Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/06/2021 06h31

Foto: Ufscar

Nova espécie de libélula

Foi descoberto no interior paulista uma nova espécie de libélula. O inseto foi encontrado, em uma pesquisa de campo, em um fragmento de mata de cerrado no próprio campus da instituição. Conhecido popularmente como lavadeira ou donzelinha, o inseto foi visto na área do córrego do Espraiado, no campus da Ufscar, pelo professor Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) e pelo biólogo da UFScar e mestrando em entomologia pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Roucourt Cezário.

Atualmente há mais de 6 mil espécies de libélulas no mundo. No Brasil, são mais de 700 espécies registradas. O inseto é um predador voraz na sua fase larval aquática, quando consome larvas de mosquitos e outros animais pequenos, e também quando adultas.

A nova espécie foi batizada como Heteragrion gorbi sp.nov., em homenagem ao professor Stanislav Gorb, da Universidade de Kiel, na Alemanha, pesquisador de libélulas. O artigo inédito sobre o estudo, que contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está disponível na íntegra na plataforma aberta Europe PMC.

Dia Mundial do Doador

A Fundação Hemoba homenageia o Dia Mundial do Doador, celebrado em junho, com uma programação especial de incentivo à doação de sangue que inclui lives sobre o ciclo do sangue, doações de grupos de diversos segmentos da sociedade, coleta itinerante, apresentação de quadrilhas juninas, entre outras.

Na segunda-feira (14), o multiartista Edd Bala estará na Fundação Hemoba apresentando as atividades em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A partir das 8h30, os estudantes do ensino médio do Colégio Nossa Senhora das Mercês farão uma apresentação de cordéis na área externa da Hemoba e, às 10h, o cantor e compositor Junior Machado se apresenta na área externa da instituição para comemorar a data.

Durante a manhã também será feita uma live com Ed Bala no instagram @hemobaoficial sobre o ciclo do sangue, mostrando cada etapa da doação de sangue e os processos pelos quais passam a bolsa antes de ser transfundida em quem precisa.

Vacinação na Bahia

A Bahia já vacinou, com a primeira dose contra a Covid-19, 4.053.646 pessoas até o fim da tarde deste domingo (13), de acordo com dados publicados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A quantidade representa mais de um quarto da população baiana.

Os municípios com maior quantidade de vacinas aplicadas no estado são Salvador (893.980), Feira de Santana (162.459), Vitória da Conquista (97.143), Ilhéus (59.899), Itabuna (58.250), Camaçari (56.706), Lauro de Freitas (51.225), Jequié (49.778), Juazeiro (40.917) e Alagoinhas (40.246). 

Já a segunda dose do imunizante foi aplicada em 1.607.653 pessoas, número superior a 10% do total de habitantes do estado. Segundo um estudo realizado no interior de São Paulo, a pandemia pode ser controlada quando 75% da população for imunizada 

Bota Fora Decor

Esta é a última semana para você aproveitar todas as oportunidades que as principais lojas do segmento de arquitetura, decoração e design de interiores de Salvador estão oferecendo no Bota Fora Decor. A ação, que reúne mais de 30 endereços no Caminho das Árvores, vai até dia 19 com móveis e objetos de decoração com excelentes descontos e facilidade de pagamento.

Este é o momento ideal para garimpar aquele móvel ou objeto desejado para dar um up na decoração do lar, escritório ou mesmo de um segundo endereço de praia ou campo, onde o convívio familiar pede mais conforto.

O Bota Fora Decor reúne itens de mobiliário, iluminação, pisos, metais, tecidos, objetos, persianas, cama e banho, vidros e muitos mais.

Antecipação de vacinas

A prefeitura de Salvador vai antecipar a aplicação das segundas doses das pessoas com aplicação agendada entre 14/06 a 24/06, nesta segunda-feira (14). O horário de imunização será entre 08h às 16h, com toda a estrutura de vacinação funcionando exclusivamente para esse público. 

De acordo com o secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, o ministério da saúde foi consultado sobre a antecipação e permitida a manobra. A ideia, segundo Leo, é dar "maior segurança", com a imunização sendo feita antes do período das festas juninas. 

Os pontos de vacinação por demanda aberta para antecipação da 2ª DOSE Oxford funcionarão das 08 às 16 horas.  Já os locais para administração da dose complementar da Coronavac funcionarão das 08 às 16 horas. 

Festival de música de Praia do Forte 

Neste ano, o festival de música de Praia do Forte acontecerá em formato de live, por meio do YouTube. O evento virtual será realizado entre os dias 23 e 26 de junho, a partir das 16h, direto do Castelo Garcia D’Ávila, na Praia do Forte, em Mata de São João (BA). Targino Gondim e Luiz Caldas são algumas das atrações confirmadas.

O arraiá online contará ainda com shows de Robson Alves, Júnior Moura, Forró Serenão, Forró Kassuá , Azzaração, Trakimagem do Forró, Ricardo Viana, Pet Dauê, Forró do Miagui, Trio Imbassaê, Tabaréu e Marcelo Santos.

O Festival de Música de Praia do Forte - Forró do Forte tem o patrocínio do Hiper Ideal, e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Semana da Educação Domiciliar

A Synapses Mundi preparou uma semana de conteúdos exclusivos para as famílias que querem aprender a lidar com as aulas online e ajudar seus filhos a se desenvolverem. 

A Semana da Educação Domiciliar poderá ser acompanhada de forma gratuita, através da página no Instagram @synapsesmundi, desta segunda-feira (14) até o próximo sábado (19), sempre a partir das 20h.

Com a pandemia, o ensino remoto trouxe muitos desafios e também novas perspectivas para a relação ensino-aprendizado. Isso nos fez compreender com mais clareza a importância da escola para o desenvolvimento humano, bem como trouxe o entendimento de que existe a necessidade urgente de melhorar o ensino também dentro de casa.

Aplicativos de relacionamento online

A maioria das pessoas está sempre em busca de ter um alguém para chamar de amor e durante a pandemia, com o distanciamento social aumentando a solidão, o que se viu foi um aumento no uso dos aplicativos de relacionamento online. De acordo com o Dating.co, houve um crescimento de 82% no namoro online global em março de 2020, quando as medidas de isolamento entraram em vigor em muitos países.

De acordo com o levantamento, os norte-americanos são os que mais dão match no planeta. Índia, Irlanda, Reino Unido e Espanha completam a lista de 5 mais.

Nesse universo de gente buscando romance – ou lance –, o negócio é tão a sério que o Match Group – proprietário de aplicativos de relacionamento como Tinder, OkCupid e Hinge – revelou um crescimento de 12% no número de usuários pagantes de seus apps de paquera no terceiro trimestre de 2020, em relação ao ano anterior ou 10,8 milhões de pessoas. Trocando em miúdos – ou graúdos, nesse caso – um aumento de 18%, na receita, o que corresponde à US$ 640 milhões.

Outro app de paquera famoso, o Inner Circle, teve, no início da pandemia, um aumento médio no número de matches e mensagens enviadas de 99% e 116%, respectivamente