Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

29/02/2020 05h50

Foto: Divulgação

Carteira de Identidade

O governo prorrogou para março de 2021 a obrigatoriedade na adoção do novo modelo de carteira de identidade. É a segunda vez que o governo prorroga o prazo. O prazo anterior era março desde ano e o prazo original, do decreto 9.278/2018, era março de 2019. A prorrogação foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União.

Assim, os órgãos de identificação têm mais um ano para se adequar aos padrões da nova carteira de identidade. O modelo traz dispositivos para aumentar a segurança contra a falsificação e contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

Outra novidade é que poderão constar, no novo RG, indicativos para pessoas com necessidades especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID). Todas as informações são facultativas, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Documentos e objetos perdidos

Os foliões que perderam objetos e documentos durante o Carnaval de Salvador, nos três circuitos da festa, podem recuperar os pertences até domingo (1º), das 9h às 17h, no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), localizado no Largo dos Aflitos, no Centro de Salvador. Já a partir de segunda- feira (2), os interessados podem se dirigir ao SAC do Shopping Barra, de segunda a sexta- feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 12h.
Desde o início da folia foram cadastrados cerca de 1059 lotes de documentos e objetos diversos e 37 já foram entregues aos seus respectivos donos até esta sexta-feira (28). Entre os pertences perdidos estão RG, CPF, carteiras, chaves, celulares, entre outros.

Instituto de Transporte e Logística

O Instituto de Transporte e Logística – ITL está com inscrições abertas curso de pós gratuita, com carga horária total de 370 horas, sendo 20% ministradas à distância (74 horas) e 80% em encontros presenciais (296 horas). A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, durante cinco dias consecutivos (segunda à sexta-feira), das 8h às 18h, e acontecerá em Vitória. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.

Para se candidatar ao processo seletivo e participar do curso é necessário ser profissional do setor de transportes; exercer cargo de gestão, devidamente comprovado em Curriculum Vitae e declarado na ficha de inscrição online; ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC; possuir noções básicas de inglês.

O processo seletivo possui três fases: inscrição e submissão de documentos através do site; entrevista realizada pela equipe técnica do ITL; e análise da documentação, currículo e desempenho do candidato durante a realização de entrevista. Ao final do processo seletivo, os candidatos (aprovados e não aprovados) serão comunicados por e-mail. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2196-5820.

XXIII Conferência Nacional de Logística

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fará a palestra de abertura da XXIII Conferência Nacional de Logística, realizada pela Abralog durante a Intermodal South America, de 17 a 19 de março, em São Paulo. O tema da palestra do ministro, “Logística em Movimento: Investimentos em Infraestrutura e Transporte”, vai ser um perfil de como está – e como vai ficar – a infraestrutura do País.

A plenária de abertura da XXIII CNL contará também com a participação do presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, que vai abordar o tema: “A Hiperconectividade e o Futuro do Transporte”. 

A CNT, primeira e principal sócia-apoiadora da Abralog, é seguramente a entidade que mais se preocupa com a logística no Brasil, em função dos inúmeros estudos e pesquisas que realiza.

CURIOSIDADES

As maiores pontes do mundo

Das dez maiores pontes do mundo em extensão, sete ficam na China.

A maior ponte marítima do mundo em extensão fica localizada na China e foi inaugurada em 2018, nove anos após o início da sua construção. Ela tem 55 km de comprimento, ligando as três principais cidades costeiras do país (Honk Kong, Macau e Zhuhai). A ponte tem 6 faixas e foi construída ao custo de US$ 20 bilhões.

Uma das grandes dificuldades da construção foi superar o desafio das grandes marés, fenômeno muito comum na região da Baía de Hangzhou. Uma das soluções foi construir a ponte em formato de S. As curvas ajudam a reduzir o impacto das águas no caso do aumento das marés.

Na sua construção foram utilizadas 400 mil toneladas de aço, material suficiente para erguer 60 torres Eiffel.

A ponte atende mais de 60 milhões de pessoas que vivem na região delta do Rio das Pérolas. A estimativa é que cerca de 40 mil veículos circulem diariamente, mas, não é permitida a circulação de pedestre nem ciclistas.

Sendo uma zona comum de tufões e terremotos, para evitar acidentes e desabamentos, ela foi construída com a capacidade para suportar ventos de até 340 km/h.

Fica também na China a maior ponte terrestre do mundo. Na verdade, trata-se de um lance elevado tipo viaduto com 164 km de extensão, que faz parte do sistema ferroviário destinado a trens de alta velocidade ligando a cidade de Xangai a Pequim. A distância total da ferrovia entre as duas cidades é de 1.320 km que é feita em pouco mais de 4 horas e meia.