Kabila, Avamunha, Aguerê e o Batá.

Saberes: Flores e Frutos do Mar

Retratando a história e desafios de marisqueiras do sul da Bahia, o fotolivro "Saberes: Flores e Frutos do Mar", da artista visual Mariana Cabral, tem lançamento marcado para esta quinta-feira (20), às 10h, em live transmitida pelo perfil @raizdemare no Instagram. A obra destaca as marisqueiras Angelina, Rita, Dulciene, Maria Raimunda e Eduarda e conta com imagens registradas na Aldeia Zabelê, situada no município de Una, e no entorno da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Bairro São Miguel, no norte de Ilheus, além de textos da jornalista Aline Frazão.

Imunizante Coronavac

A cada chegada de novas doses do imunizante Coronavac à capital baiana, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador monta uma ampla estratégia para beneficiar as pessoas que estão atrasadas quanto à segunda dose para o fechamento do esquema vacinal. Mas, diferente do que registrado nas últimas semanas, na terça (18) e quarta-feira (19) a pasta tem registrado baixa procura pelo imunizante, e um dado que tem chamado atenção e preocupa é o número de pessoas que agendam e não comparecem aos pontos de imunização.

Para se ter uma ideia, na terça-feira (18) das 1.373 pessoas que fizeram agendamento para recebimento da segunda dose do imunizante através do site Hora Marcada, 416 não comparecerem para completar o esquema.

Observatório da Criança e do Adolescente

Estão abertas até 30 de maio as inscrições para um edital que vai possibilitar a criação do Observatório da Criança e do Adolescente. A iniciativa tem o objetivo de reunir ações direcionadas à proteção e prevenção de crimes contra esse público, especialmente aqueles de cunho sexual. Coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ação terá investimento de R$ 2,6 milhões.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão apresentar proposta à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do ministério e ao PNUD pelo e-mail [email protected], até às 23h59 do dia 30 de maio de 2021. É possível acessar os detalhes do edital pelos sites do ministério e do PNUD.

Peixe Urbano

O site de compras coletivas Peixe Urbano entrou na lista do Procon de sites para serem evitados. No começo deste mês, a companhia foi notificada pela entidade de defesa do consumidor por ter parado de funcionar sem dar uma satisfação aos clientes e parceiros.

Desde o começo do ano, a empresa já vinha mostrando instabilidades em seus serviços, com site e aplicativos saindo do ar. Com isso, os clientes perderam o acesso para resgatar suas compras feitas por meio da empresa. Atualmente, ao procurar o app em lojas eletrônicas como AppleStore e PlayStore, nada é encontrado. O site também segue indisponível.

A notificação do Procon, feita no dia 7 de maio, pedia que os responsáveis da companhia dessem informações (como telefone, endereço comercial e eletrônico para contato) e atendessem às queixas dos consumidores.

Segundo o Procon, em 2020 foram registradas 297 reclamações contra a empresa, com índice de solução de 71%. Em 2021, no entanto, foram 328 queixas apenas nos quatro primeiros meses do ano. Ainda segundo a entidade, os índices de solução foram de 33% em janeiro e 43% em fevereiro.