Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/05/2021 06h28

Foto: Divulgação

Maior superlua de 2021

O céu desta quarta-feira (26) será iluminado por dois fenômenos simultâneos: um eclipse lunar total e a maior superlua deste ano. 

Os eclipses lunares acontecem quando o Sol e a Lua estão exatamente em lados opostos da Terra. Quando esse alinhamento acontece, a Terra impede que parte da luz do Astro-Rei chegue até o satélite natural. A atmosfera também filtra a luz e dá à Lua um toque avermelhado, motivo pelo qual esse fenômeno é chamado por alguns de "Lua de Sangue". 

A fase total desse eclipse será de curta duração, de cerca de 15 minutos. O melhor lugar para visualizá-lo será do leste da Austrália, da Nova Zelândia e das Ilhas Pacíficas. Já aqui no Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45 (horário de Brasília).

Se assistir o eclipse vai ser difícil, a superlua poderá ser vista por observadores de todo o mundo se o céu noturno estiver limpo. Essa é a segunda e a maior superlua deste ano — na primeira, em 26 de abril, o satélite estava  157 km mais longe que agora.

Fenop promove webinar

A Federação Nacional das Operações Portuárias - Fenop fará webinar sobre as linhas ferroviárias de Ferrogrão e Transnordestina, nesta quarta-feira (26), das 15h às 16h30. Será uma hora de debates e perguntas com o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa, sob moderação do presidente da Fenop, Sérgio Aquino.

O evento será fechado para inscritos. Durante a transmissão serão permitidas perguntas diretamente aos convidados. A inscrição é no endereço  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSYTIZtLv2k3xXN6bLkKU9u1F8bgq-zCEJhjKrKrDkCFEvow/viewform

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A partir de junho, os pacientes da pediatria e neonatologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) poderão desfrutar de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Isso porque o serviço de fisioterapia da instituição ofertará – às segundas e terças, pela manhã e tarde, e em alguns dias dos finais de semana – shantala, yoga para crianças, yoga para cuidadores, auriculoacupuntura e meditação.

Desde 2018, as PICs já são oferecidas para os pacientes adultos internados nas enfermarias. Com a ampliação, além dos bebês e crianças internados, serão atendidos pais e acompanhantes que necessitem desses recursos.

Todos os pacientes – bebês, crianças e/ou cuidadores – passarão por avaliação prévia a fim definir o melhor recurso, de acordo com a condição de saúde de cada um. 

Balé Folclórico da Bahia

Com o objetivo de arrecadar recursos para dar continuidade às suas atividades, o Balé Folclórico da Bahia reativa sua campanha de financiamento coletivo. As doações podem ser feitas através de um link disponível nas redes sociais do grupo ou através do site vakinha.com.br. A instituição paga de energia, mensalmente, R$1.500, do Teatro Miguel Santana, onde fica a sede, fechado desde março do ano passado.

Aposentados, pensionistas e anistiados

O Ministério da Economia suspendeu até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. De acordo com a Instrução Normativa nº 53, está suspensa também a realização de visitas técnicas para comprovação de vida.

A suspensão dessa exigência é uma das medidas de proteção previstas para o enfrentamento à pandemia, entre as orientações dirigidas a órgãos e entidades do Sistema de Pessoal da Administração Pública Federal. O Ministério da Economia ressalta que essa suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos.

Dia Livre de Impostos

Mais de mil lojistas irão participar da 15ª edição do Dia Livre de Impostos, que ocorrerá na quinta-feira, 27, de forma online. Na data, os lojistas participantes vão comercializar produtos sem as taxas de tributação cobradas pelos governos. O evento, que abrangerá todos os estados e o Distrito Federal, é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

Segundo as entidades organizadoras, a ação visa alertar a população sobre o valor de impostos pagos em cada produto e sensibilizar as autoridades sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor. Durante o Dia Livre de Impostos, os produtos e serviços oferecidos pelos lojistas poderão chegar a ter descontos de 70%. A lista das lojas participantes pode ser vista no site do evento. Os descontos serão ativados na data do evento.

Mal de Alzheimer e Covid-19

Pacientes que sofrem de mal de Alzheimer têm até três vezes mais chances de sofrerem casos graves ou morrerem de Covid-19, aponta estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan. Isso coloca a doença como a comorbidade mais perigosa para a doença.

O estudo foi publicado na revista científica Alzheimer's & Dementia e se baseou em uma análise epidemiológica avaliando dados do UK Biobank, projeto que há 15 anos acompanha 500 mil voluntários no Reino Unido, que fazem exames de saúde periódicos e permitem o acesso dos pesquisadores.

Foram selecionados 16 mil pacientes com mais de 65 anos, quando demências se tornam mais comuns, que tinham sido testadas para a covid. 1.200 já tinham sido infectadas. Os cientistas analisaram os dados e verificaram um risco até três vezes maior de doença grave e morte. Também viram que pessoas com demência têm o triplo de risco de pegarem a covid, o que descarta influência de outras comorbidades.