Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/05/2021 06h30

Foto: Divulgação

Ballet Rosana Abubakir

Depois de 40 anos de história, o Ballet Rosana Abubakir encerra as atividades na Bahia. A decisão foi tomada após um ano de pandemia. Em um comunicado, Rosana Abubakir agradeceu aos alunos e professores pelos anos de dedicação.

Ao longo de sua história, o projeto foi premiado em diversos festivais de dança do País. Conquistou a Medalha de Prata no I Concurso Internacional de Dança Alicia Alonso (Cuba) e a Medalha de Mérito Artístico pelo Conselho Brasileiro de Dança. Além de ter desenvolvido trabalhos sociais, como Projeto Cultural Rosana Abubakir, destinado a escolas públicas de Salvador, com apresentações no TCA; O Aluno faz o Show, patrocinado pela escola e produzido pelas alunas, destinado para as Obras Assistenciais de Irmã Dulce; Mini Show, entre outros.

Rosana foi condecorada também, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, com a Medalha Maria Quitéria, em reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido em prol da arte e da cultura em nossa cidade.

Câncer cerebral

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que serão diagnosticados este ano, no Brasil, 11.090 novos casos de câncer cerebral, sendo 5.870 homens e 5.220 mulheres. Atualmente, esse tipo de câncer ocupa a décima posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira posição entre os homens. Com o impacto da doença na vida dessas pessoas, o Maio Cinza vem conscientizar a população sobre o tipo de câncer.

Esses números tendem a ser muito maiores se forem considerados, também, os tumores benignos do sistema nervoso central (SNC), que compreende o cérebro e a medula espinhal. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro. A estimativa é que os tumores do SNC representem 3,1% do total de casos de câncer.

Festival Balaiano

Um encontro diverso, plural e que pretende conectar a arte e cultura produzida nos seis macroterritórios da Bahia, essa é a proposta do Festival Balaiano que reúne cerca de 55 artistas de 37 municípios baianos em uma programação que inclui apresentações musicais, performances, curtas-metragens, exposições fotográficas e de artesanato. O festival acontece de forma online e gratuita através do youtube Festival Balaiano neste final de semana e no próximo (28, 29 e 30). A programação completa pode ser acompanhada através do site: www.festivalbalaiano.com.br/ ou das redes sociais: instagram @festivalbalaiano e facebook /festivalbalaiano.

Para compor a programação foi aberta uma seletiva que contou com mais de 250 inscrições. Cada dia do festival será representado por um macroterritório e apresentará diferentes categorias das obras selecionadas, além de homenagear uma personalidade local que tem especial contribuição às artes e cultura da região. Por ordem dos macroterritórios os homenageados são: Dona Val, Emillie Lapa, Dolores Moreira, Mãe Lena, Osman Tanajura e Gilsérgio Botelho.

Eterno Retorno - ERê

Protagonizado e dirigido por Fabio Vidal, o espetáculo "Eterno Retorno - ERê" está de volta em ambiente digital, em uma versão que reúne teatro e cinema. A transmissão gratuita será nesta sexta, 21, às 19h, no canal YouTube do Território Sirius. 

O espetáculo conta a história da criação do universo, da vida e do humano: seu processo de ciclo e de evoluções. Inicia-se antes do Big Bang (15 bilhões de anos atrás) e se desenvolve até os dias atuais. A doutrina do Eterno Retorno, de Nietzsche, Cosmologia, teoria evolucionária e a persona do ERê são as matrizes usadas na construção desse trabalho que reflete o mundo e o Brasil de agora.

O ator Fábio Vidal evoca ao palco um ERê, um ser múltiplo que assume os papéis de apresentador, mensageiro, palhaço, bufão e divindade. 

Mostra Festival Frequências Preciosas

A Mostra Festival Frequências Preciosas acontece desta sexta (21) a domingo (23), online e reunirá seis cantoras baianas em uma celebração à arte de mulheres negras e afro-ameríndias da música brasileira independente. A transmissão acontecerá às 19h, pelo canal YouTube do evento.

Realizada pela plataforma Frequências Preciosas (@frequenciaspreciosas), a programação da Mostra traz pocket shows das cantoras Aiace, Amanda Rosa, Iane Gonzaga, Ivana Gaya, Viviane Pitaya e Emillie Lapa. 

Conta de luz

A Bahia possui 823 mil pessoas devendo a conta de água e 87 mil inadimplentes com relação à conta de luz. A pandemia e o desemprego são agravantes. Para evitar o corte no fornecimento de água e energia, o consumidor pode negociar os débitos ou parcelar o pagamento.

Através do site da Coelba, o consumidor pode escolher pagamento por débito automático ou internet banking. Além disso, também pode pagar a dívida no cartão de credito, em até 24x. Para isso, ele deve clica no banner “Pagamento com cartão”, incluir os dados solicitados e escolher quantidade de parcelas.

Os usuários devem acessar a agencia virtual através do site na internet ou por aplicativo. No local, é possível simular parcelamento por quantas vezes a pessoa desejar, alterando valor da entrada, valor das parcelas e quantidade das parcelas. Há também a opção de pagamento em cartão débito e crédito, em até 12 vezes. Além disso, as unidades da Embasa do SAC retomaram o atendimento presencial. É necessário agendar horário de atendimento pelo Sac Digital.

Iceberg A-76

Um iceberg chamado pelos cientistas A-76 desprendeu-se da plataforma de Ronne, na Antártica. Ele é considerado pela Agência Espacial Europeia o maior do mundo. São 4.320 quilômetros quadrados (três vezes maior que a cidade de São Paulo) de gelo a flutuar no Mar de Weddell, perto da Antártica.

O iceberg, com 175 quilômetros de comprimento e 25 de largura, está sendo monitorado via satélite pela Agência Espacial Europeia. As imagens capturadas pelo Copernicus Sentinel-1 mostram a plataforma gigante. 

Segundo o diário britânico The Guardian, os cientistas da US National Snow & Ice Data Center acreditam que as alterações climáticas estão acentuando a desintegração da Antártica. O centro das atenções é a plataforma de gelo Ronne, que se liga ao continente do Polo Sul.